Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº29    Julho 2000

 

Politécnico

POLITÉCNICO DA GUARDA

Cursos para todos

O Instituto Politécnico da Guarda acaba de divulgar as vagas para o primeiro ano dos cursos superiores que ministra. Só na Escola Superior de Tecnologia e Gestão vão entrar 540 novos alunos. Para o curso de informática há 120 lugares disponíveis, enquanto que para Secretariado de Administração aparecem 100.

Ainda na Escola Superior de Tecnologia e Gestão há 80 lugares disponíveis para Engenharia Civil, 50 para cada um dos cursos de engenharias mecânica, Técnico Comercial, Gestão Industrial e da Produção e para Gestão Informática. Finalmente, engenharia Topográfica terá 40 vagas.

A Escola Superior de Educação, por seu lado receberá 270 novos alunos, nos seus primeiros anos. 40 é o número de vagas disponíveis para cada um dos cursos de professores do 1º Ciclo de Ensino Básico, e para Educação de Infância. Para o curso de Educação Física há 25 lugares em aberto, o mesmo número que existe para professores do 2º Ciclo de Português/Inglês. Já os cursos de professores do 2º Ciclo de Português/Francês e Educação Musical, apresentam 20 vagas cada um. Finalmente, o Curso de Comunicação e Relações Económicas abre 50 vagas, as mesmas que o curso de Comunicação e Relações Públicas.

 

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

Mais cultura, melhores camas

José Reis, secretário de Estado do Ensino Superior, inaugurou, de uma só assentada, as novas biblioteca e residências de estudantes. No total o Instituto investiu cerca de 650 mil contos, em duas estruturas que José Alves, presidente do Politécnico considera importantes para o desenvolvimento da instituição. Durante a inauguração, José Reis focou os problemas que o Instituto Politécnico da Guarda sentiu ao longo deste ano lectivo”. Apesar de ter começado mal, o ano lectivo correu bem, tendo para isso contribuído a posição determinada e rigorosa do Ministério da Educação”, disse, acrescentando que o Politécnico “ tem requisitos materiais bem sólidos e que deve dispor de requisitos humanos também eles dos mais sólidos”. Para José Alves o Secretário de Estado também foi claro: “podem contar com o seguinte: seremos rigorosos, exigentes, vigilantes e determinados”. 

Apesar de já estar a funcionar desde Maio, a nova biblioteca, custou cerca de 400 mil contos e está instalada num edifício construído de raiz. Aquela estrutura, além do espaço destinado à consulta de livros, apresenta uma ludoteca, sala para pesquisas na Internet, e espaços destinados ao mundo audiovisual, que permitem o visionamento colectivo de filmes, ou outras apresentações. Trata-se de um espaço que já vinha sendo utilizado pelos alunos, e que se insere nas modernas estruturas do Politécnico já existentes.

Por sua vez a nova residência politécnica masculina, orçada em cerca de 250 mil contos, tem capacidade para 105 estudantes, mas só irá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo. Trata-se de uma estrutura, há algum tempo anunciada por José Alves, e que se apresenta como uma das mais modernas da região. Os quartos são individuais e duplos, e cada um é servido por uma casa de banho, roupeiro, tomadas para Internet, telefone e televisão. Além disso, em cada piso o edifício apresenta uma pequena cozinha, lavandaria e bar. O edifício dispõe ainda de uma camarata com capacidade para 20 pessoas, destinada a acolher alunos que participem em actividades do Politécnico.

O presidente do Politécnico mostrou-se satisfeito com a inauguração daqueles dois espaços, mas salientou que “muito mais se poderia ter feito, não fossem as dificuldades encontradas no último ano”. José Alves lembrou, por exemplo, o Pavilhão Multiusos, uma obra que, como já referiu ao Ensino Magazine, é importante para o Politécnico e para a própria cidade, já que toda a comunidade irá poder utilizar aquele espaço.

CANDIDATA. Luísa Campos acaba de anunciar a sua candidatura à presidência do Instituto Politécnico da Guarda. Aquela docente já comunicou a sua intenção aos directores das duas escolas, e vai apresentar o seu programa em Setembro. A cerca de um ano das eleições, Luísa Campos, natural da Guarda, pretende dar mais dinamismo ao Politécnico, criando mais uma escola.

 

 

 

CASTELO BRANCO

Campus a caminho

 

CASTELO BRANCO

As vagas do Politécnico

 

ESA DE CASTELO BRANCO

Gonçalves é o novo director

 

ESART

Acordeão, pois claro

 

PORTALEGRE

Politécnico divulga cursos

 

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Marvão é candidato

 

ACORDO COM AVEIRO À VISTA

Viseu com novos mestrados

 

POLITÉCNICO DE VISEU

Mais 1400 alunos para escolas

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt