Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº103    Setembro 2006

Universidade

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Estudar notícias na UBI

Uma docente e uma aluna da UBI participaram num trabalho que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores ibero-americanos, o qual tem como objectivo analisar jornais de referência e verificar de que forma se processa, nas notícias, a ligação entre os vários países da América Latina e da Península Ibérica.

O Diário de Notícias e o Público foram os dois jornais diários portugueses escolhidos pelo grupo Infoamérica, para integrar este estudo. Ivone Ferreira, bolseira de doutoramento em Ciências da Comunicação e Vanessa Martins, aluna do terceiro ano de Filosofia da UBI, integra a equipa que se dedica a analisar a forma como os jornais dos países que falam português e espanhol reflectem a ligação entre si.

O projecto que abarca três aspectos fundamentais: “estudar dois diários de referência, no que respeita ao tratamento jornalístico das questões ligadas à América Latina, a análise da mulher nos jornais, e a presença de notícias sobre indígenas”. Este trabalho foi realizado através da análise das edições dos dois jornais portugueses entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Março de 2006. Todo o conteúdo dos dois jornais foi passado “à lupa” o que deu origem a 2200 notícias com referências aos aspectos necessários para o estudo. Para além dos jornais portugueses foram também analisados, por outros investigadores, publicações como o Clarín e La Nación, da Argentina, O Estado de S. Paulo e O Globo, do Brasil, El Mercúrio, do Chile, El Tiempo, da Colômbia, La Nación, da Costa Rica, El Comercio, do Equador, El País e El Mundo, de Espanha, El Universal e Reforma, do México, El Comercio, do Peru e El Universal e El Nacional, da Venezuela.

Depois de sinalizadas estas notícias “as suas referências eram introduzidas numa base de dados que conduz os resultados ao grupo principal”, explica Ivone Ferreira. A doutoranda acrescenta ainda que este mesmo estudo decorreu em diversos países da América Latina e que o grupo com sede na Universidade de Málaga, vai agora retirar as conclusões devidas. Ainda assim, a base de dados criada por todos os membros participantes “vai ajudar em muitas teses de mestrado e doutoramento”, garante.

Numa primeira análise, e no caso português, as 2200 notícias seleccionadas passam pelo envolvimento de Portugal com Espanha e com o Brasil e também com o papel da mulher nos jornais. Nas várias edições analisadas tentaram estudar “o papel da mulher nos media”, sublinha Ivone Ferreira. A mesma acrescenta que Isabel Pires de Lima, a ministra da Cultura, “é a mulher que mais aparece nos jornais portugueses, em notícias”. Existem depois as páginas de carácter social que são dominadas pela figura feminina
.

Eduardo Alves

 

 

 

COVILHÃ

UBI mantém valor das propinas

A Universidade da Beira Interior decidiu manter o valor da propina para o ano lectivo de 2006/2007. Conforme a lei, a propina rondará os 869 euros, valor resultante da actualização feita de acordo com a taxa de inflação. Os estudantes com bolsa passarão a pagar cerca de 499 euros. 

Manuel Santos Silva, reitor da UBI, diz que não faria sentido alterar valor da propina com a entrada do processo de Bolonha. “O valor da propina será actualizada de acordo com a taxa de inflação”, afirma.

Aquele responsável esclarece ainda que “as propinas não foram alteradas por uma razão muito simples”. E explica que o motivo prende-se com a entrada dos segundos ciclos relativos ao Processo de Bolonha. Para Santos Silva, “a UBI vê os segundos ciclos como uma continuação do primeiro ciclo”.

Cátia Felício

 

 

 

XXIV ENCONTRO JUVENIL

Fazer ciência em Coimbra

Cerca de 80 jovens, entre os 15 e os 23 anos, vão encontrar-se na Universidade de Coimbra, durante a realização do XXIV Encontro Juvenil de Ciência, para partilhar experiências e participar num imenso conjunto de actividades.

Este evento decorre de 30 de Agosto a 9 de Setembro e é organizado pela Associação Juvenil de Ciência, reunirá jovens ‘cientistas’ de todo o país e ainda alguns representantes internacionais, para além de alguns dos melhores cientistas portugueses.

O Encontro inclui palestras com investigadores e docentes de primeiro plano no panorama científico nacional, grupos de trabalho de índole prática, em áreas tão distintas como Saúde, Matemática, Ambiente, Técnicas Aeroespaciais e Informática, bem como a apresentação dos trabalhos pelos participantes.

O programa visa também dar a conhecer a estes jovens um pouco da Cidade e Distrito de Coimbra, estando previstas visitas a indústrias, centros de investigação, mas também diversas actividades de entretenimento.

A selecção dos participantes neste congresso científico, de características únicas em Portugal, foi realizada através da avaliação de um trabalho de carácter científico (teórico ou prático), que privilegiou a criatividade e a inovação. É de realçar, por outro lado, a participação crescente de jovens estrangeiros, nomeadamente de organizações europeias e dos PALOP.

O primeiro Encontro Juvenil de Ciência decorreu em Setembro de 1983, tendo vindo a realizar-se ininterruptamente desde essa altura, nas cidades dos núcleos regionais da Associação Juvenil de Ciência.

A Associação Juvenil de Ciência é uma associação nacional, criada em 1987, de jovens interessados em Ciência, cujo principal objectivo é a promoção e difusão de actividades científicas, culturais e educacionais entre a camada mais jovem da população. Contando actualmente com mais de 1500 sócios oriundos das mais diversas regiões do país, possui núcleos regionais em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Aveiro, Covilhã e Odemira. Como sócios Honorários, a associação conta com a presença de várias figuras de destaque da cultura científica portuguesa, como Carlos Fiolhais, António Manuel Baptista, Henrique Leitão, Francisco Ferreira e Jorge Buescu.

 

 

 

CURTAS & DIRECTAS

UBI em passo de corrida

Na Câmara Municipal da Covilhã encontram-se seis maquetes de peças escultóricas que contribuirão para o “enriquecimento escultórico da cidade”.

Apesar de ainda estarem em processo de selecção, Carlos Pinto, presidente da CMC, adianta que uma delas será colocada em frente à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI. A indicada, de acordo com o autarca, simboliza o conhecimento. Muitas das esculturas em processo de selecção são da autoria do escultor covilhanense Moreira das Neves.

CURSO. A Universidade da Beira Interior no âmbito do Projecto CAIE - Centro de Apoio à Inovação e Empreendedorismo e do Programa Comunitário Equal, vai ministrar a 1ª edição do Curso de Criação e Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (CCDEBT), direccionado para animadores e consultores externos e outros públicos interessados. A frequência do curso é gratuita e no final será emitido um Certificado.

O número de vagas é limitado a 9 formandos, informamos que se encontram abertas as inscrições até ao próximo dia 11 de Setembro. Os interessados devem contactar o Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação pelo 275 319 736 ou por e-mail: gaapi@ubi.pt.

BES. A segunda edição do Concurso Nacional de Inovação BES (CNIBES) está aberto desde 15 de Maio de 2006 com o intuito de, mais uma vez, premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços. Com efeito, o CNIBES está organizado por categorias sectoriais, o que faz com os projectos a concurso tenham de ter uma aplicação concreta no contexto de um dos sectores seleccionados. Na edição deste ano do Concurso Nacional de Inovação BES, são cinco os sectores a concurso: Energias Renováveis, Economia Oceânica, Turismo, Saúde, Cuidados Pessoais e Acolhimento, Processos Industriais. À semelhança da primeira edição, em 2006 o CNIBES contará com a parceria da Siemens, da Fundação Ilídio Pinho, de 10 instituições do Ensino Superior e de um Parque Tecnológico. O período de apresentação de candidaturas à segunda edição do CNIBES decorrerá entre 15 de Maio e 30 de Setembro. Para participar deverá ler o regulamento, preencher o formulário de candidatura e enviar para inovacao@bes.pt.

SEMINÁRIO. Decorre nos dias 28 e 29 de Setembro na UBI (Anfiteatro. Pe. Videira Pires) o seminário “Redes Sociais: experiências, discursos e perspectivas”. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior em parceria com o Centro de Estudos Transdiciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

MATEMÁTICA. O Departamento de Matemática e o Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior promovem a conferência intitulada “Avaliação Cognitiva. Crianças em Idade Escolar.” por Maria José Miranda da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt