Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº99    Maio 2006

Politécnico

66 HORAS DE MARATONA NA ESTT

OdiSeia para todos

A iniciativa começa com um cocktail às 11 da noite, a discoteca abre às duas da manhã, às 6 começa-se a amassar o pão e a preparar o pequeno-almoço para os hóspedes mais madrugadores; logo a seguir há que começar a pensar no almoço e depois nas danças de salão que animam a tarde… É assim que se iniciam as 66 horas de maratona da OdiSeia-66, com uma amostra das muitas actividades de que se ocupam, no seu quotidiano, os profissionais da hotelaria e turismo.

Com abertura às 21h30 de dia 31 de Maio e final marcado para as 15h00 de 3 de Junho, trata-se de uma verdadeira maratona que vai apresentar, ininterruptamente em 66 horas, o equivalente a quase três dias e três noites, o “savoir faire” deste sector, que abrange vertentes tão diferenciadas como a animação nocturna, as tradições regionais, à mais diversificada culinária, passando pelos concursos de cocktails, pelos seminários...

A iniciativa é da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia que, visa dar a conhecer as disciplinas e competências criadas nas suas licenciaturas de Gestão Hoteleira, Turismo e Lazer. “Através da simulação prática, sistemática e em contínuo, o Odisseia-66 propõe-se replicar a realidade operacional das empresas turísticas em geral e das actividades de restauração, hotelaria e animação turística em particular”, refere António Melo, Coordenador do Curso de Gestão Hoteleira e Responsável pela organização do OdiSeia - 66.

O OdiSeia - 66 realiza-se nas próprias instalações da referida Escola e envolve os alunos das licenciaturas em Gestão Hoteleira e Turismo e Lazer, num total de 66 estudantes responsáveis pela realização de todas as actividades em apresentação, contando com a coordenação de 7 docentes e alguns monitores da formação prática e com o apoio dos mais diversos parceiros, nomeadamente com produtos e serviços necessários à concretização deste desafio.

 

 

 

CARROS ECOLÓGICOS

Guarda vai ao Shell Eco Marathon

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai participar pela oitava vez numa prova destinada a protótipos de automóveis ecológicos com uma viatura que consome apenas um decilitro de gasolina aos 100, anunciou a equipa responsável pelo projecto.

A equipa EGITEAM, constituída por 17 alunos, professores e funcionários da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPG, construiu um veículo ecológico com motor a gasolina, que tem como grande inovação o sistema electrónico de gestão integral da ignição e injecção.

A viatura pesa uns magros 45 quilogramas, tem um motor com apenas 22 centímetros cúbicos - menos de metade da cilindrada das motorizadas -, um único cavalo de potência e, nos testes realizados, consumiu uma média de um litro de gasolina por cada mil quilómetros (um decilitro aos 100).

“O sistema de gestão integral do motor - totalmente concebido e desenvolvido na ESTG - pode ser reconfigurado a qualquer momento por computador. Este trabalho é pioneiro em Portugal e levou dois anos a ser concebido, testado e desenvolvido”, adiantou Jorge Gregório, o coordenador do projecto.

O veículo, concebido a pensar na redução do consumo participará na “Shell Eco Marathon”, que decorre no Circuito Nogaro, em França, de 18 a 21 de Maio, com o objectivo de fazer o máximo de quilómetros com um litro de gasolina.

O EGI 2006 surge na sequência do projecto EGIECOCAR desenvolvido pela equipa da ESTG. “Ao todo, em sete anos, fizemos seis carros, dois a energia solar (SOLA RECO) e quatro a gasolina (EGIECOCAR)”, disse Jorge Gregório.

Trata-se de um veículo construído em alumínio de carbono - revestido de fibra de vidro, fibra de carbono e Kevlar - que assenta numa estrutura de três rodas, duas frontais e uma traseira, cujo design exterior tem a forma de um golfinho. Tem 45 quilogramas de peso, 3,02 metros de comprimento, 65 centímetros de altura e 69 centímetros de largura.

O projecto foi totalmente concebido e desenvolvido nas oficinas e laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da ESTG, por uma equipa multidisciplinar ligada aos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Informática e Engenharia do Ambiente.

Para a prova deste ano, a EGITEAM tem como objectivo “assegurar uma boa classificação”. No ano passado, com o EGIECOCAR 3 a equipa do IPG obteve a melhor classificação nacional, conquistando o 31º lugar da classificação geral, tendo percorrido 903 quilómetros com um litro de gasolina.

“Este ano, a grande aposta é testar o sistema de injecção electrónica, porque estamos convencidos que vamos superar a marca do ano passado”, disse Jorge Gregório.

De referir que dois dos carros já conduzidos pela EGITEAM no circuito de Nogaro vão também marcar presença este ano. O “velhinho” EGIECOCAR será conduzido por alunos do curso de especialização em manutenção electromecânica de Nível IV da Escola Tecnológica da Beira Interior e o EGIECOCAR 1 representará a Escola Profissional de Trancoso.

 

 

 

CCISP QUER REVER QUADROS DE PESSOAL

Proposta em Leiria

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) acaba de anunciar, em Leiria, durante uma conferência de Imprensa, estar a preparar a apresentação junto do Parlamento de duas iniciativas legislativas, sobre a revisão dos quadros de pessoal e os doutoramentos do corpo docente.

Para esse efeito, o CCISP vai iniciar o processo de subscrição pública das duas iniciativas legislativas, necessitando de reunir 35 mil assinaturas para que sejam apreciadas e discutidas na Assembleia da República.

Segundo um comunicado emitido pelo presidente do CCISP, Luciano Almeida, o primeiro documento será a “Iniciativa Legislativa - Revisão e/ou Aprovação dos Quadros de Pessoal Docente e Não Docente dos Institutos Politécnicos”, o qual pretende “responder à situação inaceitável em que actualmente vivem os funcionários dos estabelecimentos de ensino superior politécnico”.

Em causa está o facto de, “por ausência de revisão dos quadros de pessoal docente e por causa da não aprovação dos quadros de pessoal não docente”, mais de 80 por cento dos funcionários dos Politécnicos se encontrarem “em situação precária, podendo os seus contratos cessar sem necessidade, sequer, de invocação de causa”.

De acordo com Luciano Almeida, é defendido que se aplique também aos Institutos Politécnicos o regime do Decreto-Lei nº 252/97, de 26 de Setembro, que permite às universidades, entre outras competências, aprovar e rever os quadros do seu pessoal docente e não docente dentro dos ‘plafonds’ fixados pelo Ministério da tutela”.

O segundo documento, “Iniciativa Legislativa - Um Regime Transitório para os Institutos Politécnicos”, pretende ver concedido a estas instituições de ensino superior “um período minimamente razoável para que a maioria do corpo docente adquira o grau de doutor”.

Os Politécnicos consideram “indispensável” que esse período seja de cinco anos, pelo que pretendem que “tal requisito só seja exigível a partir do início do ano lectivo 2011/2012”.

 

 

 

DIAS ABERTOS NO POLITÉCNICO DE VISEU

Há dias com mil visitas

Um Politécnico de Viseu de braços abertos à comunidade recebeu nos dias 27 e 28 de Abril mais de 1 000 participantes, entre alunos, professores e psicólogos, oriundos de Escolas Secundárias e Profissionais de três distritos – Viseu, Coimbra e Guarda.

O evento proporcionou aos candidatos ao ensino superior, professores e psicólogos, através de visitas guiadas às Escolas Superiores e aos Serviços Centrais do ISPV, um conhecimento mais abrangente de todas as facetas do ensino superior público da região. Do programa constaram ainda recepção, distribuição de material informativo e promocional do Politécnico de Viseu, actuação da Tuna do ISPV, visita guiada aos Estúdios de Televisão e às Residências de Estudantes que estão implantadas no Campus, onde coexistem com infra-estruturas educativas e desportivas. Durante a hora de almoço, os visitantes participaram ainda num programa de divulgação e informação institucionais. 

Um dia pleno, para mais tarde recordar... nas palavras de Fernando Pessoa o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

A terceira edição dos Dias Abertos do Politécnico de Viseu teve como público-alvo os alunos dos 11º e 12º anos do Ensino Secundário e do 2º e 3º anos das Escolas Profissionais, e contou com a presença das seguintes Escolas: Escola Secundária do Sátão, Escola Secundária de Tondela, Escola Secundária Viriato (Viseu), Escola Secundária Alves Martins (Viseu), Escola Secundária Emídio Navarro (Viseu), Escola Secundária de Mortágua, Escola Secundária de Aguiar da Beira, Escola Secundária de Cinfães, Escola Profissional de Gouveia, Escola Profissional de Vouzela, Escola Profissional Profitecla (Viseu), Escola Profissional Mariana Seixas (Castro Daire), Escola Profissional de Torredeita (Viseu), Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital/Tábua/Arganil, Escola Profissional de Sernancelhe e Centro de Formação Profissional de Viseu
.

 

 

 

EM VISEU

ESE faz 20 anos

As Comemorações do XXIII Aniversário da Escola Superior de Educação de Viseu iniciaram-se a 15 de Maio, no Auditório da instituição, tendo contado com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Pedro Barros. Centradas nas implicações que o Processo de Bolonha trará ao Ensino Superior Português, bem como nos novos Cursos recentemente surgidos na ESEV, as Comemorações reflectiram os desafios que a Escola enfrenta e a inevitabilidade das mudanças a efectuar. As comemorações integraram ainda conferências, ateliers, exposições, concursos, o Congresso dos Alunos, uma peça de Teatro e um Sarau.

AD-HOC. A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu tem abertas as inscrições para a realização das Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos Cursos de Licenciatura ministrados na Instituição para o ano lectivo 2006/2007. Educação de Infância, Professores do 1.º ciclo do EB, Animação Cultural, Artes Plásticas e Multimédia, Comunicação Social, Educação Social e Educação Física são os cursos disponíveis a que é possível candidatar-se até ao dia 17 de Maio. Os interessados têm de ser maiores de 23 anos e apresentar o currículo no acto da candidatura.

CONCERTO. Realiza-se a 14 de Junho, no Campus Politécnico de Viseu um espectáculo musical com a Banda Filarmónica do Exército. O Politécnico de Viseu proporciona à região de Viseu a possibilidade de verem a actuação desta banda que, composta por cerca de 100 elementos, está em Viseu pela primeira vez. A entrada dos Serviços Centrais do ISPV será o palco natural da actuação.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt