Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº91    Setembro 2005

Politécnico

ESE DA GUARDA

Master em Gestão

A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) anunciou a criação de um “master” (curso de formação superior) dirigido a empresários, gestores, quadros de empresa, profissionais das áreas de marketing e comercial e diplomados pela escola.

O “master em Gestão e Comunicação Empresarial” resulta de uma parceria entre a ESEG, a HR Consultores responsável pela formação, o NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O director da ESEG, Joaquim Brigas disse à agência Lusa que esta iniciativa vai funcionar a partir de Setembro ocupando 25 fins-de-semana em nove meses com uma carga horária de 300 horas.

Adiantou que o master “pretende ser uma resposta à realidade empresarial da região da Guarda e da Beira Interior, dando as ferramentas para que o gestor possa, de uma forma eficaz, tomar decisões nas áreas comercial, marketing, recursos humanos e financeira, tendo em conta que só terão êxito as organizações empresariais capazes de aprender por si mesmas e de oferecer um alto grau de flexibilidade na gestão”.

Joaquim Brigas referiu que este curso representa “um esforço de estreitar as relações institucionais com o meio, não só na área do ensino mas também no sector empresarial”.
Por seu turno, José Pires Robalo, da HR Consultores, definiu como principais objectivos a dotação dos participantes de “uma mentalidade empresarial que lhes permita realizar a planificação estratégica e comercial da sua empresa, proporcionar os conhecimentos específicos que permitam aos gestores identificar oportunidades e empregar ao máximo os recursos colocados à sua disposição”.

O programa de formação contempla áreas de estudos relativas à Direcção Estratégica da Empresa, Comunicação na Empresa, Gestão e Análise Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Direcção de Marketing, Direcção Comercial, Gestão e Estratégia de Vendas e Gestão de Qualidade.

Os professores são administradores de empresas de consultoria e profissionais das áreas a ministrar. Pedro Tavares, do NERGA, disse à agência Lusa que este curso reveste-se de grande importância para os empresários por forma a “tornar mais forte a capacidade dos empresários e das empresas em competirem, tendo em conta que a formação empresarial é uma das lacunas no sector”.

 

 

 

REABILITAÇÃO COGNITICA

Mestrado em Viseu

O Instituto Piaget lança em Novembro de 2005 o Mestrado em Reabilitação Cognitiva, que vai decorrer no Campus Universitário de Viseu e tem como objectivo a formação de especialistas com competências de intervenção em pacientes com necessidades de Reabilitação.

O curso de mestrado em Reabilitação Cognitiva é pioneiro em Portugal na formação avançada de especialistas com competências no domínio da intervenção e desenvolvimento de técnicas de reabilitação cognitiva.

As 20 vagas do Mestrado em Reabilitação Cognitiva destinam-se a titulares de licenciatura, com a classificação mínima de 14 valores, em áreas como: Medicina Geral, Cardiologia, Neurologia, Fisiatria, Fisioterapia Neurologia e Psiquiatria.

Trata-se também de uma excelente oportunidade de formação para técnicos superiores de saúde nas áreas da Fisioterapia, Reabilitação, Neurofisiologia, Cardio-pneumologia e Enfermagem e outros profissionais como psicólogos, enfermeiros e professores do ensino especial. O mestrado é constituído por quatro semestres lectivos. As candidaturas podem ser apresentadas até 22 de Outubro de 2005.

 

 

 

GUARDA

Da Carta ao Inglês

A Câmara da Guarda acaba de apresentar a Carta Educativa e o ensino do inglês para todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. «A carta vai definir estratégias de actuação ao nível do ordenamento e de políticas de educação», refere a autarquia. 

Com um investimento de 37,5 mil euros, o documento revela-se um instrumento estratégico e de planeamento sectorial, que deve ser articulado com a Carta Desportiva e os planos municipais de ordenamento do território, sobretudo com o Plano Director Municipal».

No que respeita ao ensino do inglês, que começará a 3 de Outubro, no 1º Ciclo do Ensino Básico, é um projecto que abrange 44 turmas, com alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, num total de 884 alunos, 650 dos quais pertencem à cidade e 234 ao «mundo rural».

O inglês será leccionado em horário pós-escolar nos próprios estabelecimentos, com excepção de algumas freguesias cujos alunos serão transportados para comunidades escolares mais próximas para rentabilizar os dez docentes a contratar pela autarquia, através de um enquadramento legal.

 

 

 

IPG

Animação na Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda, através do Centro de Treino e Animação Desportiva (CTAD) realizou pelo terceiro ano, inseridas no Programa Férias em Movimento do IPJ, as Férias Desportivas, intituladas “Verão com V.A.L.O.R. - IPG’05".

Desta iniciativa, que decorreu entre os dias 4 e 22 de Julho de 2005, resultou um sucesso junto das 80 crianças participantes, com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos.

Foram 15 dias de movimento, diversão e convívio entre todos, que proporcionaram e estreitaram laços de amizade. Ao longo deste período, os participantes puderam praticar diversas modalidades desportivas, quer colectivas, quer individuais, donde se destacam a Natação, a Equitação, a Canoagem e a Vela.

Vários locais foram objecto de visita, tais como o Pavilhão do Conhecimento, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa e um Circuito de Interpretação da Natureza na Serra da Estrela.

No final, os rostos expressavam um misto de cansaço e de tristeza, mas também de satisfação por terem participado nestes 15 dias cheios de emoção e de terem vivido novas experiências.

 

 

 

lPCB aloja jovens músicos

O Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de ceder as instalações da Residência de Estudantes da Escola Superior de Gestão para alojar os participantes da 22ª edição do Curso Internacional para Jovens Músicos, iniciativa organizada pelo Inatel e que em Idanha-a-Nova de 16 a 26 de Agosto. Na Residência de Estudantes Figueiredo Martinho ficam alojados cerca de 80 participantes ao referido concurso. Esta iniciativa resulta da política de aproveitamento das estruturas existentes e de colaboração entre o Instituto e a Câmara de Idanha.

 

 

 

MATRÍCULAS INOVADORAS

Inscrições on-line em Beja

O Instituto Politécnico de Beja acaba de lançar o Sistema de Inscrição de Alunos vianet (Sianet), pelo que os alunos que o desejem poderão fazer a sua matrícula online, a qual funciona para já como uma pré-inscrição, que só é válida depois do pagamento da 1ª prestação da propina (ou apresentação de declaração dos SAS comprovativa do pedido de bolsa) e depois de entregarem nos Serviços Académicos toda a documentação necessária (BI, número de contribuinte, cartão de vacinas, ...). 

Por precaução, e porque face à juventude do sistema poderão surgir problemas técnicos, o Politécnico aconselha todos os alunos que tenham já definida a sua situação académica, a fazê-lo de 2 a 13 de Setembro. Já a apresentação dos documentos e os pagamentos devem ser efectuados, nos respectivos Serviços da respectiva Escola, no prazo de 48 horas após a afixação do resultado do último exame, no caso dos alunos que realizem provas de exame na época de Setembro. 

O não cumprimento destes prazos implica o pagamento da coima, sendo que os alunos poderão obter junto dos Serviços Académicos da respectiva Escola informação sobre a documentação necessária, bem como as taxas de Secretaria.

 

 

 

LEIRIA

Politécnico faz 25 anos

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), uma das primeiras instituições de ensino superior politécnico a surgir em Portugal ao longo deste quarto de século, acaba de assinalar o seu 25.º aniversário a 16 de Agosto, um a data que a instituição tem vindo a comemorar com um conjunto de iniciativas culturais e científicas, abrangendo áreas tão diversas como as artes plásticas, a literatura, o teatro, espectáculos musicais e conferências, que decorrerão até ao final do ano.

Recorde-se que ao longo destes 25 anos, a instituição cresceu consideravelmente, quer em número de alunos e professores, quer ao nível da sua oferta formativa. A instituição conta hoje com cerca de 600 docentes e 10 mil alunos, distribuídos pelas suas cinco escolas superiores (Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Artes e Design, Escola Superior de Tecnologia do Mar e Escola Superior de Saúde), e está dotada de instalações e equipamentos modernos.

A par disso, o IPL tem-se afirmado, tanto pela qualidade da formação ministrada, como pela capacidade de interagir com o meio económico, social e cultural da região onde se insere, fazendo jus ao slogan ‘uma Instituição de prestígio numa Região de sucesso’.

 

 

 

DEZ CURSOS

ISLA forma doutores

O ISLA acaba de alargar as parcerias para a concessão de doutoramentos às universidades da Coruña e de Huelva, tendo agora uma oferta de dez cursos de doutoramento em várias áreas científicas, em cinco das mais prestigiadas universidades espanholas.

Os doutoramentos em Avaliação e Orientação na Educação e em Inovação e Investigação Educativa estão agora disponíveis, através do protocolo com a Universidade da Coruña, enquanto a Universidade de Huelva supervisionará o doutoramento em «Ciências da Educação: a investigação educativa no âmbito didáctico». 

Outro novo doutoramento, em «Gestão da Comunicação: relações públicas, informação e publicidade», passa a estar disponível através do protocolo com a Universidade de Vigo, enquanto que a parceria com a Universidade de Léon foi alargada ao doutoramento em Ecologia e Tecnologia Ambiental.

Já protocolados anteriormente, estão também disponíveis os doutoramentos em «Gestão de Empresas – A Empresa Familiar perante a Globalização» (Universidade de La Rioja), «Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho» (Universidade de León), Psicologia e Ciências da Educação (Universidade de León), Filologias Modernas (Universidade de La Rioja) e Ciências da Actividade Física e do Desporto (Universidade de León).

Estes programas de doutoramento, que resultam de protocolos estabelecidos entre o ISLA e as universidades referidas, irão decorrer, em 2005-2006, em Portugal, nas instalações de um dos ISLA (Santarém, Leiria, Vila Nova de Gaia ou Bragança), destinando-se a candidatos licenciados ou mestres.

Segundo a estrutura prevista para os programas de doutoramento, após um ano lectivo é possível ao doutorando obter um certificado comprovativo dos créditos obtidos no período curricular, obtendo ao fim do segundo um Diploma de Suficiência Investigadora, ambos também oferecidos pelas universidades parceiras. Os dois anos seguintes destinam-se à elaboração da tese de doutoramento.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt