PORTALEGRE
Politécnico divulga
cursos
O Instituto Politécnico de Portalegre acaba de divulgar o número de vagas que tem disponíveis nos seus cursos para o próximo ano lectivo. No total são mais de 800 os lugares em aberto para aqueles que procuram formação superior. Na Escola Superior Agrária de Elvas, onde estão a ser feitos grandes investimentos, na construção da nova escola e da nova residência de estudantes, estão abertas 30 vagas para o curso de engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional. Um curso bi-etápico, que tem tido uma grande adesão. Já no curso de bacharelato de Produção e Utilização de cavalos, único no País, há 15 lugares em aberto.
A Escola Superior de Educação de Portalegre é aquela que apresenta um maior leque de opções. Assim, há 30 vagas para os cursos de Animação Educativa e Sociocultural, Educação de Infância, Jornalismo e Comunicação e Turismo e Termalismo. Para o curso de professores do ensino básico – 1º ciclo, há 50 lugares disponíveis. Mas há mais. A ESE apresenta ainda 75 vagas (25+25+25) para os cursos de professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de educação visual e tecnológica, para as variantes do curso de professores do ensino básico, de Matemática e Ciências da Natureza, e de Português/Inglês.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre é aquela em que há mais vagas para cada um dos cursos. Assim, para Assessoria de Administração, Gestão Estratégica e Marketing há 225 vagas (75+75+75), para Contabilidade e Auditoria há 65, enquanto que para Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, há 60 lugares disponíveis. Finalmente, há ainda 55 vagas para cada um dos seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia
Electromecânica e Engenharia Industrial e da Qualidade.
PATRIMÓNIO MUNDIAL
Marvão é candidato
A Comissão Nacional da Unesco acaba de divulgar a decisão de incluir a Vila de Marvão na lista de candidaturas que o Governo irá apresentar à Comissão Internacional da Unesco para a sua classificação em património Mundial. Uma decisão que vem de encontro aos objectivos do Instituto Politécnico de Portalegre, que apoiou a candidatura, não só em termos financeiros, como científicos.
E para salvaguardar a importância de Marvão, os alunos, do pré-escolar ao 9º ano, daquele Concelho, estão a produzir uma base de dados sobre o património cultural e natural da região, que será depois divulgada na Internet. Esta iniciativa está integrada no projecto Novas Metodologias para o Conhecimento do Património Europeu, que tem como responsável Domingos Bucho, docente no Instituto Politécnico de Portalegre.
Os dados agora recolhidos irão ser integrados numa base de dados europeia. A iniciativa conta ainda com o apoio da própria Candidatura de Marvão a Património Mundial e da Região de
Turismo de S. Mamede. De referir ainda que quando o trabalho estiver concluído, será também apresentado sob a forma de uma exposição itenerante e através da publicação de um livro cujo tema será “Marvão, os jovens e o Património”.
PROTOCOLO. O Instituto Politécnico de Portalegre e a Universidade de Extremadura acabam de assinar um protocolo, que tem por objectivo a realização de um curso de Mestrado em Gestão Financeira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Além disso o acordo entre as duas instituições pretende aprofundar as relações existentes entre ambos os organismos. Os protocolos foram assinados pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Nuno Oliveira, e pelo reitor da Universidade de Extremadura, Guinés
Ruiz.
SAÚDE. Os serviços de acção social do Instituto Politécnico de Portalegre acabam de assinar um protocolo com a Sub-Região de Saúde de Portalegre. Um acordo que permitirá aos alunos do instituto usufruírem de serviços de saúde, enquanto estudarem naquela instituição. Os alunos interessados deverão inscrever-se no Centro de Saúde de Portalegre.
SOCIAL. O Dia Nacional da Segurança Social em Portalegre foi comemorado, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, da melhor maneira. Presentes estiveram o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Ferro Rodrigues, e o presidente da Assembleia da República, Almeida Santos. A data serviu para que as autarquias do Distrito assinassem um protocolo com o Ministério do Trabalho, para a concretização do Projecto Piloto que visa a eliminação de barreiras arquitectónicas, no processo de integração das pessoas com mobilidade
condicionada.
CASTELO BRANCO
Campus
a caminho
CASTELO BRANCO
As
vagas do Politécnico
ESA DE CASTELO BRANCO
Gonçalves
é o novo director
ESART
Acordeão,
pois claro
POLITÉCNICO DA GUARDA
Cursos
para todos
POLITÉCNICO DA GUARDA
Mais
cultura, mais camas
ACORDO COM AVEIRO À
VISTA
Viseu
com novos mestrados
POLITÉCNICO DE VISEU
Mais
1400 alunos para escolas

|