LEIRIA
Ouro para o IPL

A Câmara Municipal de Leiria acaba de anunciar a atribuição da medalha de ouro da cidade ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL), instituição que comemora este ano o seu 25º aniversário.
A medalha, que será entregue em cerimónia a realizar no dia 22 de Novembro, reflecte, segundo a autarquia, “o reconhecimento de que o IPL tem sido um factor decisivo de desenvolvimento integral do concelho e região”.
“Uma das primeiras instituições de ensino superior politécnico a surgir em Portugal, ao longo deste quarto de século o IPL cresceu consideravelmente, quer em número de alunos e professores, quer ao nível da sua oferta formativa”, sublinha a Câmara Municipal, acrescentando que “o IPL desenvolveu ainda uma cultura institucional baseada na cooperação com o concelho e a região, alargada numa vasta rede de parcerias”.
O IPL possui actualmente cinco escolas - Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Tecnologias do Mar, Escola Superior de Arte e Design e Escola Superior de Saúde - distribuídas por vários concelhos do distrito de Leiria, num total de 8.994 alunos.
LEIRIA
Politécnico no Otic
A candidatura do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) à iniciativa OTIC - Oficinas de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento acaba de ser aprovada pela Agência de Inovação S.A.
Das 31 Instituições do Ensino Superior que concorreram ao Programa, apenas 16 viram a sua candidatura aceite. As OTIC pretendem ser uma referência e um apoio para as empresas através da capacidade de facilitar, impulsionar e gerir a transferência de tecnologia e conhecimentos entre o meio académico e o tecido empresarial. Uma relação que irá contribuir para o incremento da competitividade e inovação desenvolvendo os sectores económico, social e empresarial do país.
Nesse sentido, o IPL vê a adesão a esta iniciativa como aposta fundamental para a criação de uma estrutura de interface, que se torne um elo de ligação entre este Instituto e o tecido empresarial e institucional da região. Sendo o objectivo potenciar o capital humano.
Na prática, a tarefa crucial é apoiar e potenciar a população, através da dinamização e promoção das actividades, da identificação de oportunidades, da criação de uma estrutura organizativa global que impulsione acções de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I+D+I), e ainda auxiliar nos aspectos administrativos e burocráticos relacionados com os projectos em desenvolvimento.
I ENCONTRO
TRANSFRONTEIRIÇO
Beja empresarial
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja irá promover no próximo dia 23 de Novembro de 2006 o I Fórum Empresarial
Transfronteiriço.
A iniciativa visa contribuir para o fomento e dinamização sócio-económica daquela região do Baixo Alentejo, criando um espaço de análise e discussão empresarial em torno dos actuais desafios que se colocam àquela região e as perspectivas de investimento para os empresários portugueses e espanhóis. No encontro serão divulgados os projectos de grande importância para aquela região na área do Turismo, Agroalimentar, o Alqueva ou o novo Aeroporto de Beja, entre outros, assim como as possibilidades de cooperação luso espanhola.
|