UNIVERSIDADE DE ÉVORA
BES apoia ciência

O Banco Espírito Santo (BES) vai passar a apoiar projectos da Universidade de Évora nas áreas da ciência, tecnologia e inovação e a oferecer a estudantes da academia estágios remunerados em empresas do grupo.
O apoio do BES foi acordado através da celebração de um protocolo com a Universidade de Évora, instituição que projecta a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia.
O protocolo tem como beneficiários os alunos, professores e colaboradores da universidade, que passam a contar com acesso privilegiado a diversas soluções financeiras do BES, como linhas de crédito para formação, aquisição de equipamentos informáticos e habitação.
Ao abrigo do protocolo, o BES compromete-se a “estudar com a instituição de ensino outras alternativas que contribuam para o enriquecimento profissional do seu corpo discente e docente, para o desenvolvimento da universidade ou para a melhoria das condições de funcionamento do Campus Universitário”.
Quanto aos estágios profissionais, o protocolo prevê a oferta anual de estágios remunerados no BES e em empresas do grupo: cinco estágios de formação diversificada e dez de aproximação à vida activa.
Relativamente a linhas de crédito, fica aberto o recurso a financiamento de licenciaturas, cursos de especialização (pós-graduações), mestrados e MBA e frequência de doutoramentos.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Ruraltec 2006 em
Outubro
A 1.ª Edição da RURALTEC 2006 vai realizar-se, de 13 a 15 de Outubro, na Herdade da Mitra da Universidade de Évora e será subordinada ao tema “Alentejo, Terra de Produção de Qualidade”. O evento tem como principal objectivo promover o debate sobre a produção agro-pecuária e alimentar de qualidade na Região Alentejo.
Segundo a organização, esta 1.ª edição pretende desenvolver uma mostra do mundo rural e agro-pecuário na qual a região está inserida. Assim, diversas empresas e organismos marcarão presença de forma a divulgar os seus produtos e serviços, que vão desde a maquinaria agrícola às espécies pecuárias, e do artesanato ao turismo.
A RURALTEC 2006 vai promover ainda um ciclo de Jornadas Técnicas, onde irá ser debatido a produção agro-pecuária das espécies animais autóctones da região, nomeadamente, bovinos, suínos, ovinos e caprinos.
O evento, de acordo com a organização, será também uma oportunidade de excelência para apresentar publicamente os resultados dos inúmeros trabalhos de investigação produzidos na Universidade de Évora sobre aquela temática.
A iniciativa contará também com actividades equestres, actividades desportivas ao ar livre, exposições e workshops. Para mais informações consulte a página www.ruraltec.uevora.pt.
N.M.
CANDIDATURAS ABERTAS EM
ÉVORA
Mestrado em Sociologia

As candidaturas para a XII Edição do Curso de Mestrado em Sociologia, ministrado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, já estão abertas e prolongam-se até ao final do mês de Setembro.
No ano lectivo 2006/2008, serão oferecidas as três áreas de especialização: Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, Família e População, Poder e Sistemas Políticos. O início das aulas está previsto para o mês de Outubro com sessões lectivas à Sexta-feira (tarde) e ao Sábado. As aulas serão leccionadas por especialistas nacionais e estrangeiros.
Refira-se que o Curso tem como principais objectivos: Fomentar a actualização científica, Aumentar a capacidade profissional, Aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e europeia, Capacitar para o Desenvolvimento. Neste âmbito, as saídas profissionais são: Autarquias e administração pública, Desenvolvimento local e regional, Serviço social e saúde, Educação e formação contínua.
Para mais informações e aceder ao boletim de inscrição consulte o link
http://www.dsoc.uevora.pt.
|