Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº104    Outubro 2006

Politécnico

POLITÉCNICO DE BEJA

Inovjovem em marcha

O Centro de Estudos Vasco da Gama acaba de iniciar mais uma acção do Programa net.com - redes empresariais na comunidade, sob a égide do Inovjovem e Plano tecnológico. Este programa destina-se à introdução de inovação nas áreas de comercialização, marketing e internacionalização nas PME´s da região.

A 2 de Outubro foi iniciada a formação inicial de mais um grupo de jovens oriundos de várias instituições de ensino superior do país com destino às empresas participantes. Este programa, que permite a colocação dos jovens nas empresas, com o apoio de uma bolsa de estágio e formação durante 12 meses e com um custo bastante reduzido para as empresas participantes, foi desenhado para interligar as necessidades do tecido empresarial com as competências dos jovens diplomados ou licenciados. 

Entretanto decorrem os estágios do primeiro grupo de jovens nas empresas que aderiram a esta iniciativa, com o apoio dos tutores presenciais na implementação do plano de acções previstas para cada realidade empresarial. Para esta primeira acção está já prevista a realização do seminário internacional, que irá apresentar aos jovens profissionais novas perspectivas e realidades, fomentado a interacção entre os participantes e incentivando o fortalecimento das redes empresariais que deram nome a este programa.

O sucesso deste programa situa-se no envolvimento de uma equipa multidisciplinar oriunda do meio académico e empresarial no apoio à acção dos jovens nas empresas, como um factor determinante para a apresentação de perspectivas diversificadas que permitam a integração dos jovens, mas também a introdução de inovação no tecido empresarial regional.

O programa irá ainda contemplar uma terceira acção, para a qual já conta com a intenção de participação de mais um grupo de empresas. Para esta última acção encontram-se abertas as inscrições de jovens e entidades, sendo desejo da coordenação o cumprimento total dos estágios aprovados, esperado que este programa se constitua no embrião de um modelo de interacção entre as empresas e o Ensino Superior, como forma de, no processo de aprendizagem recíproco, os ganhos relacionados com estas sinergias possam efectivamente resultar no reforço do tecido empresarial e assim na criação de emprego sustentável.

 

 

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1º CICLO

Beja forma

A Escola Superior de Educação de Beja, através da Área Departamental das Ciências da Natureza, vai participar no Programa de Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências, um programa de âmbito nacional promovido pelo Ministério da Educação, que visa melhorar o Ensino das Ciências da Natureza nos primeiros anos de escolaridade. 

O programa incide especificamente sobre o Ensino Experimental das Ciências, uma vez que esta é uma área fundamental para a formação científica dos alunos, e poderá aumentar a apetência dos jovens, quer para a escolha de carreiras relacionadas com a Ciência e a Tecnologia, quer para o acompanhamento e intervenção em questões sócio-científicas. A Acção de Formação, visa proporcionar aos professores em exercício, a formação científica e didáctica necessária para a generalização do ensino das Ciências de base experimental.

A ESEB constituiu uma equipa de formação, composta pelos dois docentes da Área Departamental das Ciências da Natureza, que ficarão responsáveis pela concretização das acções de formação no distrito de Beja. As acções seguirão a modalidade de Oficinas de Formação contínua, com sessões de cariz fundamentalmente teórico-prático num total de 63 horas por formando. Neste momento está em curso o processo de organização dos grupos de formação e a definição das localidades onde decorrerá a formação.

 

 

 

EM BEJA

Abandono escolar combatido

O Centro de Estudos e Desenvolvimento Vasco da Gama acaba de assinar protocolos para a implementação do projecto “Alternatic - Ctrl+Alt+mas não Delete”, o qual tem como objectivos combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Visa ainda promover a reintegração escolar de jovens que tenham abandonado a escola através das TIC e desenvolver acções de educação não formal favorecendo as competências pessoais e sociais através da utilização das TIC.

Para já foram assinados protocolos com as seguintes instituições: Instituto Politécnico de Beja; Instituto de Reinserção Social, Instituto da Droga e Toxicodependência, Agrupamento de Escolas nº 1 Santa Maria, Agrupamento de Escolas nº2 Mário Beirão, Agrupamento de Escolas nº3 Santiago Maior, Escola Secundária c/3º Ciclo de D. Manuel I, Escola Secundária Diogo de Gouveia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Câmara Municipal de Beja.

 

 

 

AGRÁRIA DE ELVAS

10 anos de actividade

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) comemorou os 10 anos de actividades lectivas no passado dia 18 de Outubro, numa sessão solene que teve lugar no antigo Edifício do Quartel do Trem, em Elvas. A iniciativa, presidida pelo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Nuno Oliveira, acompanhado pelo ex-ministro do Ensino Superior, Pedro Lynce, e pelo presidente do Conselho Directivo, Francisco Mondragão Rodrigues, bem como pelos responsáveis do Conselho Científico, Gonçalo Barradas e da Associação de Estudantes, Jaime Silva. 

Das várias intervenções salienta-se a referência às dificuldades que a ESAE enfrentou e que soube ultrapassar, com o apoio da Presidência do IPP e a colaboração dos alunos, funcionários e docentes, nomeadamente: o facto de ter sido criada quando se iniciou a redução do número de candidatos ao ensino superior tendo, apesar de tudo, a ESAE “multiplicado por dez” o número de alunos durante este período; a dificuldade em dispor de instalações próprias e adequadas ao ensino ministrado, ultrapassada recentemente com a adaptação do antigo edifício do Quartel do Trem (a terceira e última fase está já adjudicada); a redução do orçamento de estado, tendo sido necessário fazer um esforço adicional para aumentar as receitas próprias. 

Para consolidar a ESAE enquanto instituição de Ensino Superior contribuíram, de forma decisiva, as inovadoras ofertas formativas em Produção e Utilização de Cavalos (actual Equinicultura), Enfermagem Veterinária e Gestão de Espaços Verdes, nas quais a ESAE foi pioneira. A Escola dispõe ainda da formação clássica em Engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional (actual Engenharia Agronómica). A dinâmica da ESAE é espelhada pela adequação ao “modelo de Bolonha” de todos os cursos de 1º ciclo, já em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. 

Dos novos desafios que a ESAE enfrenta foram salientados o aumento da população estudantil, as novas ofertas formativas ao nível do 1º ciclo e a criação de novas valências como a instalação de um centro de pós-graduações do IPP, e o ensino pós-secundário não superior (CET).

MEDALHAS. Após a intervenção dos elementos da mesa, o presidente do Conselho Directivo procedeu à entrega das primeiras cinco medalhas comemorativas do aniversário, devidamente numeradas. A atribuição foi feita pela seguinte ordem: Gonçalo Barradas (primeiro Director da Escola, primeiro Presidente do Conselho Directivo e actual presidente do Conselho Científico); Pedro Lynce de Faria (Secretário de Estado do Ensino Superior na altura da criação da ESAE e seu principal impulsionador); Francisco Fortunato Queiroz (Presidente do IPP aquando da criação da Escola); Nuno Oliveira (actual Presidente do IPP); Manuel Barradas (primeiro Presidente do Conselho Científico da ESAE).

Antes do encerramento da sessão foi feita ainda uma homenagem a Gonçalo Barradas, por parte de um grupo alargado de membros de toda a comunidade escolar, com o intuito de agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido e as dificuldades ultrapassadas ao longo destes primeiros 10 anos da ESAE.

 

 

 

FILEIRA QUALIDADE CARREFOUR

ESA de Elvas participa

A docente da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Maria da Graça Pacheco de Carvalho Ribeiro acaba de participar no IV Encontro de Produtores Fileira Qualidade Carrefour que se realizou em Elvas na Herdade da Chaminé.

A colaboração da docente Maria da Graça Pacheco de Carvalho Ribeiro e do aluno Hildeberto Capelo surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Carrefour e diferentes entidades, entre elas a ESAE que procedeu à avaliação dos parâmetros colorimétricos (avaliação da cor das carnes) de lombos de novilho “Fileira Qualidade Carrefour”.

O Carrefour Portugal, à semelhança do Carrefour França criou o projecto “Fileira Qualidade Carrefour” em 1998 com o propósito de oferecer aos consumidores produtos frescos, sãos, saborosos, de origem conhecida, de grande qualidade e que sejam provenientes de regiões tradicionais.

Um dos objectivos destes encontros é o de proporcionar uma oportunidade para que os produtores e intervenientes no projecto se conheçam, divulgar a forma como este tem crescido em Portugal e os produtos que dele fazem parte, a sua proveniência, etc. Este ano a anfitriã do evento foi a ELIPEC (Agrupamento de Produtores de Pecuária) sediada em Elvas
.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt