ESE DE CASTELO BRANCO
Poesia em livro e CD
O novo livro de poesia “Ausências”, da Editora Alma Azul, e CD com o mesmo título, das Edições Convite à Música, decorreu a 28 de Março, no Auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, tendo sido apresentadas ao público algumas poesias e canções incluídas no CD.
O livro tem a particularidade de incluir, também, o registo áudio em CD das canções e dos poemas. Todavia, o CD poderá ser comprado em separado e em caixa própria. Neste álbum, para além dos poemas e de um texto dramático, são apresentados alguns fados e uma composição dos Madredeus, com a colaboração de alguns músicos convidados.
O álbum e o livro “Ausências” têm origem num espectáculo com a mesma designação, apresentado em Abril de 2005 no Auditório da Escola Superior de Educação, da responsabilidade da Secção de Música e Drama do Departamento de Educação Física e Artística da mesma Escola. Esta iniciativa, criada no âmbito extracurricular e dirigida pelos docentes António Pedro Dias e Madalena Leitão, contou com a participação de estudantes da ESECB, de uma estudante espanhola em Projecto Erasmus e de uma professora da Escola Superior Agrária.
Entre os poetas de língua espanhola representados nesta selecção, assinala-se Pablo Neruda, Federico García Lorca e uma grande escritora galega do séc. XIX, Rosália de Castro. No respeitante à língua portuguesa, são apresentados poemas de Camões, Florbela Espanca, David Mourão Ferreira, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Sophia de Melo Breyner Andresen, entre outros autores.
A temática deste trabalho, agora divulgado, centra-se no universo da ausência amorosa nas suas múltiplas expressões e sentidos. Aproximar as pessoas da poesia, tanto na sua dimensão escrita como oral, foi um dos grandes objectivos desta iniciativa da ESECB.
NO FUNDÃO
Concerto da Esart

O grupo ESART Ensemble, sob a direcção artística de Osvaldo Ferreira e com os solistas Augusto Trindade e Alexandra Trindade, actua na Igreja Matriz do Fundão, a 28 de Abril, a partir das 21h30. O programa inclui obras de Mozart (Serenata Nocturna em Ré Maior) e de Malcolm Arnold (Concerto para dois violinos e orquestra de cordas op.77, Allegro risoluto, Andantino, Vivace).
VISEU
Dias abertos animam
Instituto Politécnico
Os Dias Abertos 2006 do Instituto Superior Politécnico de Viseu vão acolher alunos, professores e psicólogos, provenientes de escolas secundárias e profissionais da região. Dias 27 e 28 de Abril o Politécnico de Viseu abre as suas portas a uma vasta franja da comunidade estudantil e docente da região.
Esta terceira edição dos Dias Abertos do Politécnico de Viseu mantêm como público-alvo os alunos do 12º ano do ensino secundário e do 3º ano das escolas profissionais, alargando-se desta vez a iniciativa aos alunos do 11º ano do secundário e 2º ano das escolas profissionais.
O evento têm como objectivo mais lato proporcionar aos candidatos ao ensino superior, professores e psicólogos, através da observação presencial, um conhecimento mais abrangente de todas as facetas do ensino superior público da região, proporcionando-lhes uma visita guiada às cinco Escolas Superiores do ISPV – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (as salas de aula, os laboratórios, os centros de documentação e informação, os centros de
informática, os auditórios, os pavilhões oficinais, entre outras valências).
Vítor Santos
PORTALEGRE
Centro de
espectáculos
O novo Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, junto às instalações da Escola Superior de Educação, deverá ser inaugurado até meados do próximo mês de Maio. Com um atraso de 10 meses esta infra-estrutura custou nove milhões de euros. O músico Yann Tiersen será o primeiro artista a pisar o palco no dia 19.
Quem o garante é o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Portalegre, José Polainas. “Neste momento as obras estão a andar a bom ritmo e contamos que em meados de Maio os trabalhos estejam concluídos”.
O autarca refere que “com este Centro de Artes e Espectáculos, Portalegre vai ficar, no prazo de um a dois anos, com uma extraordinária oferta, quer em termos museológicos quer no que diz respeito a actividades culturais, muito acima da média das cidades congéneres”. E, adiantou: “Esta oferta será ainda muito maior após a conclusão de algumas obras que pretendemos levar a cabo através do redimensionamento e ampliação de alguns
museus”.
Ana Luz
POLITÉCNICO DA GUARDA
Ambiente em análise
“Fito-depuração e tecnologias ambientais” foi o tema de uma acção realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, no passado dia 22 de Março.
O programa incluiu a apresentação da empresa Raiambiente, por Luís Laiginhas e Pedro Carvalho; seguidamente, falou-se do tratamento aeróbio integrado de águas residuais e lamas, por lagoas de macrófitas compactas, em comunidades de pequena dimensão, bem como dos projectos de tecnologia ambiental desenvolvidos em vários países do mundo pela empresa Akut (Thilo Burkard e Heribert Rustige, da Akut, empresa que conquistou o Prémio Ambiente Berlim 2003).
Vicente Torres, da empresa Macrófitas (Madrid), centrou a sua intervenção sobre o sistema filtro de macrófitas em flutuação, sob o tema “Un sueño ecológico hecho realidad”.
seguinte >>>
|