Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº29    Julho 2000

 

Politécnico

CASTELO BRANCO

Campus a concurso

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai lançar o concurso público internacional de ideias, para o campus do Instituto, Escola Superior de Artes Aplicadas e Escola Superior de Saúde. O campus da Talagueira, como foi baptizado, vai integrar ainda a Escola Superior de Tecnologia, já construída ao fundo da Avenida do Empresário.

O concurso tem por objectivo seleccionar o melhor projecto para aquelas estruturas e é aberto a equipas de projectistas e a gabinetes ou sociedades de estudos e projectos, habilitados a exercer a actividade de arquitectura em Portugal, ou em Estados Membros da União Europeia. A classificação dos projectos será feita de acordo com a qualidade arquitectónica aferida pelas peças escritas e desenhadas, pela qualidade e flexibilidade da estrutura espacial e funcional com correcta articulação dos espaços, pela inserção, integração ambiental e volumétrica, e pela solução estrutural apresentada. No final o primeiro classificado receberá cinco mil contos, o segundo dois mil e o terceiro mil contos. 

Recorde-se que a construção daquelas duas escolas fazem parte do plano de desenvolvimento do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Além daquelas obras, uma outra, também considerada fundamental para aquela instituição e para a cidade é o pavilhão Desportivo da Escola Superior de Educação. Um pavilhão, que será inaugurado em Outubro, no dia do Politécnico. A nova estrutura, orçada em 240 mil contos, ficará instalada no local onde estava o polidesportivo descoberto, e será um espaço multiusos. De acordo com o projecto, da autoria do Gabinete de Arquitectura de Luís Marçal Grilo (autor do projecto da ESE) o Pavilhão terá bancadas amovíveis, o que permitirá ter três campos de jogos, destinados à prática de diversas modalidades, como o basquetebol, andebol e futebol. Espaços que poderão funcionar em simultâneo. Quando as bancadas avançarem para dentro do pavilhão, existirá apenas um campo de maiores dimensões, onde se podem promover competições oficiais. A obra é comparticipada em 75 por cento pelo Prodep, cabendo a restante verba ao Politécnico de Castelo Branco, que contará com o apoio da autarquia albicastrense.

 

 

CASTELO BRANCO

As vagas do Politécnico

O Instituto Politécnico de Castelo Branco terá cerca de cinco mil alunos no próximo ano lectivo. Para que conheça os cursos e o número de vagas para o primeiro ano, Ensino Magazine faz-lhe o ponto da situação. No total são mil e 100, os novos lugares disponíveis. Na Escola Superior de Artes Aplicadas, cujos cursos são todos de licenciatura, há 30 vagas para Artes da Imagem, 20 para Design de Moda e Têxtil, 36 para Música, nas opções de piano, contrabaixo, viola de arco, violino, violoncelo, acordeão, clarinete, fagote, flauta transversal, oboé e trompa. 

Na Escola Superior Agrária, que também viu aprovada a licenciatura em engenharia Rural, para a qual apresenta 30 vagas, tem ainda 60 lugares em aberto para cada um dos seguintes cursos: engenharia Animal, engenharia Agrícola, engenharia Florestal e engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.

No que respeita à Escola Superior de Educação, há 60 (30+30) vagas para os cursos de Educação de Infância e para o 1º ciclo do Ensino Básico. Para o curso de Educação Física, existem 40 vagas, enquanto que para Educação Visual e Tecnológica exitem 25. Já para as licenciaturas de Matemática e Ciências da Natureza, há 30 vagas, enquanto que para Tradução e Secretariado, há 40 lugares. As licenciaturas de Português/Francês e Português/Inglês são os que apresentam menor número de vagas, num total de 40 (20+20).

A Escola Superior de Gestão apresenta 135 vagas para os vários ramos da licenciatura de Contabilidade e Gestão (Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Contabilidade e Informática). Já a Escola Superior de Tecnologia, abre 60 vagas para as engenharias Civil, Informática e Tecnologias da Informação, enquanto que para as engenharias Industrial e Electrotécnica há 110 lugares (55+55). Finalmente, e apesar de a sua integração no Instituto Politécnico ainda não estar consumada surge a Escola Superior de Enfermagem, com 40 vagas.

 

 

 

ESA DE CASTELO BRANCO

Gonçalves é o novo director

 

ESART

Acordeão, pois claro

 

PORTALEGRE

Politécnico divulga cursos

 

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Marvão é candidato

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

Cursos para todos

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

Mais cultura, mais camas

 

ACORDO COM AVEIRO À VISTA

Viseu com novos mestrados

 

POLITÉCNICO DE VISEU

Mais 1400 alunos para escolas

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt