Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano X    Nº114    Agosto 2007

Politécnico

ENGENHARIA PARA O FUTURO

IPL vence Fórmula Studente 2007

A Equipa “Formula IPLeiria” (FIPL-01), um projecto que promove a relação interdisciplinar entre estudantes e docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), venceu a Classe 2 do Evento Formula Student 2007, que decorreu a 14 e 15 de Julho, no circuito britânico de Silverstone, em Inglaterra.

Depois de ter alcançado no ano passado a quarta posição geral em Classe 3 (veículos em fase de “projecto virtual”), a equipa de 13 estudantes do IPL vence este ano a Classe 2, que se baseia em veículos em fase de construção incompleta, onde é exigido um chassis finalizado como requisito de participação. Nesta fase, o IPL obteve a primeira posição nas provas de Design e de Gestão/Custos, e a quarta posição para a categoria de Apresentação/Marketing.

O próximo passo será a participação em Classe 1, onde o FIPL-01 será também avaliado no evento dinâmico. O monolugar e os diversos componentes estão a ser construídos nas oficinas de Mecânica da ESTG/IPL. Já o motor e a electrónica estão a ser desenvolvidos pelos estudantes e testados no pavilhão do curso de Engenharia Automóvel, na mesma Escola.

 

 

 

SETÚBAL

EST especializada

Com o objectivo de responder às necessidades do tecido empresarial, no que respeita à formação de técnicos especializados, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), avança com mais 7 novos Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s), sendo agora 11 a totalidade de CET’s disponíveis. O arranque prevê-se para 17 de Setembro 2007.

Um CET constitui uma formação pós-secundária não superior de 1500 horas (1 a 2 anos lectivos – incluindo estágio). Confere qualificação profissional de nível 4 e permite o acesso às Licenciaturas da ESTSetúbal/IPS apresentando, do ponto de vista curricular, 3 componentes formativas: formação Geral e Científica; formação Tecnológica; formação em Contexto de Trabalho (com a realização de estágio).
 
Em Março de 2007 entraram em funcionamento os primeiros quatro CET’s da Escola, com 72 candidatos admitidos. Em Setembro, juntam-se aos cursos já iniciados (Automação e Instrumentação Industrial; Estudo e Projecto de Sistemas de Refrigeração e Climatização; Sistemas Electrónicos e Computadores; Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação) 7 novos cursos: Qualidade Ambiental; Qualidade Alimentar; Gestão de Oficinas Automóvel; Desenho e Projecto de Construções Mecânicas; Electromedicina; Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação; Telecomunicações e Redes.

Poderão candidatar-se as pessoas que cumpram uma das seguintes condições de acesso: ser titular de um curso do ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente; ter concluído o 10º/11º ano e, tendo estado inscrito no 12º ano não o tenha concluído (com experiência profissional relevante); ser titular de uma qualificação profissional de nível 3 (cursos profissionais e tecnológicos); ser titular de um CET ou de um grau/diploma de Ensino Superior (requalificação profissional); ter idade igual ou superior a 23 anos.

Após a conclusão do CET, com aprovação em todas as unidades de formação, a ESTSetúbal/IPS atribui, ao formando, um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) – ao qual corresponde um plano de formação num total de 60 ECTS - estando apto para requerer o Certificado de Aptidão Profissional – (CAP), de nível 4, emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional nas condições fixadas pelo Decreto regulamentar nº 68/94, de 26 de Novembro.

 

 

 

IBEROAMERICANO DE ANIMAÇÃO

Congresso é na Guarda

“Tenho a honra e a satisfação pessoal de comunicar que a sua solicitação de candidatura, oferecendo a Escola e a cidade da Guarda para a organização do 2º Congresso Iberoamericano de Animação Sóciocultural durante o mês de Outubro de 2008, foi escolhida por parte da Junta Directiva da Rede Iberoamericana de Animação Sóciocultural (RIA) como instituição e cidade anfitriã para a organização de tão importante evento”. Victor Ventosa, presidente da RIA, anunciou desta forma, ao director da Escola Superior de Educação da Guarda (Eseg), Joaquim Brigas, e ao vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda (CMG), Virgílio Bento, a eleição da cidade da Guarda para a realização do 2º Congresso Iberoamericano de Animação Sóciocultural.

A “boa novidade”, como diz Victor Ventosa, vem corresponder ao repto lançado por Joaquim Brigas ao presidente da RIA, por ocasião das II Jornadas de Animação Sóciocultural (ASC), realizadas na Eseg no último mês de Maio e ao qual a CMG se associou de imediato.

Na altura, Joaquim Brigas demonstrou o desejo particular, como Escola Superior de Educação que tem uma licenciatura em ASC, em participar activamente na realização do II Congresso Ibero-Americano de Animação Sóciocultural, defendendo desde o primeiro instante “uma parceria com a Câmara Municipal para a apresentação da candidatura”. Joaquim Brigas registou “essa vontade recíproca” reiterando que “sendo a Guarda uma cidade de cultura faz todo o sentido ser o berço da segunda edição do evento mundial”.
Virgílio Bento, vice-presidente da autarquia da Guarda lembrou desde logo que “se há cidade que por direito próprio merece acolher a realização deste Congresso é a Guarda”. Estavam, portanto, reunidas todas as condições para que a Guarda pudesse sair vitoriosa da candidatura (apresentada à RIA em 18 de Junho último) resultante da parceria entre estas duas instituições públicas da Guarda. Por seu lado, o presidente da autarquia, Joaquim Valente, também já demonstrou a sua satisfação pelo facto de a Guarda ter sido escolhida para palco de “tão imponente acontecimento cultural” e, sublinha, “tal não aconteceu, certamente, por acaso”.

Já na altura Victor Ventosa tinha deixado claro que a Guarda “tem muitas condições positivas para acolher o evento”. De facto, a decisão da RIA recaiu sobre a cidade da Guarda, sendo que a afinidade de opiniões fez dela a sucessora de Salamanca, a cidade espanhola que acolheu, há dois anos, o I Congresso Ibero-Americano de Animação Sóciocultural, com mais de 3000 participantes.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt