Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano XI    Nº128    Outubro 2008

Politécnico

PENICHE RECEBE EM NOVEMBRO

Congresso Internacional

O Instituto Politécnico de Leiria realiza, a 19 e 20 de Novembro, o “II Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste” (www.citurismo.ipleiria.pt). Subordinado ao tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”, o congresso terá lugar na Escola Superior de Tecnologia do Mar.

A iniciativa pretende apresentar as novas tendências do Turismo, reflectir sobre a investigação no turismo e a importância desta na sustentabilidade dos destinos, debater a importância da imagem de um destino ao nível da influência na decisão do turista, além de evidenciar a aplicabilidade do marketing na promoção dos destinos turísticos, tendo em conta novos conceitos: marketing ambiental e marketing verde.

O Congresso reunirá conceituados especialistas nacionais e internacionais na área, entre os quais destacamos Richard Butler (Professor da Universidade Strathclyde - Escócia), e é dirigida a docentes, investigadores, estudantes, autarcas, empresários, técnicos de animação turística, cultural e de organização de eventos, e comunidade em geral. As inscrições poderão ser efectuadas até 31 de Outubro, no site do Congresso: www.citurismo.ipleiria.pt.

 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Novas pós-graduações no IPL

O Instituto Politécnico de Leiria, através do INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados vai ministrar, no próximo ano lectivo, sete novas Pós-Graduações, a saber:

6 Sigma. Destinada a dirigentes, Técnicos da indústria e serviços, Consultores, Estatísticos e responsáveis por assegurar a produtividade, desempenho e qualidade dos seus processos produtivos, a Pós-Graduação em 6 Sigma tem como objectivos desenvolver e implementar projectos 6 Sigma nas organizações.
 

Auditores de HACCP. (Segundo os requisitos da American Society for Quality para a Certificação em Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP)). Apresentar os conceitos inerentes à implementação e auditoria dos programas de HACCP, baseando-se no método de estudo de casos práticos e fornecer formação de base de maneira a que os estudantes desenvolvam aptidões para realizar auditorias no âmbito da norma ISO22000.
 

Comunicação, Publicidade e Marketing. Dirigida a licenciados em Gestão, Marketing e Comunicação, outros licenciados e não licenciados que demonstrem uma elevada experiência profissional nestas áreas, a Pós-Graduação em Comunicação, Publicidade e Marketing oferece uma formação que possibilita aos estudantes utilizar as ferramentas disponíveis ajustadas ao pleno exercício, em função das competências e vocação da empresa/organização.
 

Direcção Estratégica de Instituições de Ensino Superior. Esta pós-graduação tem por objectivo estabelecer o melhor programa de formação para a liderança e a direcção universitária e politécnica, criar um núcleo de debate sobre as ferramentas e os processos de melhoria da eficiência das universidades e politécnicos e facilitar a relação entre os líderes empresariais e de opinião com os principais responsáveis da direcção dos processos de formação e de investigação nas universidades e politécnicos.
 

Gestão e Contabilidade Autárquicas. Direccionada a activos das entidades públicas da administração autárquica e licenciados com interesse pela formação em Gestão e Contabilidade Autárquicas, a Pós-Graduação em Gestão e Contabilidade Autárquicas fornece formação especializada para o exercício da gestão nas autarquias locais, através do desenvolvimento e aprofundamento de competências, principalmente na área económico-financeira.
 

Supervisão. Com vista a promover um local de debate que permita compreender o modo de construção do conhecimento profissional, desenvolver competências comportamentais e relacionais adequadas à supervisão, analisar a estrutura e o processo de supervisão, debater o papel e o perfil do supervisor, analisar as condicionantes organizacionais da supervisão e aplicar o processo de avaliação em supervisão, a Pós-Graduação em Supervisão dirige-se a profissionais licenciados ou bacharéis nas áreas da Saúde, Serviço social e Ensino com mais de dois anos de experiência.

 

 

 

IP GUARDA

Conferência com professora polaca

“Clusters – the chance of regional developement” foi o tema da conferência proferida no dia 24 de Setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG por Ewa Bojar, da Universidade Tecnológica de Lublin (Polónia).

Esta presença de Ewa Bojar, Directora da Faculdade de Gestão daquela universidade polaca, integrou-se na missão de ensino no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – ERASMUS.

A Directora da Faculdade de Gestão da Universidade Tecnológica de Lublin foi acompanhada pela Coordenadora ERASMUS daquela Faculdade, Matilda Bojar, que apresentou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda uma comunicação dedicada ao tema “The role of FDI in regional and underdeveloped economies: an example of Eastern Poland”.

