POLITÉCNICO DE VISEU
Estúdios de TV
renovados

O estúdio de TV montado do Instituto Politécnico de Viseu, a funcionar desde o final de Fevereiro de 2004, acaba de ser alvo de uma requalificação no âmbito da acústica que envolveu uma verba de milhares de euros. A conclusão destes projectos permitiram melhorar significativamente as condições técnicas do Estúdio de Televisão dos Serviços Centrais, uma estrutura que se deseja não só ao serviço das unidades orgânicas do ISPV e da população académica mas também da comunidade local.
Aquela estrutura abrange uma superfície total de 112 metros quadrados subdividida em dois espaços distintos mas complementares: régie e área de captação de imagem/som.
A régie constitui o “centro nervoso” de todos os equipamentos instalados, pois a ela confluem as informações audiovisuais provenientes do estúdio ou do exterior. É aqui que estão localizados os controlos remotos das câmaras, os conversores de sinais, geradores de caracteres, bem como leitores/gravadores áudio e vídeo; ajusta-se e monitoriza-se a iluminação, realiza-se a edição de som e de imagem.
Ocupando 72 metros quadrados, o espaço dedicado à captação audiovisual (o estúdio propriamente dito) possui um sistema de iluminação com 16 projectores, três câmaras de vídeo, uma delas com teleponto, diversos tipos de microfones, uma cortina de croma-key1 e sistemas de intercomunicação e de visualização. Foi esta área animada por um conjunto de intervenções com o objectivo de insonorizar o local, tornando-o praticamente imune aos sons do exterior, e, ao mesmo tempo, optimizar a sua acústica interior.
APLICAÇÃO INFORMÁTICA
INÉDITA AMPLIA SUCESSO
ESTG da Guarda brilha

O Projecto Magic Key, concebido por um docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), esteve presente no Salão Internacional das Tecno-logias de Informação e Comunicação, que recentemente decorreu em Lisboa, onde registou grande sucesso.
Este projecto, que é apoiado financeira e logisticamente pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG foi igualmente apreciado no decorrer da Primeira Mostra de Ajudas Técnicas, que decorreu no passado mês em Óbidos.
O Magic Key é uma aplicação informática que Luís Figueiredo, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda, desenvolveu a pensar nas pessoas com dificuldades físicas ao nível dos membros superiores; esses utilizadores, apesar das limitações inerentes à sua deficiência, podem – recorrendo à aplicação – escrever, desenhar, enviar correio electrónico, navegar na Internet; através de um simples olhar o cursor segue as orientações que, numa situação normal, seriam dadas pelo “rato” do computador.
A aplicação informática funciona através da utilização de uma vulgar câmara Web ligada ao computador, de forma a serem adquiridas imagens da face do utilizador e,
consequentemente, transmitidas à aplicação desenvolvida por aquele docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda.
A referida aplicação define o ponto do monitor para o qual o utilizador está a olhar e posiciona, nesse local, o cursor do rato; a interpretação dessa acção é validada pelo fechar do olho (da pessoa que estiver a utilizar o equipamento informático), o que corresponde a um normal clique do rato do computador.
A utilização do Magic Key não exige nenhum computador especial, sendo apenas necessário um Pentium 4 a 3.0 GHz, com USB 2.0 (mais informações podem ser obtidas em
www.magickey.ipg.pt.
De salientar que foi, recentemente, estabelecido um acordo entre a Fundação para a Divulgação das Novas Tecnologias da Informação e o Projecto Magic Key o qual permitirá instalar aquela aplicação em todos os centros distritais do Instituto Português da Juventude.
VALTER LEMOS AFIRMA
Há pausas lectivas
O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, nega qualquer intenção do Governo em acabar com as pausas lectivas no Carnaval e na Páscoa para os professores. “Isso é totalmente falso. Mas é importante referir que os professores nunca tiveram férias no natal, no Carnaval e na Páscoa, quem tem férias nessas alturas são os alunos. Os docentes fazem as actividades normais para esse período, como as avaliações e a preparação das aulas para o período seguinte. Nada disso está em causa, já que não intenção do Governo alterar aquilo que tem sido a prática histórica nessa matéria”. Valter Lemos falava à margem da entrega de prémios do Concurso Nacional de Fotografia do Ensino Magazine, em Castelo Branco, o qual envolveu mais de três mil escolas de todo o país.
No entender do Secretário de Estado da Educação, “as declarações que foram difundidas pela Imprensa, a informar que os professores iriam deixar de ter esse direito são completamente falsas. Neste momento, como estão a ser discutidas matérias relativas ao estatuto dos professores, é natural que haja tentativa de haver alguma desinformação”. Valter Lemos afasta também a hipótese de aumentar o horário de trabalho dos professores. “Isso nunca esteve em causa, os professores, como qualquer funcionário público trabalham 35 horas semanais, uma parte das quais são aulas e as outras actividades não lectivas. Isso não constitui qualquer novidade”. O Secretário de Estado lembra que as propostas do Ministério da Educação para o Estatuto da carreira Docente são públicas, através da página de Internet. Pelo que qualquer pessoa a pode consultar. Nós já fizemos cinco propostas e todas foram divulgadas. Pelo contrário, os sindicatos apresentaram-nos uma, com algumas alterações de artigos, e nunca foi divulgada em público”.
IPPORTALEGRE
Instituto em
aniversário
O Instituto Politécnico de Portalegre está a comemorar mais um aniversário. Este ano, aquele organismo decidiu assinalar a data através da realização de várias actividades, com início, de 20 a 25 de Novembro.
Assim, e de acordo com a nota de imprensa enviada à comunicação social, para o dia 20 está agendada a inauguração de uma mostra, denominada «Exposição das Exposições», a qual estará patente nos serviços centrais do Politécnico. Para o dia 21 está prevista a visita às obras do Centro de Reconhecimento e Validação de Competências, na Escola Superior de Educação. Aquele centro vai permitir a certificação de competências adquiridas ao longo da vida, nos mais variados contextos e destina-se a todas as pessoas com mais de 18 anos, que possuam baixos níveis de escolaridade e pretendam obter um certificado de habilitações, equivalente ao 4º, 6º ou 9º anos.
Ainda no dia 21, na sala de actos dos Serviços Centrais, será lançado o livro nº 5 da colecção Largo da Sé, denominado «Adolescência... o corpo, a amizade e a intimidade», da autoria de Raúl Cordeiro, da Escola Superior de Saúde. Uma obra que procura ilustrar a importância dos conceitos de identidade, amizade e auto-conceito, enquadrados no estudo do desenvolvimento psicossocial, nomeadamente na adolescência.
O filme «Match Point», de Woody Allen, encerra as actividades de 21 de Novembro.
Na quarta-feira serão entregues os prémios aos melhores alunos do Instituto, numa cerimónia agendada para as 16 horas, na sala de actos dos serviços centrais, seguindo-se depois uma missa comemorativa do Dia do IPP, na Sé Catedral.
Para quinta-feira, está prevista a realização do Festival de Tunas Mistas, numa iniciativa que decorrerá entre as 18 e as 21 horas, na Praça da República e Centro de Artes e Espectáculos, e que conta com a participação da Esctunis (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa), Magna Tuna Apocalipsiana (ISCSP de Lisboa), Tun’Acanémica (ESE de Leiria), Viriatuna (ESS de Viseu), Tuna de Enfermagem de Lisboa, Tunapapmisto (IPP) e Enfuna (Superior de Saúde de Portalegre).
Já na sexta-feira serão visitadas as instalações da nova cantina dos serviços centrais (10H30). À noite realiza-se um colóquio sobre «Régio Vivo», com a participação José Mascarenhas e Augusto Vintém.
O aniversário encerra com um almoço promovido pela Associação de Antigos Estudantes do Politécnico, no dia 25, no restaurante «A Estação», em Portalegre.
GUARDA
Inovar na saúde

A Escola Superior de Saúde da Guarda realizou, no passado dia 6 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “Empre-endedorismo na Saúde”, no âmbito do Projecto BIInova. Catarina Alves, docente da ESTG, foi a oradora nesta iniciativa destinada, fundamentalmente, aos alunos da Escola Superior de Saúde.
A sessão teve início com uma sensibilização para a temática do empreendedorismo, através da apresentação de ferramentas fundamentais na procura e implementação de oportunidades de negócios. Esta comunicação foi orientada para a área particular da Saúde através da apresentação de um caso prático, construído com base num projecto de criação de empresas real a concurso no ano passado na terceira edição do Concurso
Poliempreende. Recorde-se que foi um projecto inovador apresentado por alunos da ESS de Castelo Branco, que obteve uma boa classificação e o qual está a ser acompanhado com o objectivo da criação do negócio.
Os alunos que assistiram manifestaram o seu agrado pela conferência concordando que nos tempos que correm o
empreendedorismo é a solução para um mercado de trabalho sem resposta à oferta que existe. 
seguinte >>>
|