Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº98    Abril 2006

Politécnico

IPG

Novo vice toma posseVitória no futsal

Fernando Neves dos Santos, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão é o novo Vice-Presidente do Instituto Politécnico (IPG). Nomeado por despacho, datado de 13 de Março de 2006, do Presidente do IPG, Fernando Santos Neves substitui António Amarelo Fernandes, que se aposentou no passado mês de Fevereiro.

Na cerimónia realizada no passado dia 12 de Abril, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda, o Presidente do IPG, Jorge Mendes, aludiu às qualidades humanas do empossado e ao seu elevado sentido profissional, capacidade de trabalho e empenho na valorização e dignificação do Instituto.

O novo Vice-Presidente do IPG afirmou, por seu turno, que espera poder contribuir para a escolha das melhores soluções relativamente aos problemas e anseios do Politécnico da Guarda, manifestando que, com a cooperação de todos, este estabelecimento de ensino superior continuará a afirmar-se como uma instituição credível e de qualidade.

 

 

 

ESEG INVESTIGAÇÃO

Revista mais científica

O número 2 da Revista ESEG Investigação foi apresentado a 30 de Março, no Auditório Carreira Amarelo da ESE, na Escola Superior de Educação da Guarda. Trata-se de uma publicação daquela instituição de Ensino Superior, que, este ano, completa 20 anos ao serviço da comunidade. Nela podem participar todos os interessados, mesmo que não façam parte do corpo da Escola. Sob a coordenação científica de Júlio Pinheiro, a ESEG-Investigação veio contribuir para que “o resultado do trabalho da comunidade académica não fique retido nos arquivos da instituição”, sublinha Joaquim Brigas, director da ESEG. Por outro lado, era preciso “dar visibilidade aos trabalhos dos docentes mas também de todos os especialistas que com ela colaboram”.

Com esta publicação a Joaquim Brigas pretende “estimular o desenvolvimento do espírito científico, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação e divulgar conhecimentos científicos e técnicos através de artigos e projectos levados a cabo por esta comunidade”
.

 

 

 

IPG

Guarda lança novos cursos

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) enviou à Direcção-Geral de Ensino Superior a proposta de criação de cinco novos cursos e de um mestrado, disse à Agência Lusa o seu presidente, Jorge Mendes.

Para o próximo ano lectivo, o IPG propõe um mestrado de Gestão e uma licenciatura de Produção Multimédia (para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão), bem como as licenciaturas de Comunicação Audiovisual e Ensino Especial (Escola Superior de Educação), Fisioterapia e Gerontologia, (Escola Superior de Saúde).

O presidente do IPG admite que gostaria de ver os cinco cursos e o mestrado aprovados, mas numa altura em que se regista uma diminuição do número de alunos na frequência do ensino superior, está confiante na aprovação de “dois ou três”.

“Se no final, além do mestrado, conseguíssemos três licenciaturas, seria já uma grande vitória”, adianta Jorge Mendes.

“Os nossos cursos estão devidamente fundamentados, mas a decisão cabe ao poder político”, referiu. O IPG também já procedeu à adequação ao processo de Bolonha, “de cinquenta por cento dos cursos ministrados nas quatro escolas”, segundo Jorge Mendes.
“Relativamente aos politécnicos, somos daqueles que tiveram mais propostas de cursos para adequar”, afirma.

O Processo de Bolonha é um modelo de organização do ensino superior destinado a harmonizar os graus e diplomas atribuídos em toda a Europa.

No presente ano lectivo, o IPG possui 3.400 alunos que frequentam as quatro escolas superiores - de Educação (ESE), de Tecnologia e Gestão (ESTG), de Saúde (ESS) e de Turismo e Telecomunicações (ESTT).

Lusa

 

 

 

POLITÉCNICO E CÂMARA DE MÃOS DADAS

Escola Profissional no IPG

O Instituto Politécnico, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Câmara Municipal da Guarda celebraram um protocolo com vista à cedência de instalações, por parte da primeira destas instituições, destinadas ao funcionamento da Escola Profissional da Guarda (EPG).

Com a assinatura deste protocolo, o Instituto Politécnico da Guarda cede, no edifício da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, quatro salas de aula, uma sala destinada à direcção da EPG e um espaço onde funcionará a secretaria da Escola Profissional.

De acordo com o texto do protocolo, o número de salas de aula a ceder será aumentado nos dois anos seguintes até perfazer o total máximo de oito salas, sendo permitido, por parte da Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG o acesso, em regime de tempo parcial, a outras instalações, nomeadamente a uma sala de informática e uma sala de desenho, em horários a fixar; será ainda facilitado, pela ESTG/IPG, o acesso aos alunos da Escola Profissional da Guarda à Biblioteca, bares e cantinas, mediante o pagamento de preços específicos a fixar.

Segundo este protocolo – que fixa os valores a pagar pela EPG ao Instituto Politécnico e à Escola Superior de Tecnologia e Gestão – as instalações a ceder destinam-se exclusivamente às actividades desta Escola Profissional e não poderão ser usadas para qualquer outro fim.

A disponibilização das instalações será efectuada a partir de 1 de Maio de 2006, sendo o protocolo agora assinado válido por dois anos.

 

 

 

POLITÉCNICO DE COIMBRA

Marketing dos destinos

A docente da Universidade de Aveiro, Elizabeth Kastelnotz, participou no dia 26, no ciclo de palestras promovido pelo Curso de Turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra. Aquela docente falou sobre Marketing dos destinos.

DE acordo com a organização, o ciclo de debates que se prolongará até 14 de Junho, pretende “debater alguns temas de particular relevo, no âmbito do turismo, bem como promover a reflexão sobre questões na ordem do dia ao nível do sector”.

Nessa perspectiva foram convidados diversos especialistas naquela área, pelo que marcarão presença em futuros debates, Eduardo Abreu (Neoturis), que falará sobre «turismo residencial», Maria João Burnay (Ateco), que apresentará a sua visão sobre o turismo natureza e Marli Monteiro (Agência de Promoção de Turismo) que falará sobre o tema «centro de Portugal: mercado de futuros». Estes três prelectores estarão em Coimbra nos dias 17 e 24 de Maio e 14 de Junho, respectivamente.

 

 

CULTURA E ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Simpósio em Tomar

O Instituto Politécnico de Tomar realiza nos próximos dias 26 a 28 de Abril, o Artec, XVI Simpósio Internacional de Artes Gráficas, que tem como objectivo promover e divulgar as valências deste curso aos empresários, potenciais empregadores, e a todos aqueles com particular interesse nestas áreas de conhecimento.

Ao longo das várias edições o Artec tem vindo a afirmar-se como um espaço de partilha, ensino e reflexão de conhecimentos da área do Design e das Artes Gráficas, com prestígio não só a nível nacional mas, também, internacional. Cativa por isso, o interesse de investigadores e docentes universitários de reputação nacional e internacional, industriais, profissionais e técnicos dos diversos sectores ligados a esta área que abrange desde as actividades gráficas e paragráfica às indústrias de produção publicitária, embalográfica e transformadora do papel.

Do programa do Artec, XVI Simpósio Internacional de Artes Gráficas deste ano, vários serão os temas debatidos, entre eles, o Meio Digital e Nova Tipografia; a Tecnologia de Ponta e as Ferramentas para a Produção Gráfica, a Tecnologia Digital no Design de Comunicação. Vai estar, ainda à disposição dos interessados um Workshop subordinado à temática da Impressão Digital.

 

 

 

EST DE SETÚBAL

Congresso debate gestão

O auditório nobre da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal foi pequeno para receber todos os interessados no debate sobre “Ferramentas de Apoio à Gestão Ambiental e Empresarial”, realizado a 28 de Março e que juntou técnicos de várias Câmaras Municipais, empresas industriais e empresas de consultoria bem como licenciados e estudantes de Engenharia do Ambiente de várias Escolas e Universidades do país.

Sobre a mesa estiveram métodos para encontrar soluções para a resolução de problemas ambientais nas empresas e na sociedade - o objectivo central de muitos profissionais que normalmente se deparam com decisões difíceis.

A pertinência e actualidade do tema justificou a presença de 172 participantes que revelaram, através de inquérito, necessidades de formação ao nível das novas ferramentas que efectivamente apoiem na decisão e na concretização de objectivos de melhoria na gestão ambiental.

Recorde-se que a EST de Setúbal foi pioneira na introdução de formação nas áreas da Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, nos currículos dos seus cursos de engenharia, o que leva a que um número muito significativo de licenciados encontre emprego nestas áreas.

O que hoje alguns cursos de pós graduação e mestrado do país introduzem como matérias inovadoras, já fazem parte dos conteúdos ensinados nesta Instituição há mais de 15 anos – questão relacionada com o facto das competências do seu corpo docente serem constantemente reforçadas com novos casos de aplicação e investigação na área. 

Em termos de casos práticos, motivaram particular interesse neste Seminário: a Comparação de Cenários na Gestão de Resíduos numa Câmara Municipal, a gestão de fluxos de Resíduos Eléctricos e Electrónicos por parte de uma empresa produtora e a comparação do impacte ambiental referente à utilização de diferentes materiais na construção de paredes.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt