Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº109    Março 2007

Politécnico

POLITÉCNICO PROMOVEU DIA ABERTO

IPG recebeu mais de 800 alunos

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promoveu no passado dia 8 de Março de 2007 o “Dia Aberto”, uma iniciativa dirigida à comunidade local e regional. Este ano, o IPG privilegiou os alunos do ensino secundário, tendo sido “muito positiva” a adesão dos visitantes – cujo número rondou os 800 – provenientes de várias escolas, quer do distrito da Guarda, quer dos distritos de Castelo Branco e Viseu.

O programa integrou a realização de exposições, projecção de filmes, apresentação de projectos, actividades experimentais e de simulação, mostra de recursos e equipamentos, visitas guiadas a Laboratórios e Serviços, promoção dos cursos leccionados nas Escolas Superiores que integram o Politécnico da Guarda.

Durante o dia actuaram, no edifício dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico, a Egitúnica (Tuna Feminina) e a Copituna d’ Oppidana (Tuna Masculina do IPG).

 

 

 

PRESIDENTE DO CEC NA CERIMÓNIA

ISLA - Leiria entrega diplomas

Os 181 recém-licenciados pelo ISLA de Leiria acabam de receber o seu diploma de curso, numa cerimónia presidida pelo Presidente do Conselho Empresarial do Centro, António Almeida Henriques. A iniciativa teve lugar a 17 de Março, na Sala América do Hotel Eurosol, em Leiria, e serviu também para assinalar a abertura solene do corrente ano lectivo da Instituição de Ensino Superior.

Gorette Gaio, directora do ISLA-Leiria, considera que esta foi “uma cerimónia de grande importância para o ISLA – Leiria e para os seus licenciados, que desta forma encerram mais uma etapa da sua formação académica e profissional”. Foram entregues 181 diplomas de licenciatura, dos quais três de Marketing e Comércio Internacional, cinco de Informática de Gestão, 36 de Gestão de Recursos Humanos, 72 de Psicologia Social e das Organizações, 41 de Gestão de Empresas e 24 de Engenharia da Energia e do Ambiente. 

A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, enfatizou o trajecto do ISLA, a sua capacidade formadora e de adaptação. Franco Pinto, Chefe de Gabinete do Governador Civil de Leiria, fez notar que considera o ISLA como uma entidade em que se sente em família. O presidente do Conselho Empresarial do Centro realçou o carácter empreendedor dos alunos, as oportunidades que os tempos de crise ou menos favoráveis apresentam, bem como a disponibilidade das associações empresariais para apoiar a entrada no mercado de trabalho e o espírito empreendedor dos novos profissionais. A cerimónia contou com a participação da Tuna Académica do ISLA.

 

 

 

A 18 E 19 DE ABRIL

ESTG de Leiria abre portas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria vai organizar a 12ª edição do Dia Aberto, nos próximos dias 18 e 19 de Abril. A iniciativa visa proporcionar aos alunos do distrito de Leiria de distritos vizinhos, a visita a uma instituição de ensino superior, permitindo um conhecimento mais directo da Escola, dos seus cursos, ao mesmo tempo que se estreitam laços com a comunidade civil.

Na última edição do Dia Aberto, a escola recebeu cerca de 2500 alunos, tendo de acordo com a análise estatística do Dia Aberto 2006, um aumento de 34 por cento do número de visitantes em relação a 2005. Em termos de números de escolas visitantes, registou-se um aumento de 26 por cento. O número médio de alunos por escola subiu 6 pontos percentuais.

A proximidade com a comunidade civil e empresarial, tem sido reforçada nas últimas duas edições com a visita aos empresários, a qual terá lugar no dia 18, pelas 18 horas. Já o público em geral pode visitar a escola a 18 (das 16 às 18) e a 19 de Abril (às 15).

As visitas do Dia Aberto 2007 podem ser curtas, normais e alargadas, tendo em conta as áreas ou cursos de preferência dos visitantes bem como o tempo disponível. Uma visita curta destina-se a grupos sem área/curso de preferência. Este tipo de visita tem a duração de duas horas e meia. A visita normal destina-se a grupos com preferência por uma área/curso, com uma duração de 3 horas. Finalmente, a visita alargada, é destinada a visitantes que manifestam interesse por mais do que uma área/curso, tendo uma duração de três a seis horas.

Cada visitante receberá um roteiro, através do qual poderá obter informação sobre os cursos, actividades exposições temáticas do Dia Aberto. Os alunos das escolas visitantes, após assistirem a um vídeo de apresentação sobre a escola, são conduzidos, em grupos de 25, por dois guias (um aluno e um professor), através de um dos percursos estabelecidos.

 

 

 

SERVIÇO DE INTERNET

Viseu dá cartas nas novas tecnologias

O Serviço de Internet do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), que iniciou actividade em Setembro de 2000, tem como missão a criação, manutenção e divulgação de conteúdos através da Internet e este ano apresentará grandes novidades para o Politécnico de Viseu.

Em 2002, o site do ISPV foi considerado o melhor do ensino superior em Portugal, de entre 171 instituições analisadas, resultado de um estudo científico realizado pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido o único a obter a classificação de Muito Bom. Esta distinção, para além da natural satisfação, trouxe uma enorme responsabilidade e, acima de tudo, vontade de fazer mais e melhor. Mais recentemente o Serviço de Internet ficou responsável pela criação e manutenção da página web da Escola Superior Agrária e da ADIV. Em 2006 o ISPV volta a estar na linha da frente com o lançamento da primeira TV on-line do ensino superior.

Em termos da curta história do Serviço Internet, em 1998 foram lançadas duas páginas que hoje fazem parte do site do ISPV: a Revista Millenium on-line e o Glossário de Anglicismos. A Revista Millenium on-line foi a primeira, em língua portuguesa, de cariz cultural e científico a aparecer na Internet e é hoje, sem dúvida, um marco de referência neste contexto. 

O Glossário de Anglicismos, ao longo dos seus nove anos de existência, recebeu mais de meio milhão de visitas e inúmeras colaborações. De entre estas citamos apenas duas: do jornalista João Carreira Bom, já falecido, na qualidade de responsável pelo site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e do Prof. Dr. Jürgen Schmidt, autor do Dicionário dos Anglicismos e Germanismos.

É a partir do sucesso deste glossário que o Serviço de Internet viria a encetar mais três novos projectos que seriam lançados, consecutivamente, nos anos de 2003, 2004 e 2005. O econoGloss (Glossário de termos técnicos em inglês de economia, finanças e e-commerce), o marketGloss (Glossário de termos de Marketing em inglês) e o artGloss (Glossário de Termos de Arte), respectivamente. 

O econoGloss é hoje referenciado por diversas universidades portuguesas e estrangeiras, bem como a utilização dos seus conteúdos foi requerida (inicialmente foi inclusive proposto um pagamento, o que não foi aceite visto a política seguida ser a de fornecer conteúdos grátis) pela Babylon, uma das maiores empresas, a nível mundial, no software de tradução e pela NHN Corporation (também da área das novas tecnologias) que tem sede na Coreia do Sul e filiais no Japão, Estados Unidos e China. Foi ainda considerado Site do Dia pelo portal SAPO e pelo Jornal Estado de São Paulo, versão digital.

Ainda no ano de criação do Serviço de Internet foi lançado o primeiro número da revista Forum Media, na sua versão on-line. Em Janeiro de 2001 o Politécnico de Viseu torna-se na primeira instituição de ensino superior a disponibilizar conteúdos para telemóveis, através da tecnologia WAP. Ainda nesse mesmo ano é lançado o Canal de Notícias, com o objectivo de colmatar uma lacuna na informação e divulgação do ISPV, tendo desde logo tido a aceitação e sucesso que hoje lhe são reconhecidos. Foi também em 2001 que apareceu a Galeria Virtual onde estão representados artistas nacionais e estrangeiros.

É evidente que tudo isto é fruto de todos quantos trabalham nesta Instituição e, sobretudo, da visão estratégica do Presidente do ISPV, que já em 2000 preconizava que a Internet, no Instituto, deveria ter um serviço próprio. O futuro veio dar-lhe razão. Hoje, os especialistas e responsáveis nesta área apontam precisamente nessa direcção. Na edição do passado dia 6 de Setembro de 2006, o Diário de Notícias, na secção Economia, apresentava um artigo intitulado “Quem não está na Internet não existe” onde, a dado passo, se podia ler, citando o Presidente da Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP): “Mas uma das mudanças mais importantes foi a passagem da gestão dos sites dos departamentos de informática para os de marketing e vendas. Antes os sites eram meros projectos tecnológicos. Hoje é a tecnologia que está ao serviço de uma estratégia de marketing e vendas. Isso é positivo”.

