Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº91    Setembro 2005

Politécnico

CONCURSO NACIONAL DA RDP

Trio da Esart em destaque

O grupo de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, constituído pelos alunos Carisa Marcelino (Acordeão), Ana Luísa Marques (Violoncelo) e Sérgio Neves (Clarinete) acaba de conquistar o segundo lugar, na modalidade de Música de Câmara (categoria superior), na 19ª Edição do Prémio Jovens Músicos, com interpretação de obras de Carlos Marques e Paulo Jorge Ferreira (este último docente na Esart e director artístico do grupo).

O prémio agora alcançado vem juntar-se a outros obtidos por alunos da Esart e demonstra, no entender de Fernando Raposo, director da Escola, “que o trabalho desenvolvido pela escola é o correcto. Todos os prémios que os nossos alunos têm obtido correspondem ao excelente trabalho que aqui é desenvolvido”.

Além daquele grupo, outros três alunos da escola participaram no concurso com o trio Flupicello, composto por Carla Rodrigues, Ana Cristina e Raquel Andrade, tendo chegado à segunda eliminatória, ficando por isso a um passo apenas da final.

SATISFAÇÃO. O segundo lugar obtido pelo (Des)concertante Trio acabou por ser um prémio para o trabalho desenvolvido pelos seus elementos e pelo docente da disciplina de música de câmara, Paulo Jorge Ferreira. “O grupo foi formado em Outubro, no âmbito de uma disciplina. Desde essa altura que temos feito vários concertos, mas foi a primeira vez que participámos numa prova com esta dimensão”, começa por explicar Carisa Marcelino.

Segundo a jovem estudante, que se está a preparar para o mundial de acordeão, que se realiza em Castelo Branco, a “chegada à final da competição não estava nos nossos objectivos, mas acabámos por ter um bom desempenho”. 

Uma opinião semelhante tem Ana Marques. “O nosso objectivo era passar eliminatórias, mas a final não era um objectivo fundamental. No entanto, quando participamos neste tipo de competição queremos chegar sempre mais longe e foi o que aconteceu”, diz. Para a jovem do violoncelo, apesar da competitividade existente, “houve uma boa camaradagem entre todos os grupos participantes”.

Agora os galardoados com os primeiros prémios vão apresentar-se a solo com a Orquestra Gulbenkian a 1 de Outubro, no Concerto dos Laureados, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, também ele docente na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Além disso, os premiados receberão instrumentos musicais, os segundos e terceiros lugares vão receber mini-disc, CD e bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian.

De referir que o Prémio Jovens Músicos da RDP 2005 é patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Banco Espírito Santo.

 

 

 

BIBLIOTECAS

Curso arranca em Setúbal

A Associação Portuguesa de Bibliotecas, Arquivistas e Documentalistas realiza, sob proposta do GARDOC/IPS (Grupo de Apoio aos Recursos Documentais do Instituto Politécnico de Setúbal), o 1º Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação.

Esta iniciativa decorrerá nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais (Campus IPS), em horário pós-laboral, entre Novembro de 2005 e Julho de 2006.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 15 de Outubro de 2005 e as candidaturas só serão consideradas após a entrega dos seguintes documentos: Boletim de candidatura (integralmente preenchido), Fotocópia do certificado de habilitações do 11º ano completo (autenticado) com média respectiva; Curriculum Vitae actualizado, uma fotografia; Fotocópia do Bilhete de Identidade e a declaração do responsável do serviço da Unidade Documental que comprova a situação profissional do formando (apenas se deseja pedir equivalência).

As candidaturas devem ser feitas pessoalmente ou remetidas via correio para o seguinte endereço: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas R. Morais Soares, nº 43/c – 1º fte./dto., 1900-341 Lisboa.

 

 

 

EXPOSIÇÃO EM CASTELO BRANCO

Sentir.com os cinco sentidos

A Câmara de Castelo Branco e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco são os principais impulsionadores da presença na cidade da exposição interactiva “sentir.com – a comunicação e os 5 sentidos”, que está patente ao público no passeio público da Devesa, até ao dia 13 de Setembro, tendo sido inaugurada a 26 de Agosto.

Trata-se de uma exposição da autoria científica, didáctica e técnica do Exploratório Infante D. Henrique de Coimbra, que durante todo este ano de 2005 tem constituído uma atracção para as crianças e para os adultos. Não há ninguém que não se sinta atraído por uma exposição em que o lema principal é: “Proibido não mexer”, ou seja, em que todo o material permite e incentiva um contacto directo e proporciona uma compreensão de aspectos pelos quais todos temos curiosidade. 

A exposição é constituída por dez módulos interactivos e lúdicos que proporcionam um contacto directo com aspectos da Ciência e da Tecnologia. Torna-se muito atractiva por se relacionar directamente com os cinco sentidos e, portanto, com as formas como comunicamos com os outros e com o mundo e o universo. 

Os dez módulos integram a Comunicação visual, a Comunicação sonora, Comunicação táctil, Comunicação química explorando sensações que obtemos através dos cinco sentidos. 

A Exposição Sentir.Com vem do Europarque de Santa Maria da Feira, onde passou os meses de Julho e Agosto no Visionarium, depois de ter estado já em várias localidades, e continuará a sua digressão pelo país
.

 

 

 

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Filosofia em Viseu

O Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget foi o palco escolhido para receber as IV Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia, que decorrem naquela cidade de 10 a 12 de Novembro.

Sob o mote Século XXI: o desafio socrático - como dever humano, uno e múltiplos, estas conferências serão dedicadas ao pensamento e obra de Sócrates, Octavio Paz, Saramago e Michel Serres.

As inscrições custam 60 euros (25 para estudantes), mas serão gratuitas para professores e estudantes do Instituto, sendo que entre os intervenientes estarão muitas personalidades, entre elas André Jacob, António Couto, José Saramago, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Sérgio, Maria José Figueiredo, María Sánchez Agustí, Michel Crozier, Michel Serres.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt