REDE WIRELESS
Beja com
certificação

O Instituto Politécnico de Beja acaba de receber a Certificação da Rede Wireless (Internet sem fios), por parte da Fundação para a Computação Científica Nacional (F.C.C.N.). Esta distinção surge no âmbito do Projecto EU - Campus Virtuais.
Neste momento a área de cobertura da rede permite o acesso a Internet sem fios, 24 horas por dia, sete dias por semana, em locais como os: Serviços Centrais, Serviços Comuns, Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, ESTIG; Praça entre Serviços comuns e a Escola Superior de Educação, Praça entre a Escola Superior de Educação e a Escola Superior Agrária, área entre o edifício da segunda fase da Escola Superior de Educação e a escola Superior Agrária.
A Rede Wireless do IPB vai continuar a crescer, designadamente com a ampliação da área de cobertura na ESA, e o alargamento à Escola Superior de Saúde e às Residências de Estudantes.
POLITÉCNICO DE BEJA
Nova Associação

As alunas do 3.º Curso de Animação Sociocultural, que realizaram Estágio Curricular no Gabinete de Relações Externas do Instituto Politécnico de Beja, integraram no seu projecto o desenvolvimento de várias iniciativas, cujas finalidades foram ao encontro da constituição de uma Associação sem fins lucrativos destinada a todo o pessoal docente e não docente da Instituição.
As actividades desenvolvidas permitiram o convívio e a interacção entre o pessoal das diversas unidades orgânicas que integram o IPB, contribuindo para o fomento da cultura institucional, e atraindo igualmente a comunidade local.
A 9 de Junho, o BejaParque Hotel acolheu a I Gala da Associação de Pessoal do IPB, que integrou o espectáculo Intimidades de António Zambujo, e na qual estiveram presentes 80 pessoas, quer de várias unidades orgânicas do IPB, quer da comunidade bejense, em geral. Já antes, a 21 de Maio, realizou-se um cruzeiro no Rio Sado, com almoço a bordo de um Galeão do Sal, que contou com a participação de 28 funcionários, que se fizeram acompanhar das respectivas famílias. Entre 8 e 12 de Junho decorreram dois ateliers temáticos dirigidos aos filhos dos funcionários, dinamizados pelo CLIPB - Centro Lúdico do Instituto Politécnico de Beja.
NA SEMANA ACADÉMICA
Beja no Algarve

No âmbito do Projecto Stopdrog@s 3, um grupo de alunos do Instituto Politécnico de Beja acaba de participar em actividades de promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco. Designadas “TU DECIDES”, dinamizadas pelo Gabinete de Psicologia e Apoio Psicopedagógico (GPAP) da Universidade do Algarve, decorreram durante a realização da Semana Académica daquela Instituição.
No decurso desta actividade foram efectuados testes de alcoolemia, distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre os malefícios do álcool, tabaco, drogas ilícitas e ainda informação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). O convite que partiu do GPAP veio reforçar mais ainda o trabalho em parceria que o Instituto Politécnico de Beja tem desenvolvido com a Universidade do Algarve ao longo destas três edições do Projecto
Stopdrog@s.
SETÚBAL
Profmat na ESE

A Escola Superior de Educação de Setúbal realiza, de 15 a 17 de Novembro, nas instalações do Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, o 22º Encontro Nacional de Professores de Matemática. Uma iniciativa que assinala o 20º aniversário da Associação de Professores de Matemática.
De acordo com a organização, os trabalhos decorrerão, principalmente, nas instalações da Escola Superior de Educação (ESE), mas haverá também sessões na Escola Superior de Tecnologia (EST). As sessões plenárias realizar-se-ão no Pavilhão Polidesportivo do IPS, junto ao edifício da
ESE.
No entender da comissão organizadora, e de acorda com a nota de apresentação do Profmat, “os encontros nacionais de professores de Matemática ocuparam desde sempre um lugar de destaque na associação. Atravessamos hoje um período especialmente problemático para a profissão docente em que é particularmente relevante debater os grandes desafios que a escola e o professor enfrentam. A organização curricular, os modos de organização do tempo não lectivo, o modelo de formação contínua de professores recentemente implementado no 1º Ciclo, as alterações que se começam a delinear para a formação inicial de professores, são exemplos de temas cuja actualidade reclama um importante lugar no programa do ProfMat”.
Por isso, aquele encontro dedicará “uma atenção especial à matemática na escola, considerando tanto temas que lhe são internos como abordagens interdisciplinares. No seu conjunto, estes aspectos remetem para a discussão de questões de aprendizagem para a importância da colaboração entre professores e para a necessidade de problematizarmos a formação e o desenvolvimento curricular”, revelam.
As comemorações dos 20 anos de APM terão obrigatoriamente uma expressão significativa que se revelará em diferentes momentos e de diferentes formas, dentro mas também fora do espaço onde decorrerá o encontro. “Sairemos do Campus do Instituto Politécnico de Setúbal e partilharemos espaços com a população através da realização de exposições no centro da cidade. Privilegiaremos, ainda, espaços de encontro colectivos onde seguramente não vai faltar um jantar comemorativo deste aniversário”, revela a organização.
EST DE SETÚBAL ESTUDA
Poluição e saúde no
Barreiro

Estudos realizados pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) demonstram que o poluente atmosférico mais prejudicial às doenças respiratórias na cidade do Barreiro é o Monóxido de Carbono. Este fenómeno tem maior incidência no Inverno e resulta sobretudo do tráfego rodoviário da cidade – conclusão que advém de um estudo sobre a qualidade do ar na cidade do Barreiro e respectivos efeitos na Saúde Pública, o qual tem vindo a ser coordenado pela ESTSetúbal/IPS desde 2003.
Em análise esteve a relação entre as fontes poluidoras, a degradação da qualidade do ar na cidade e as consequências na saúde humana, principalmente em populações de risco, como a população infantil.
O estudo incidiu sobre os efeitos de diversos poluentes, nomeadamente óxidos de azoto (NOx), monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3) e partículas inaláveis (PM10 e PM2.5), em termos de qualidade do ar interior e exterior e saúde, não descurando das condições meteorológicas e outros factores que influenciam a dispersão dos poluentes e as doenças respiratórias.
O Hospital Nossa Senhora do Rosário, que abrange toda a população do Barreiro (cerca de 8000 habitantes) contribuiu com dados sobre as crianças que ocorreram às urgências pediátricas com problemas respiratórios, entre Setembro de 2003 e Dezembro de 2004 (340 dias de amostragem). Neste período, 958 crianças foram admitidas devido a problemas respiratórios como tosse, síndrome respiratório e asma. Concluiu-se, ainda, que crianças com 1 e 2 anos são as mais afectadas por este tipo de doenças, tendo sido encontrada alguma relação entre a concentração dos poluentes CO e NOx, a humidade relativa e o número de crianças atendidas com asma.
O estudo estendeu-se à qualidade do ar interior. As PM10 e PM2.5 têm sido estudadas em mais detalhe, com medições deste poluente no interior da Escola EB 23 D. Luís Mendonça Furtado e em diversas ruas da cidade. A qualidade do ar interior mostra-se cada vez mais importante, uma vez que a população passa, actualmente, cerca de 90% do seu tempo no interior de edifícios.
A concentração deste poluente mostrou-se mais elevada no interior, em dias de actividade, mostrando a importância das fontes internas, bem como da penetração do ar exterior no interior, através de janelas abertas e da
resuspensão. No exterior aferiu-se que a concentração deste poluente é mais elevada em zonas com tráfego rodoviário mais intenso, e em ruas com edifícios altos que dificultam a dispersão.
TRIBUNAL ADMINISTRATIVO
DECIDE
Universidade absolvida
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco absolveu a Universidade da Beira Interior na acção principal na qual a Associação Académica da Universidade da Beira Interior se insurgia contra os critérios de avaliação adoptados por alguns docentes da universidade.
O Tribunal concordou com a contestação apresentada pela UBI na qual esta argumentava que não se encontravam preenchidos os pressupostos que permitissem deduzir o pedido que a Associação Académica deduzira naquela acção.
Refira-se que a AAUBI intentou contra a UBI uma «acção administrativa especial para a condenação à prática de acto administrativo legalmente devido» e, face à contestação da UBI, o TAF de Castelo Branco considerou que nenhum dos pressupostos daquele tipo de acção se encontrava verificado «logo, os pedidos de condenação formulados na presente acção não são admissíveis» e «a inadmissibilidade dos pedidos é questão que obsta ao prosseguimento do processo, conduzindo à absolvição do réu da instância».
O Tribunal concluiu ainda que atenta a «inadmissibilidade dos pedidos formulados» a Universidade tinha que ser absolvida, na sequência do que condenou a AAUBI no pagamento das custas.
Importa referir que a providência cautelar que a AAUBI requereu e foi deferida contra a Universidade, depende desta acção administrativa ganha agora pela UBI, pelo que, perante a nova decisão do TAF de Castelo Branco, deverá ser revogada ou declarada a sua caducidade, deitando por terra, dessa forma, a pretensão da AAUBI de levar os docentes a não adoptarem os mencionados critérios de avaliação.
seguinte >>>
|