Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº111    Maio 2007

Universidade

CINEMA EM VIANA DO CASTELO

Aluna da UBI vence festival de cinema

Rockmentário é o nome do filme realizado por Sandra Castiço, aluna de Cinema da UBI, que foi galardoado com o prémio oficial da secção competitiva “PrimeirOlhar”, dos VII Encontros de Viana. O galardão foi atribuído ex-aequo ao trabalho “Bom Dia, Noite”, de Rui Costa, aluno do Instituto Politécnico do Porto. O júri oficial do prémio PrimeirOlhar considerou os dois filmes como “os melhores entre os presentes a concurso que reflectem preocupações e opções mais próprias do filme documental, em contraste com outras propostas mais próximas da reportagem”.

O filme da aluna da UBI foi ainda distinguido com o prémio PrimeirOlhar – Olhar o Real/GTC e com uma menção honrosa do júri do prémio PrimeirOlhar – Cineclubes. A fita relata a história de uma banda de rock’n’roll de Coimbra, os Bunnyranch. Com apenas quatro anos de vida, um EP e um CD lançados, contam já com actuações em Espanha, Holanda, Inglaterra e por todo o Portugal.

O seu som incaracterístico e explosivo, aliado à sua postura em palco são as marcas da banda. É acompanhando de perto os quatro, na sua relação com os amigos, a música e cidade que são a sua atitude, carisma e estilo de vida que os distingue, fazendo deles uma banda promissora. Os Bunnyranch parecem imparáveis. No entanto, algo vai acontecer e mudará a banda para sempre.

Refira-se que no evento de Viana do Castelo concorrem alunos das escolas de cinema, de audiovisuais ou de comunicação, e participantes em cursos de documentarismo, de Portugal e da Galiza. A sua primeira edição teve lugar em 2005 e o prémio oficial foi atribuído ao documentário Tamira, de Marta Santos Lima, estagiária dos Ateliers Varan – Programa Gulbenkian Criatividade e Produção Artística da Fundação Calouste Gulbenkian 2004.

Eduardo Alves

 

 

 

A 19 E 20 DE MAIO

Festival aéreo na Covilhã

As Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC 2007), promovidas pelo Núcleo de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, decorrem de 16 a 20 de Maio, encerrando com dois dias de festival aéreo no aeródromo da Covilhã. Os responsáveis esperam uma elevada participação por parte de empresas aeronáuticas, aeroclubes e outras entidades que operam no sector aeronáutico nacional. Para além da exibição de acrobacias aéreas e demonstração de desempenho de algumas aeronaves, este evento possibilitará “a realização de baptismos de voo, voos em simulador e a observação de diversas aeronaves em exposição estática”, garantem os promotores das JAC. Paralelamente, decorrerão diversas demonstrações na área do aeromodelismo.

O evento realiza-se desde 1996 e os promotores consideram-no "um marco referencial no panorama da actividade aeronáutica regional, e mesmo nacional". Este ano está agendado com um ciclo de conferências, entre 16 e 18 de Maio, organizadas em directa colaboração com o Departamento de Ciências Aero-Espaciais da UBI e cujos temas centrais serão Unmanned Air Vehicles, saídas profissionais/mercado de trabalho e segurança do transporte aéreo.


Eduardo Alves

 

 

 

800 ALUNOS PRESENTES

Bênção das Pastas

Cerca de 800 alunos da UBI assinalaram o final das suas licenciaturas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Covilhã, na cerimónia da Bênção das Pastas, a 5 de Maio. A cerimónia foi presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, o qual lembrou aos licenciados “o importante papel que têm de desempenhar na construção de uma sociedade mais justa, culta e unida”.

Durante a tarde decorreu a entrega de diplomas e cartas de curso aos alunos que terminaram as suas licenciaturas no ano passado ou defenderam as suas teses de mestrado. Também esta iniciativa ficou marcada pelo elevado número de pessoas, ao ponto de ser transferida para o Auditório Maior da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

Manuel José Santos Silva, reitor da UBI, entregou cerca de 580 diplomas de licenciatura e 99 cartas magistrais, referentes a teses de mestrado prestadas na UBI durante o ano passado. Na sua intervenção destacou os elevados números de licenciados pela UBI, como “prova da importância e da capacidade de formação que esta universidade tem”. Santos Silva lembrou aos antigos alunos da instituição que estes “representam a melhor prova das capacidades da UBI”. O desempenho destas no mundo laboral e no desenvolvimento da sociedade “é a melhor imagem de marca da instituição".

Eduardo Alves

 

 

 

ENCONTRO NA UBI

Psiquiatria numa nova era

Os serviços de Saúde Mental da Covilhã distinguem-se “pela capacidade de trabalho em equipa e em ligação com os centros de saúde da região” e pela aposta numa forma de tratamento de pacientes que sofrem de perturbações mentais, mas que podem, ainda assim, estar inseridos no seio da sua comunidade e na ligação à sociedade. A garantia é de Carlos Leitão, responsável por este departamento e um dos organizadores do XXVI Encontro de Psiquiatria que juntou, na Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã, várias dezenas de profissionais de saúde desta área, e acolheu o evento onde se debateram as linhas de actuação para os próximos tempos.

A iniciativa assentou no tema “Ligação e Psicossomática” e foi organizada pelo Grupo de Psiquiatria Consiliar/Ligação Psicossomática do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar da Cova da Beira. Carlos Leitão, explica ainda que “muitas vezes, o tratamento feito fora das paredes do hospital revela-se bastante proveitoso”.

Já em relação à ligação entre os serviços e a UBI, recorda que “muitos dos alunos do curso de Psicologia fazem já o seu estágio connosco, no Centro de Saúde Mental”.

Para além destes “também os alunos de medicina têm agora aqui uma oportunidade de continuarem os seus estudos e aprofundarem uma área, como a da psiquiatria”, referiu. Sobre o novo edifício que vai albergar o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHCB, Carlos Leitão afirma que “é o nascimento de uma nova era nesta vertente médica”. Segundo o médico especialista, com a passagem deste serviço para as novas instalações “vai haver mais dignidade para a saúde mental”. A tudo isto se junta “uma integração no campus hospitalar e uma maior ligação à Faculdade de Ciências da Saúde”.

Eduardo Alves

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt