Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XII    Nº139    Setembro 2009

Politécnico

PROJECTO DE ESTUDANTES DA ESTG

IPL apoia instituição

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), acaba de apresentar e de oferecer uma Aplicação Institucional Web à Associação Bem-Estar dos Parceiros (ABEP).

A aplicação consiste num projecto-piloto iniciado em Março, por estudantes do curso de Engenharia Informática, levada a cabo em conjunto com a Associação Bem-Estar dos Parceiros.

A ESTG desenvolveu, então, uma aplicação onde o visitante virtual pode obter informações acerca das valências e actividades realizadas pela ABEP, bem como recorrer a serviços digitais, como a realização de pré-inscrições referentes a valências, consulta de documentos, ou simplesmente a leitura do Jornal Interno da Associação. Por outro lado, o sistema permite à ABEP uma gestão simples e intuitiva dos serviços disponibilizados aos utentes. Outra particularidade a relevar passa pela facilidade de publicação de diversos tipos de conteúdos úteis ao utente, reforçando o alinhamento deste canal de comunicações com a sua comunidade.

 

 

 

NOVO ÓRGÃO DO IPL

Conselho Académico toma posse

O Conselho Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) iniciou a sua actividade a 29 de Julho com a tomada de posse dos seus elementos. O novo órgão do IPL integra um total de 50 membros, sendo 12 por inerência, três por designação e os restantes por eleição (12 representantes dos professores, cinco representantes dos assistentes e docentes equiparados, 17 representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente não investigador).

O Conselho Académico, de acordo com os novos Estatutos do IPL, goza de competências próprias no âmbito científico ou técnico científico e no âmbito pedagógico, nos termos da Lei, possuindo, ainda funções de natureza consultiva.

 

 

 

CANDIDATURAS EM SETEMBRO

Mestrados na Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda tem abertas inscrições, até 15 de Setembro, para os mestrados de Computação Móvel e de Gestão, a leccionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). O Mestrado de Gestão irá funcionar, no próximo ano lectivo, com as especialidades de Administração Pública e Logística.

Na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) irá funcionar o novo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e o mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que acaba de ser aprovado. As candidaturas para a frequência destes mestrados vão decorrer entre 17 de Setembro e 16 de Novembro.

Já o prazo de candidaturas aos mestrados que foram recentemente aprovados, em Enfermagem Comunitária e Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria, a ministrar na Escola Superior de Saúde, será anunciado em breve, o mesmo sucedendo com o Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, que será leccionado na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia.
 

 

 

VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE

Congresso em Coimbra

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vai organizar, nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2009, o congresso internacional “Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde”, que surge no âmbito da actividade desenvolvida pelo Projecto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que procura reduzir a violência exercida sobre as mulheres, a começar pela fase do namoro, assim como promover ao máximo a igualdade de género e de oportunidades.

A temática escolhida (“Violência nas Relações de Intimidade”) representa, hoje, uma prioridade em saúde, exigindo que os profissionais do sector desenvolvam e integrem respostas nas suas práticas de cuidados, atendendo a que a qualidade das relações interpessoais íntimas tem efeitos directos sobre o estado de saúde dos indivíduos e a que o estado de saúde influencia a qualidade das relações de intimidade.

Com este congresso pretende-se, pois, sensibilizar para o fenómeno da violência nas relações de intimidade como um problema de saúde; reflectir sobre os custos da violência doméstica na saúde das mulheres, das crianças da família e da comunidade em geral; tornar visível a violência doméstica como foco de intervenção em enfermagem.

Conhecer boas práticas de intervenção no domínio da violência nas relações de intimidade e abrir espaços de intercâmbio entre investigadores, clínicos e outros profissionais, de forma a facilitar acções comuns relevantes na promoção de uma cultura de não-violência e de equidade de género são outros objectivos do congresso de Dezembro.

 

seguinte >>>


© 2002-2009    RVJ Editores, Lda.