PORTALEGRE
ESTG debate bolsa de
valores
O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre serve de palco, nos próximos dias 11 e 12 de Maio, às Jornadas Internacionais de Reflexão. Uma iniciativa que tem como tema a Análise Técnica em Bolsas de Valores. De acordo com a organização aquele forum pretende efectuar uma “conciliação de interesses entre o mundo empresarial e o meio académico, no que respeita à análise técnica em bolsa de valores”. Além disso, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão quer “reforçar os elos de cooperação transfronteiriça, desenvolvidos por instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação”.
A sessão de abertura contará com a presença de Nuno Oliveira, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, e nos primeiro dia estão previstas três sessões de trabalho. Já no dia 12, as jornadas têm início marcado para as 10 horas. A sessão de encerramento contará com a presença do Reitor da Universidade da Extremadura. Participarão nesta iniciativa, os presidentes da Câmara de Portalegre, da Associación Española de Finanzas, e os docentes Antonio Fernandez Fernandez, José Luís Mirelles e Ramón Martinez, além do responsável por aquela escola superior, Francisco Tomatas.
DESIGN. A Escola Superior de Tecnologia, no âmbito do Curso de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, tem já agendado um ciclo de conferência denominado Design pr’a amanhã. Uma iniciativa que tem início no próximo dia 5 de maio, com uma conferência sobre “Design: Gestão e Imagem”, onde David Lopes, director de Marketing do Parque das Nações, Miguel Reis, da Novo Design, Carlos Aguiar e Carlos Oliveira, da Universidade de Aveiro, serão os
prelectores.
João Caetano, professor e ilustrador abrirá os trabalhos do dia 19 de Maio, cuja conferência abordará “a Ilustração Tradicional e as Novas Tecnologias”. Ainda de manhã, António Silveira Gomes e Nuno Santos, da empresa Barbara Says, falarão da importância da ilustração nas empresas. Fernando Galrito, da Fundação Calouste Gulbenkian, Sérgio Aveiro, formador em aplicações multimédia e Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa, encerrarão os trabalhos, com prelecções sobre “Ensino da Animação Tradicional”, Produção Multimédia e as suas Aplicações” e Influência do Multimédia no Mundo Contemporâneo”.
Para o dia 26 de Maio, cabe a Henrique Cayate abrir o debate sobre o Design, a comunicação e os saberes. Depois da intervenção do responsável pelo projecto gráfico do diário Público, é a vez de Beatriz Vidal, consultora, abordar aquele tema. Na parte da tarde, Jorge Martins, da Faculdade de Letras de Lisboa e comissário da Unesco, falará sobre marketing, design e sociedade, enquanto João Branco, da Universidade de Aveiro abordará o tema “Pensar o Futuro, projectar no Presente”.
DIRECTOR. Francisco Tomatas acaba de tomar posse como presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. O Conselho directivo é composto ainda por Carlos Abafa e Silvina Oliveira, como vice-presidentes, José Luís Batista, em representação dos funcionários e Paulo Costa, pelos alunos. Durante a cerimónia, Francisco Tomatas destacou o trabalho desenvolvido durante o primeiro mandato, sublinhando alguns aspectos que considera importantes, casos da criação do Centro de Informática e a abertura da Intranet e da Internet. Francisco Tomatas é natural de Campomaior e neste momentos está a frequentar o curso de doutoramento em Economia Financeira, na Universidade da Extremadura, em Badajoz.
ANGOLA. O Ministro da Cultura Angola visitou recentemente a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Job Capapinha veio a Portalegre no seguimento dos contactos que ESTG tem mantido com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, para intercâmbios de equipamentos destinados aos laboratórios de CDA e CAM. Durante a visita Francisco Tomatas salientou a cooperação com os países de Língua Oficial Portuguesa, para os quais existem vagas específicas para os seus alunos.
COLÓQUIO
Mais vendas na Guarda
O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda realiza, nos próximos dias 9 e 10 de Maio, no auditório do IPG, a 2ª Convenção de Gestão de Vendas. Uma conferência, que segundo a organização, “se destina, não só aos estudantes que venham a desenvolver a sua actividade profissional na área comercial, como a todos os profissionais de vendas”.
Depois do sucesso da edição do ano passado, onde estiveram presentes 240 participantes, aquele Gabinete espera contar com 300 presenças este ano. “Gestão da Força de Vendas”, “Gestão dos Canais de Distribuição”, Técnicas de Vendas” e Técnicas de Negociação”, são os temas a abordar durante os dois dias da iniciativa. À hora do fecho da nossa edição já estavam confirmadas as presenças da Ericsson, Blaupunkt, Grupo Ferpinta, Telepac, Tranquilidade, IGV e
Legrand.
Recorde-se que o GESP tem promovido diversas iniciativas. No último ano lectivo, aquele gabinete realizou as Jornadas de Inserção na Vida Activa, entre 25 Novembro de 1998 e 6 de Janeiro deste ano. Além disso, foi ainda promovida uma conferência sobre a Inserção no Mercado de Trabalho, no dia 31 de Maio, e uma Convenção de Vendas, nos dias 27 e 28 de Abril.
Já este ano, Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão apresentou uma base de dados, onde estão integrados mais de 100 alunos, que as empresas podem consultar. A ideia é possibilitar aos alunos a entrada no mundo do trabalho, através de
part-times.
A base de dados constituída, integra alunos de diferentes áreas, a saber: serviço de escritório, tratamento de imagem, traduções, explicações, edição de texto, programação, tratamento de animais, serviço de restauração/cafetaria, jardinagem e baby sitter. De acordo com aquele gabinete, o novo serviço pretende facilitar a inserção dos alunos na vida activa, auxiliar os alunos mais necessitados, oferecer um serviço capaz de solucionar as necessidades pontuais de empresas da cidade da Guarda.
Além disso, o GESP apresentou, em Outubro, o seu relatório de actividades referente ao último ano. De acordo com o documento, “a adesão dos alunos às iniciativas do GESP e ao Serviço de apoio e orientação foi muito elevada. Dos cerca de 350 candidatos inscritos no Gabinete para estágios e emprego, 200 terminaram o curso ao longo de 1998/99 e grande parte dos diplomados ingressaram em cursos de licenciatura”.
Também no que respeita às ofertas de emprego, o balanço do Gabinete de Estágios foi positivo. “No período a que se refere este relatório, o GESP recebeu cerca de 400 ofertas de emprego directas, incluindo estágios profissionais no âmbito do Instituto do Emprego e Formação Profissional”. A maioria das ofertas apresentadas são dos distritos da Guarda, num total de 70 por cento, Viseu, com 15 por cento, e Castelo Branco, 10 por cento.
Relativamente às áreas pretendidas pelas empresas, a engenharia de técnica comercial é a mais procurada, com 36,9 por cento. Os cursos de gestão surgem logo a seguir, com 22,7 por cento, seguida pela engenharia informática, com 14,5. Os cursos de engenharia civil e de Secretariado de Administração surgem na quarta posição das preferências dos empresários, enquanto que as engenharia mecânicas e topográfica ocupam os restantes lugares na tabela de preferências.
DESPORTO. Depois do título nacional de 400 metros barreiras, alcançado esta época, o desporto do Instituto Politécnico da Guarda continua no bom caminho. A equipa de andebol do Instituto Politécnico da Guarda acaba de se apurar para os quartos de final do Campeonato Nacional de andebol universitário. No encontro de apuramento, a equipa da Guarda derrotou a Universidade Lusíada por 39-21. Além da formação da Guarda ficaram apuradas as equipas da Faculdade de Engenharia do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
CUNHAL. Álvaro Cunhal participou, este mês, num colóquio organizado pelo Instituto Superior de Administração Comunicação e Empresa. Num debate animado, o antigo líder do Partido Comunista Português referiu o tratamento
discriminatório que o seu partido tem tido nos grandes órgãos de comunicação social. A iniciativa pertenceu aos alunos do Curso Superior de Jornalismo daquele
instituto.
20 ANOS DE POLITÉCNICO
DE CASTELO BRANCO
Ver
para crer como Sampaio
JOSÉ PIRES É O NOVO
DIRECTOR DA ESE DE CASTELO BRANCO
De
como a escola vai mudar
POLITÉCNICA -
ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS
Juntos
no Superior
CONSELHO COORDENADOR DOS
POLITÉCNICOS
Convite
às Universidades
|
|