João Rodrigues

 

 

 

GABINETE DE APOIO À ACTIVIDADE FÍSICA

Manter o físico em Beja

No Campus do Instituto Politécnico de Beja, no meio da azáfama das manhãs estudantis, João Lourenço, Técnico Superior do Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva (GAAD), caminha, por entre acenos e cumprimentos (próprio de alguém que ali foi aluno e se mantém próximo da comunidade académica) até ao edifício aos Serviços Comuns. Acabou de discutir com o Coordenador do GAAD alguns pormenores do documento que apresenta os dados e os resultados de mais um ano de intensa actividade.

Criado em 2003, o Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva do IPB (GAAD) desenvolve actualmente um conjunto de projectos e actividades desportivas cuja finalidade passa pela dinamização da comunidade académica do IPB, com base na actividade física.
Aquele técnico caracteriza os resultados do trabalho que o GAAD tem desenvolvido nos últimos 4 anos como motivadores. O aumento significativo do número de participantes nas actividades desenvolvidas transmite ao Gabinete a ambição “de fazer mais e melhor, quer na implementação de novas actividades, quer na melhoria das já existentes, quer também na disponibilização de informação sobre a Actividade Física.” O papel do GAAD na comunidade académica passa também pela melhoria das infra-estruturas existentes e pela sua máxima rentabilização.

Um dos actuais projectos acompanha a história do GAAD, desde a sua criação, é a equipa de Futsal, constituída por alunos do IPB. “Teve início no meu trabalho final de curso e até hoje compete no campeonato distrital da modalidade” refere João Lourenço. Esta equipa tem já no seu palmarés alguns troféus, com destaque para a Taça do Distrito de Beja. O Técnico do GAAD acrescenta ainda que “todas as suas participações têm sido honrosas e reconhecidas, apostando no Fair-Play e na divulgação da instituição, aliado à prática de um Futsal de qualidade, algo que tem sido largamente elogiado por quem acompanha a modalidade.”

ACTIVIDADES. “Bora Lá Mexer” é a provocadora e convidativa expressão que dá nome ao projecto que promove actividades desportivas regulares. (Núcleos de Aeróbia, Danças do Mundo, Hip-Hop, Voleibol, Natação, Yoga, Ténis, Badminton, Ténis de Mesa) A forte adesão às diversas modalidades está patente nos números registados (em 2004/2005 o número de praticantes foi de 587, no ano seguinte, 2005/2006, o aumento foi bastante acentuado para 1086 praticantes), num projecto em que se procura o combate ao sedentarismo, e consequentemente, o aumento da actividade física. É neste sentido que João Lourenço afirma que “nada melhor que conciliar a óptima formação académica do IPB com estímulos que fomentem um estilo de vida activo, mais saudável e divertido.”

Actualmente, o Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva é o grande dinamizador dos espaços desportivos do campus do IPB. O campo de Basquetebol, o ginásio e a sala de Movimento e Drama da ESE são infra-estruturas que acolhem regularmente actividades, sendo de destacar a elevada taxa de utilização do polidesportivo do campus, em 20 meses, o recinto já foi utilizado por 6602 utentes, “o que demonstra bem a aceitação e a importância deste espaço para a nossa comunidade educativa”. Num futuro próximo e tendo em consideração a importância da criação de novas infra-estruturas, ambiciona-se a concretização do projecto de criação do circuito de manutenção do campus.

Tendo em conta algumas lacunas que ainda estão por preencher ao nível dos espaço e infraestruturas próprias, o GAAD estabeleceu algumas parcerias (ginásio Corpus Health Club, com a Zona Azul para utilização do seus courts de ténis e com a Escola Secundária Diogo Gouveia, ao nível do ténis de mesa), no “sentido de oferecer à nossa comunidade melhores condições de prática”.

A relação do GAAD com o exterior, e apesar dos objectivos primordiais passarem por “promover a prática de actividade física para toda a comunidade do IPB com actividades destinadas a alunos, docentes e funcionários”, reflete-se também ao nível da participação da comunidade em geral nas actividades do Gabinete, que também tem vindo a aumentar. “Temos também desenvolvido esforços para que os nossos núcleos realizem actividades desportivas com elementos da comunidade e de outras instituições, como tem sido o exemplo de torneios realizados entre o Núcleo de Voleibol do IPBeja com a Escola secundária de Diogo Gouveia. Nesse espírito iremos igualmente participar em algumas actividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Beja.”, conclui João Lourenço.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt