Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº111    Maio 2007

Universidade

EQUIPA DE CASTELO BRANCO VENCE

Olimpíadas da química na UBI

As cinco equipas da Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco que participaram, no final de Abril, na Universidade da Beira Interior, nas Olimpíadas da Química Júnior, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química, estiveram em destaque. Além do primeiro lugar, os alunos daquela escola conquistaram dois terceiros postos, com os mesmos pontos da equipa segunda classificada (Escola Secundária da Sé – Guarda, a qual apresentou uma média de idades menor), entre 32 formações de escolas dos distritos de Castelo Branco e Guarda. A equipa vencedora é composta por Ana Castel-Branco, Margarida Vilela (ambas do 9º ano) e Liliana Monforte (8º ano).

COVILHÃ. A indústria de celulose e do papel (um potencial a explorar) é o tema do seminário que vai decorrer no Anfiteatro 8.1 da UBI, a 1 de Junho, no qual estarão especialistas do mundo académico e gestores do sector em Portugal. O tema é fundamental dada a contribuição científica da UBI nesta matéria, além da importância económica e social das indústrias transformadoras de madeira e particularmente as produtoras de pasta e papel é muito elevada. As indústrias da pasta e do papel representam uma parte importante do Valor Acrescentado Bruto da indústria transformadora. Nos últimos 20 anos, para além da formação de Licenciados, Mestres e Doutores nestas áreas do saber, o Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel da UBI tem realizado projectos de investigação conjuntos com as empresas do sector, prestado serviços à indústria.

COVILHÃ. O Departamento de Engenharia Civil (Curso de Arquitectura) e o Núcleo de Estudantes de Arquitectura da UBI, promovem a realização das Conferências de Arquitectura que decorrerão entre os dias 21 e 25 de Maio, pelas 9horas, no Anfiteatro 8.1.

COVILHÃ. O Instituto de Filosofia Prática promove a realização das Jornadas sobre Maquiavel que decorrerão no dia 25 de Maio, às 9 horas, na Cinubiteca.

 

 

 

VERÍSSIMO SERRÃO RECEBE EM COIMBRA

Medalha de mérito

Joaquim Veríssimo Serrão, um dos nomes maiores da historiografia portuguesa contemporânea, acaba de receber a Medalha de Mérito da Universidade de Coimbra, como reconhecimento pelo seu percurso ímpar.

Com este acto, a Universidade de Coimbra reconhece a importância de Veríssimo Serrão nos panoramas universitário, cultural e cívico e o mérito excepcional da sua obra científica, bem como os serviços prestados à Universidade, onde se licenciou e doutorou.

A cerimónia decorreu a 19 de Abril na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, tendo a Medalha de Mérito sido entregue pelo Reitor, Fernando Seabra Santos.

A proposta para a atribuição da Medalha de Mérito a Joaquim Veríssimo Serrão partiu de Aníbal Pinto de Castro, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), tendo sido subscrita por muitos outros docentes daquela faculdade e posteriormente apresentada no Senado da Universidade.

Joaquim Veríssimo Serrão é um dos mais importantes investigadores e estudiosos da História de Portugal, medievalista destacado e autor de uma vasta bibliografia, em que se destacam trabalhos sobre os séculos XV a XVIII e sobre a História do Brasil dos séculos XVI e XVII. É ainda único autor de uma História de Portugal em quinze volumes.

Foi Reitor da Universidade de Lisboa (1973-1974), director do Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris (1967-1972) e, durante 30 anos, presidente da Academia Portuguesa da História. Entre as diversas condecorações nacionais e internacionais que já recebeu, encontra-se o Prémio Príncipe de Astúrias em Ciências Sociais (1995), sendo ainda Doutor Honoris Causa pelas universidades Paul Valéry (Montpellier) e Complutense de Madrid.  

 

 

PARA RECUPERAR LIVROS ANTIGOS

Coimbra procura parceiros

A Universidade de Coimbra quer encontrar aliados no mundo empresarial para restaurar e digitalizar os livros da Biblioteca Joanina cujo estado de conservação actual justifique a intervenção. Entre as obras a restaurar no âmbito desta campanha estão, por exemplo, a 1.ª edição d’ “Os Lusíadas” de Luís de Camões (cuja impressão, de 1572, terá sido acompanhada pelo próprio poeta) e uma Bíblia manuscrita do século XIII.

A intenção foi revelada na apresentação pública da campanha ‘SOS Livro Antigo’, que decorreu na Biblioteca Joanina, a 10 de Maio. Durante a cerimónia foram também divulgadas as vantagens para as empresas e organizações que aderirem ao projecto, entre as quais se inclui a utilização do espaço da Biblioteca Joanina para eventos de diversa natureza, como recitais, concertos, reuniões, lançamentos, etc..

Através da campanha ‘SOS Livro Antigo’, empresas e organizações poderão empenhar-se em acções de recuperação de obras que são verdadeiras preciosidades bibliográficas, assegurando o restauro de algumas obras emblemáticas. Está também prevista a possibilidade de digitalização, de modo a que, usando as novas tecnologias, o público possa ter acesso directo aos livros antigos restaurados.

"Temos todos, em conjunto, de partilhar esta missão de preservar o nosso património. Num país em que a especificidade da nossa Universidade – enquanto detentora de um riquíssimo património histórico – não é acautelada, pois recebemos as mesmas verbas que qualquer outra universidade, resta-nos virar para a sociedade civil", referiu o reitor da Universidade, Fernando Seabra Santos.

Já o director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais, referiu: "Estou optimista em relação ao apoio das empresas nacionais e até internacionais, porque a Biblioteca Joanina tem uma projecção que ultrapassa as nossas fronteiras". No sítio Web da campanha ( www.uc.pt/bguc/soslivro ) é possível consultar uma listagem das obras a restaurar.

A Biblioteca Joanina é uma das mais notáveis e famosas bibliotecas de Portugal, sendo o seu recheio constituído por cerca de duzentos mil volumes de obras dos séculos XVI a XIX. Recentemente foi incluída na lista do Património Europeu, elaborada pelos ministros da Cultura da União Europeia, que pretende reforçar a adesão dos cidadãos a uma identidade europeia.

 

 

 

EXPO ESTUDANTE 2007 EM ÉVORA

Atrair novos alunos

A Universidade de Évora realizou, nos dias 11 e 12 de Maio, na Praça do Giraldo em Évora, a Expo Estudante 2007. A iniciativa teve como principais objectivos “dar atenção aos novos públicos” e à empregabilidade dos jovens recém licenciados.

Durante dois dias, e segundo José Luís Ramos, Pró-Reitor responsável pelo Plano de Promoção da Oferta Educativa da UE (2007/2008), os visitantes foram convidados a “interagir com alguns protótipos e equipamentos interactivos que simbolizam alguns aspectos dos contributos da Universidade de Évora para o desenvolvimento científico e tecnológico e que, ao mesmo tempo, promovem a educação científica entre os jovens visitantes”. 

A Expo contou ainda com actividades de carácter desportivo e rastreios a alguns parâmetros e indicadores do estado de saúde da população. 

De acordo com José Luís Ramos, a Expo Estudante 2007 engloba o plano de promoção da oferta formativa daquela instituição para 2007/2008. “Para além desta iniciativa destacamos ainda o Roteiro de Conferências a realizar em escolas secundárias do sul do país, a assinatura de protocolos com cerca de 30 escolas a propósito do projecto “UE-Escolas”, e a iniciativa "Tens Dúvidas" destinada a apoiar os estudantes de 12º no período de preparação dos seus exames nacionais e, que também, está aberta a todos os estudantes do País”.

N.M.

 

 

 

INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA

Algarve marca pontos

O Centro Regional para a Inovação do Algarve (Cria), organismo da Universidade do Algarve para promover as relações entre a universidade e as empresas e apoiar a constituição de novas empresas (start-ups e spin-offs) de base tecnológica e de conhecimento, acaba de ser reconhecido com duas distinções de boa-prática europeia na temática da Inovação e Transferência de Tecnologia.

A primeira distinção, concedida pela Direcção Geral da Política Regional da Comissão Europeia, identificou as iniciativas do Cria como uma boa-prática portuguesa na utilização da política regional europeia para a promoção da Inovação. Nesta iniciativa foram destacados 15 projectos inovadores da União Europeia.

A segunda distinção foi atribuída pela Erik – European Regions Knowledge based Innovation Network. Esta rede contactou com o Cria num processo de benchmarking internacional na temática das relações entre Universidade e Empresa.

O Cria tem-se destacado por participar numa série de iniciativas relacionadas com a promoção da Inovação no Algarve. O seu projecto emblemático é porém a criação do Pólo Tecnológico no Parque das Cidades, uma estrutura que, a concretizar-se, poderá desempenhar um papel crucial na diversificação da economia regional, ao apoiar a manifestação de empresas de elevado nível de conhecimento.

 

 

 

ROBOCUP GERMAN OPEN 2007

Aveiro e Porto na frente

A equipa FC Portugal, um projecto de cooperação entre a Universidade de Aveiro e a FEUP, venceu o RoboCup German Open 2007 na Liga de Futebol Robótico Simulado 3D, que decorreu em Hannover entre 16 e 21 de Abril.

Nesta Liga, duas equipas de 11 agentes de software autónomos jogam futebol entre si através de um simulador que modela um mundo virtual em 3D. Os agentes funcionam como o cérebro de cada jogador, que, com base na informação incompleta e com ruído fornecida pelo simulador, devem tomar decisões sobre as acções a tomar em cada instante. A equipa FC Portugal 3D não sofreu um único golo tendo marcado 10 golos nos seis jogos efectuados.

O projecto FC Portugal participou também na competição de Futebol Robótico simulado 2D, ficando nesta competição com o 2º lugar decidido por penalties depois de uma final sem golos contra a equipa alemã Brainstormers.

De referir que o projecto FC Portugal iniciou-se em 2000 tendo como objectivos suportar e testar a investigação sobre coordenação em sistemas multi-agente desenvolvida pelos grupos de Aveiro e do Porto e ainda a sua utilização em termos pedagógicos. As equipas desenvolvidas no âmbito deste projecto já foram três vezes campeãs mundiais do RoboCup e ganharam vários torneios europeus e nacionais.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt