Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº31    Setembro 2000

 

Politécnico

VISEU REÚNE EM SALAMANCA

Mestrado à vista

O Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Salamanca poderão vir a criar um curso de mestrado e de doutoramento na área de História, ramo de Biblioteconomia, o qual poderá decorrer na Escola Superior de Educação do estabelecimento português.
Nesse sentido, já este mês de Setembro, deslocou-se a Salamanca uma delegação do Politécnico de Viseu integrada pelo presidente da instituição João Pedro de Barros e pelo vice-presidente, Vasco Cunha. A acompanhá-los estiveram ainda o presidente do Conselho Directivo da escola Superior de Educação, Alberto Vara Branco, a presidente do Conselho Científico, Maria José Sá Correia.

Na reunião com o director de programas de doutoramento da Universidade de Salamanca, Gregorio del Ser, estiveram ainda as professoras Maria Teresa Antas de Barros e Sónia Silva, em representação do Gabinete de Relações Internacionais do Politécnico de Viseu.

No encontro foram discutidos aspectos relativos ao mestrado, nomeadamente na área curricular e de legislação, tendo ficado agendada uma nova deslocação a Salamanca, no início de Outubro, para a apresentação de um pré-projecto do programa de Mestrado/Doutoramento.

Recorde-se que este encontro surge três meses depois do Politécnico ter assegurado mais um mestrado, na área de Ciências Sociais, que irá funcionar já a partir de Fevereiro de 2001 e cujas inscrições decorrem até ao próximo mês de Novembro. Um mestrado celebrado ao abrigo de um protocolo celebrado entre o Politécnico de Viseu e o Iscte
.

 

 

DISTRITO DE VISEU

Ir a Roma ver o Papa

Centenas de Jovens do Distrito de Viseu participaram nas XV Jornadas Mundiais da Juventude, que decorreram em Roma, entre 15 a 20 de Agosto. O próprio Instituto Politécnico de Viseu abriu inscrições para a iniciativa. O Ensino Magazine também esteve presente. E garante que participar nas jornadas, entre milhares e milhares de jovens de todo o mundo, é um momento único. Optámos por acompanhar o Agrupamento 306 de Santa Comba Dão, do Corpo nacional de Escutas. Uma equipa simpática, que acompanhou outros grupos de escuteiros, da Junta Regional de Viseu.

A viagem para Itália foi feita de Autocarro. E se ao princípio as forças eram muitas, com o decorrer da viagem, houve que retemperar as forças, para que em Itália tudo corresse sobre rodas. Ou sobre pés, que nos fartámos de andar de um lado para o outro. Uma boa soneca serviu para que a viagem passasse mais depressa. Como já sabíamos não pernoitámos em Roma, ficámos em Albano Laziale, uma simpática cidade com mais de 30 mil habitantes, situada a 25 quilómetros de Roma.

A nossa aventura em terras italianas acabava de começar, e após um jantar bem italiano, acabámos por participar num baile, da geração dos 50. A malta estava cansada, mas lá fizemos o sacrifício. Dançámos até bem tarde e no dia seguinte tentámos repetir a dose. Os três dias que se seguiram serviram de preparação para o grande momento do ano jubilar da juventude, que terminou com a Vigília Solene, onde o Papa João Paulo II, marcou presença. E diga-se, em abono da verdade, que aqueles dias constituíram momentos inesquecíveis para os mais de dois milhões de jovens que participaram na iniciativa. No dia 20 ainda houve tempo para assistirmos à Santa Missa, dita por João Paulo II, que deixou bem clara a sua mensagem: “Jovens não tenhais medo de ser os santos do novo milénio”. Depois foi o regresso, com paragem em Espanha, muito cansaço no corpo e mão cheias de histórias para contar.

António José Lemos

 

 

EST DE PORTALEGRE

Mestrado avança

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre realiza, já no próximo ano lectivo, um curso de mestrado em Gestão Financeira. A iniciativa decorrerá nas modernas instalações daquele estabelecimento de ensino, entre Outubro de 2000 e Novembro de 2001. 

A realização daquele curso de mestrado resulta de uma acordo entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Universidade da Extremadura, e tem um limite máximo de 35 vagas. Para garantir a qualidade do mestrado, a organização conta com a participação de docentes da Universidade da Extremadura, e de outras universidades portuguesas e espanholas, além dos docentes do Politécnico de Portalegre.

O mestrado está dividido em diversas unidades temáticas a saber: Sistemas Financeiros, Estatística Financeira, matemática das Operações Financeiras; Contabilidade Financeira e de Sociedades; Valorização e Selecção de Investimentos; Gestão de Capital Circulante, Informática de Gestão; Métodos Quantitativos; Análise Bolsista; Gestão de Portófilos; Estrutura Financeira e Política de Dividendos; Valorização de Activos de Renda Fixa e variável; Contabilidade de Gestão; Instrumentos Financeiros Derivados; Enquadramento Jurídico; Fiscalidade das Operações Financeiras; Valorização de Empresas; Gestão de Entidades Financeiras; Fusões e Aquisições; Seguros; Marketing Financeiro; Conferências e Seminários.

A tese de mestrado será elaborada após a conclusão das actividades curriculares. Já as inscrições para as 540 horas lectivas, estão abertas até ao próximo dia 29 de Setembro, sendo a selecção de candidaturas efectuada entre 2 e 12 de Outubro. A lista dos candidatos apurados será divulgada no dia 9 de Outubro e as matrículas estarão abertas de 10 a 12 do mesmo mês. De referir ainda que o mestrado está orçado em cerca de 450 contos por candidato, sendo que 250 mil escudos terão que ser pagos no acto da matrícula. Os interessados poderão contactar a Escola Superior de tecnologia e Gestão de Portalegre. 

 

 

 

GUARDA

José Alves demite-se

 

ESCOLAS DE ENFERMAGEM

Integração para breve

 

 

COOPERAÇÃO

Politécnico no Brasil

 

 

ESGIN

Ruivo novo director

 

 

ESGIN EM CONCURSO NACIONAL

Gestão é com eles

 

 

PORTUGUESA INVESTIGA NA HOLANDA

Ciência sem fronteiras

 

 

PROJECTO SALGUEIRAL

Histórias ao vivo

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt