PROJECTO PEGASSO
Agrária de Elvas
participa

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) foi convidada pela Câmara Municipal da Golegã para integrar a Associação de Desenvolvimento Equestre (ADE) criada no âmbito do Projecto PEGASO (Interreg IIIB “Espaço Atlântico”). As ADE’s devem ser formadas por profissionais e especialistas de reconhecida capacidade ou experiência no âmbito dos sectores relacionados com o mundo equestre.
O Projecto PEGASO é um projecto conjunto do Instituto de Promoción y Desarrollo de la Ciudad – Ayuntamiento de Jerez de la Frontera (Espanha), Câmara Municipal da Golegã (Portugal), Serviço Nacional Coudélico (Portugal), Ayuntamiento de Santander, Mancomunidad de Municípios del Bajo Guadalquivir, Business Link Cheshire & Warrington (Inglaterra) e Regional Mid-West Authority (Irlanda).
Este projecto pretende realizar diversas actividades com o objectivo de melhorar os níveis formativos da gestão nas empresas dedicadas ao mundo do cavalo, em geral, e às que se dedicam ao turismo equestre em particular.
Já as Associações de Desenvolvimento Equestre estão pensadas no projecto como plataformas consultivas ou mesas de trabalho que facilitem, aconselhem e enriqueçam as diferentes actuações planeadas no projecto. O conjunto de plataformas constituídas em todos os territórios participantes que têm presença neste projecto permitirá obter uma visão conjunta e uniforme das possibilidades/potencialidades do mundo equestre contribuindo para a eficácia das medidas de implementação.
Desta ADE fazem parte, para além da Câmara Municipal da Golegã e do Serviço nacional Coudélico, entidades como a Escola Superior Agrária de Elvas, a Associação Nacional de Turismo Equestre, a Lusitanus – Turismo Equestre SA, a Associação Portuguesa de Atrelagem, o Clube Equestre da Coudelaria de Alter, a Escola Nacional de Equitação, a Federação Equestre Portuguesa, a Região de Turismo do Ribatejo, a Vinura – Soc. Agrícola e Imobiliária , a Câmara Municipal de Fronteira, a Região de Turismo de São Mamede, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão e a Associação Portuguesa de Puro Sangue Lusitano.
POLITÉCNICO DE
PORTALEGRE
Nova cantina para o
ano
No próximo ano lectivo as refeições diárias, incluindo ao fim-de-semana, vão passar a ser servidas na cantina que está a ser construída nos serviços centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). A cantina do IPP está em construção há já algum tempo, no edifício dos serviços centrais do instituto, numa área que estava desaproveitada (pátio do magistério).
Esta cantina vem substituir os serviços prestados pelo actual refeitório da Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP), que vai encerrar. A maior parte do material da cantina da ESEP vai ser aproveitada para as novas instalações, pois “o projecto da cantina foi feito, tendo em conta que nós temos dinheiro para a obra, mas não tínhamos dinheiro para os equipamentos, e portanto o equipamento que aqui vai ser colocado é quase todo da ESE”, afirma João Cardoso, arquitecto da obra.
O único material que não vai ser aproveitado é a linha de self, visto que a da nova cantina vai ser maior oferecendo assim aos alunos mais um prato à escolha todos os dias. A nova cantina vai possuir cerca de 120 lugares.
Para além de oferecer um serviço de cantina, possui também um pequeno bar, e na altura do Verão existirá uma pequena esplanada que se situará no terraço que fica por cima da cantina.
ESPAÇO. Ao retirar a cantina da escola superior de educação, “vamos conseguir acabar com a extensão da ESEP na residência do secundário, conseguimos trazer essas salas para a ESEP, recolocando-as, talvez, na zona da cantina”, afirma João Cardoso.
“Existem algumas ideias que passam por uma alteração que tem a ver com a biblioteca, com o conselho directivo e com a actual cantina. Uma reorganização toda da ESE”, esclarece o arquitecto. No entanto, para já, esta alteração vai permitir haver mais espaço na escola superior, conseguindo assim, a existência de mais salas e uma maior organização em termos de edifício.
A obra da cantina está praticamente finalizada e a montagem do equipamento será executada durante o período de Verão que será quando a cantina da ESE encerrará definitivamente.
Para além do serviço de cantina, o IPP está a ponderar a construção de mais infra-estruturas no edifício dos serviços centrais. Essas passariam pela criação de salas de estudo com computadores com acesso à Internet, e que estariam abertas 24 horas por dia. “A ESTG permite que os alunos lá trabalhem de noite, a ESE não permite, a escola de enfermagem às vezes permite. Assim, concertávamos tudo, portanto criar um espaço muito inovador e que funcionaria nesta zona”, afirma João Cardoso.
Estes não seriam os únicos serviços que o IPP passaria a disponibilizar aos seus alunos. “Nós gostaríamos que esse espaço tivesse, para além de zonas de estudo, gabinetes de estudo, tivesse também gabinetes de apoio ao aluno, e depois apoio em termos de algumas comidas, o café, coisas para que permitissem as pessoas estarem aqui”, adiantou João
Cardoso.
Sandra Salgueiro
(Esep jornal)
LENA BUSINESS
Isla-Leiria vence
concurso

O projecto “Click – Construção Sustentável’ deu à aluna do ISLA-Leiria, Isabel Santos, o primeiro prémio do concurso “Lena Business”, promovido pelo Grupo Lena e em que concorreram projectos de universidades e instituições do ensino superior de todo o País. O projecto desta aluna consiste em aplicar as novas tecnologias na área da construção para aumentar a eficiência energética e ambiental.
O projecto contou com a coordenação da Professora Maria Gabriela Almeida, a qual contribuiu para que a aluna Isabel Santos tenha a oportunidade de transformar a sua ideia de negócio numa empresa do Grupo Lena. A ser assim, a aluna deterá 15 por cento do capital. O porta-voz do ISLA-Leiria, Carlos Silva, diz que este prémio “honra o Grupo ISLA, já que este dá e dará, sempre, o apoio que os alunos requerem dentro da instituição para que possam desenvolver os seus projectos profissionais.”
Esta participação está enquadrada dentro dos objectivos estratégicos do ISLA que, desde a sua implementação em Leiria, em 1990, tem vindo a acompanhar as mutações do mercado de trabalho e da sociedade. Esta instituição oferece formação ajustada às necessidades sentidas pelo mercado e disponibiliza às empresas, autarquias, associações, e demais organizações, um conjunto de profissionais com o valor acrescentado necessário para o desenvolvimento das organizações.
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
ESE de Leiria recebe
2500

A Escola Superior de Educação de Leiria (ESE) recebeu mais de 2500 crianças provenientes de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar de Leiria, numa iniciativa que teve como objectivo assinalar o Dia Mundial da Criança, o qual é já um marco junto da comunidade escolar da região. Professores e educadores das diversas escolas também estiveram presentes na ESE para acompanhar as crianças e festejar este dia.
Os alunos e professores da Escola Superior de Educação prepararam 35 oficinas temáticas nas quais cada grupo juvenil pôde participar. Cada oficina representou um espaço lúdico e pedagógico diferente para que as crianças tivessem a oportunidade de brincar e ao mesmo tempo construir uma nova aprendizagem num ambiente diferenciado.
Todos os cursos de licenciatura se envolveram na realização das diversas actividades, adequando os temas dos ateliers à sua área de formação. Para além de actividades didácticas, houve animação de rua (no recinto da Escola) com a dinamização de uma rádio do evento. Tendas temáticas e jogos tradicionais foram mais algumas das acções que se esperam no âmbito desta iniciativa.
ACTIVIDADES. AESE de Leiria vai organizar um passeio pedestre no Parque Nacional da Serra d’Aire e Candeeiros, a 25 Junho. Já a 4 de Julho organiza um seminário sobre “As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem no 1.º Ciclo”, agendado para as 9 horas, no Auditório 2. No dia seguinte têm lugar as Oficinas de Formação em TIC, a partir das 10 horas no Bloco B. Já a 6 de Julho, a partir das 9 horas, nos auditórios 1 e 2 decorre um seminário sobre o programa de Formação Contínua em Matemática - Divulgação de Experiências.
IPL
Politécnico lança
Plano

O Instituto Politécnico de Leiria acaba de apresentar o programa de trabalhos para a preparação do Plano Estratégico da instituição para o período 2007-2010. A iniciativa conta com a assessoria técnica da Cátedra UNESCO de Direcção Universitária da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). Deste modo inicia-se a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2001-2006, aprovado em 14 de Março de 2001.
Procurando responder aos novos desafios que se colocam ao Ensino Superior, e apostado em afirmar-se no Espaço Europeu de Ensino Superior, o IPL procurou a assessoria técnica de um parceiro de referencia internacional, cotado em posição cimeira no Espaço Europeu de Ensino Superior, recentemente sujeito a avaliação internacional.
Na sessão de apresentação estiveram presentes cerca de duas centenas de pessoas, alunos, professores e funcionários, além de representes da sociedade civil. Joan Cortadellas, da UPC, que fez uma breve apresentação do trabalho preparatório já desenvolvido e da metodologia que se irá ser seguida nos passos subsequentes dos trabalhos de elaboração do Plano Estratégico.
seguinte >>>
|