Ainda no decorrer desta deslocação ao Politécnico da Guarda, estas responsáveis da Faculdade de Gestão da Universidade Técnica de Lublin reuniram com o vice-presidente do IPG, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Directora do Departamento de Gestão da ESTG.

 

 

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

IPG cooperação com a Letónia

O vice-presidente Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Fernando Neves, deslocou-se, recentemente, à Letónia no âmbito de uma missão de ensino à Faculdade de Economia da Rezeknes Augstskola.

Nesta visita aquele estabelecimento de ensino superior, o vice-Presidente do IPG desenvolveu vários contactos com vista a um incremento de relações, quer ao nível do ensino, quer da investigação, partilhada por entre investigadores de ambas as instituições.

De referir que, junto dos alunos daquela instituição, fez a apresentação do Instituto Politécnico da Guarda e dos cursos aqui leccionados.

No decorrer desta visita, o vice-presidente do IPG deslocou-se igualmente à Universidade da Letónia (University of RIGA) em Riga, instituição com quem o Instituto Politécnico da Guarda estabeleceu um novo protocolo ERASMUS, para a mobilidade de alunos e professores.

Fernando Neves reuniu ainda com responsáveis da Riga Teacher Training and Educational Management Academy e Riga International School of Economics and Business Administration com vista a promover relações de mobilidade e investigação.

 

 

 

NA GUARDA

Saúde e Tecnologia em debate

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, vai promover, no dia 30 de Abril de 2009, as II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde. Divulgar o que existe de mais expressivo ao nível das tecnologias aplicadas à saúde; estabelecer o diálogo entre investigadores e profissionais/estruturas de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes de Medicina); dar a conhecer novos projectos e soluções informáticas, permitir uma maior interacção entre ensino superior e as empresas vocacionadas para as áreas referenciadas constituem os principais objectivos destas Jornadas.

Soluções informáticas para área da saúde; dispositivos médicos; experiências na informatização de Serviços hospitalares; a importância e o papel actual da telemedicina; a tecnologia ao serviço das pessoas e a Medicina do futuro são os temas principais das II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde, que decorrerão no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda.

No espaço adjacente haverá uma área destinada a Expositores. Os interessados podem obter mais informações em www.ipg.pt/tecnologia-saude2009.
 

Guarda. O Dia Europeu das Línguas foi assinalado, a 26 de Setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda, através de uma iniciativa do Departamento de Línguas e Culturas da ESTG. Neste dia foi lançado o livro “Aprender Ensinando: Dinâmicas metodológicas no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras” que reúne as comunicações proferidas no decorrer do VIII Encontro da Aprolíngu@s.

 

 

 

EST

Viseu faz Expotec

Cinquenta empresas e instituições vão mostrar, entre 16 e 19 de Outubro, o que de melhor se faz na região de Viseu ao nível da investigação e do desenvolvimento tecnológico.

A segunda edição da Expotec - Tecnologias e Inovação, a realizar no Pavilhão Multiusos de Viseu, é promovida pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), pela Escola Superior de Tecnologia de Viseu e pela Expovis - Promoção e Eventos, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

Para o presidente da AIRV, João Cotta, uma mostra como a Expotec “faz sentido num ambiente económico de grande depressão e alguma instabilidade”, em que a investigação e o desenvolvimento tecnológico são os factores de diferenciação entre empresas.

O empresário frisou que o distrito de Viseu “tem um tecido empresarial diversificado” e, apesar de haver “algumas áreas em dificuldades”, são já feitas apostas em outras como as Tecnologias de Informação e Comunicação, a Robótica e a Biotecnologia.

“Só a diferenciação é que nos permite sobreviver”, afirmou durante a conferência de imprensa de apresentação da Expotec, acrescentando que se tem verificado “uma regeneração do tecido empresarial” no distrito e que “as empresas têm investido muito em inovação”.

João Cotta está convencido de que as empresas que participaram na Expotec 2007 “terão ganho alguma coisa”, nomeadamente notoriedade e negócios, e a prová-lo está o elevado número daquelas que decidiram este ano repetir a experiência.

A Expotec pretende também motivar a curiosidade científica dos jovens, nomeadamente através da presença das várias escolas do Instituto Politécnico de Viseu.

José Alberto Ferreira, presidente da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, explicou que a aposta será sobretudo na visita dos jovens das escolas, alertando-os para a importância das novas tecnologias.

Já a Câmara Municipal de Viseu vai mostrar o que está a fazer no domínio das novas tecnologias ao nível da educação, avançou o vereador Hermínio Magalhães.

Além dos expositores das empresas e das instituições, haverá seminários abordando temas como “Piso radiante energia solar”, “Robótica educativa”, “Geotermia e isolamentos térmicos” e “Inovar na tradição em viticultura e enologia do Dão”.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer / Firefox

©2002-2008 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt