Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº92    Outubro 2005

Universidade

UBI

Medicina equipada

O novo complexo da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), em construção na Covilhã, vai começar a ser equipado no final do ano, revelou o reitor da UBI, Santos Silva.

Ao fazer o ponto de situação da obra à Agência Lusa, o reitor adiantou que a inauguração está prevista para 30 de Abril de 2006, dia em que se celebra o 20º aniversário da UBI.

Orçado em 15 milhões de euros, trata-se de um dos maiores investimentos públicos realizados na Beira Interior.

O “campus” universitário, que a partir do ano lectivo 2006/07 vai acolher os cursos de Medicina, Ciências Biomédicas e diversas áreas laboratoriais, está a ser construído junto ao Hospital da Covilhã.

Ocupa uma área de 19 mil metros quadrados, dimensionado para acolher 700 alunos, 120 docentes a tempo inteiro e 80 funcionários.

Uma das áreas de maior destaque será o Centro de Investigação da faculdade, que vai dispor de 3.500 metros quadrados de laboratórios.

Segundo Santos Silva, “o projecto inicial da faculdade está a ser cumprido conforme previsto, sem deslizes orçamentais”.

“Apenas há que somar as habituais parcelas por erros e omissões e revisões de preços”, em valores a determinar no final da obra, acrescentou.

A UBI tem cerca de cinco mil alunos, distribuídos por 31 licenciaturas. Tanto as 80 vagas do curso de Medicina como as 45 de Ciências Biomédicas foram este ano ser preenchidas na totalidade na primeira fase de acesso ao ensino superior.

O último aluno a entrar em Medicina tinha uma média de 18,3 valores. No caso de Ciências Biomédicas, o valor foi de 15,3.

 

 

 

UBI

Coração em debate

Intitulado “Phospho-diesterases and cyclic nucleotide microdomains in cardiac myocytes”, este seminário teve como tema principal a insuficiência cardiovascular. Entre os principais oradores que participaram nesta iniciativa, destacaram-se Rodolphe Fischmeister, director do laboratório “Cardiologie Cellulaire et Molleculaire” de França, e Ignácio Verde, investigador do CICS. Segundo este último, o evento teve como objectivo “mostrar como algumas proteínas interferem no funcionamento do coração, mais precisamente no funcionamento das suas células”. 

Eduardo Cavaco, docente da UBI, e director do CICS, sublinhou também o facto destes “phosphodisteroses” estarem implicados na insuficiência cardiovascular, daí ser necessário investigar e descobrir a sua acção. Um conhecimento mais profundo da actuação destas substâncias no organismo humano pode “evitar bastante males”, adiantam os conferencistas. 

Este ciclo sobre saúde teve continuação no dia 14 com o tema “como manter a estabilidade gonómica durante a divisão celular?”, com o orador Cláudio Sunkel, vice-presidente do IBMC do Porto e responsável pelo grupo de investigação Genética Molecular. Dia 11 de Janeiro de 2006 decorrerá mais um seminário sobre o cancro com o orador Fernando Smicht. Apesar de aberto à comunidade em geral o seminário contou apenas com cerca de trinta pessoas no auditório.

 

 

 

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Weblogs em debate

A influência dos weblogs na sociedade esteve em debate n o II Encontro de Weblogs, que decorreu, este mês na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

Ricardo Araújo Pereira, escritor e intérprete da série televisiva Gato Fedorento - que ficou conhecido no blog gatofedorento.blogspot.com - foi o convidado da sessão de abertura. “O que antes era uma diversão, é hoje em dia uma ferramenta de trabalho”, sublinha João Canavilhas, membro da organização.

Um weblog é uma página pessoal na Internet com actualizações regulares. “Estima-se que actualmente seja criado um novo weblog em qualquer parte do mundo a cada seis segundos”, refere.

“A discussão é por isso mais do que oportuna, pois estamos a constatar que os weblogs estão a ser utilizados nas mais diversas áreas de investigação e de trabalho”, destaca.

Os trabalhos sucedem ao I Encontro de Weblogs, realizado na Universidade do Minho (Braga) em Setembro de 2003. A iniciativa contou com diferentes grupos, coordenados por autores de weblogs nacionais, que apresentaram conclusões sobre a influência destes sítios na Internet em diferentes áreas da sociedade.

Coordenaram os diferentes grupos Francisco José Viegas (cultura), Pedro Mexia (política), Rogério Santos (ensino), Luís Santos (jornalismo), Mónica André (organizações) e José Carlos Abrantes (imagem). Leonel Vicente, Manuel Pinto e Paulo Querido são outros autores de weblogs que terão estado presentes.

O II Encontro de Weblogs foi organizado pelo LABCOM - Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da UBI e tem o seu próprio weblog em 2encontrodeweblogs.blogspot.com.

 

 

 

AAUBI

Pedagogia em análise

O Fórum Pedagogia 2005, realizado na Universidade da Beira Interior, este mês, encerrou os seus trabalhos com uma acção onde foram debatidos os principais problemas apontados pelos alunos. O reitor da UBI e os responsáveis pedagógicos ouviram as preocupações que envolvem a mudança no processo escolar que se irá verificar com as exigências do Processo de Bolonha. Durante esta sessão, onde também estiveram representantes de outras organizações, a Associação Académica da UBI divulgou os resultados de um inquérito feito aos alunos sobre a vida académica da Universidade.

Santos Silva reitor da UBI, lembrou que o projecto de avaliação feito “pelo Conselho Pedagógico da UBI não está oficializado, nem vai entrar em funcionamento no presente ano lectivo”. Aquele responsável esclareceu que as medidas apontadas no documento dizem respeito a docentes e alunos “daí ser importante ouvir a opinião de todos os envolvidos antes de tomar uma decisão”. Segundo o reitor da UBI, “esta acção dos estudantes, realizada todos os anos tem um grande valor”. Santos Silva salientou ainda a capacidade de diálogo no seio da academia de todos os responsáveis.

Foi neste diálogo com os alunos que reitor, Conselho Pedagógico e Associação Académica ficaram a conhecer algumas disciplinas onde se encontram problemas de espaço. Para resolver esse assunto, Santos Silva pediu a todos os estudantes da Universidade que tenham conhecimento desta problemática que façam chegar através da AAUBI as condições em que decorrem as aulas e a que cadeiras esse problema se verifica. O reitor lembra que “não faz sentido que isso aconteça em nenhum curso da UBI, muito menos nos de engenharia”, que funcionam no pólo 8, um dos maiores da Universidade.

Outro dos pontos em discussão nesta “etapa final” do fórum foi a avaliação. Recorde-se que o Conselho Pedagógico apresentou um projecto que tinha como linhas mestras a presença dos alunos em mais de 50 por cento das aulas, uma nota mínima para exame e uma nota final que resultaria na média obtida através de frequência e de exame. Santos Silva referiu que se tratava apenas de um projecto. Mesmo assim, o reitor da instituição lembrou aos alunos “o papel importante que este tem no processo de aprendizagem”. Referiu também que “é necessário uma participação mais evidente dos alunos”. Quanto aos métodos de avaliação o responsável aponta para novos caminhos. Santos Silva diz que as Universidades não podem estar ligadas a metodologias arbitrárias e singulares de avaliação. Torna-se, por isso, necessário “um método geral que avalie os alunos”. 

A UBI está a trabalhar no sentido das metodologias e das avaliações serem feitas “em consonância entre os docentes e os directores de curso”. O papel destes “é necessário para que tudo funcione da melhor forma”.Para além de tudo isto, os vários representantes lembraram que Bolonha só estará implantado em 2010. Contudo, a UBI está já a preparar-se para toda “uma mudança de paradigmas que tem de ocorrer no Ensino Superior”. Este “é um processo que se faz caminhando”, recorda Santos Silva e que, como tal, deve “merecer o empenho de todos”.

Eduardo Alves

 

 

 

AVEIRO

Sopcom analisa media

Repensar os Media: Novos contextos da Comunicação e da Informação é o tema da quarto congresso da Sopcom, que se realiza a 20 e 21 de Outubro, no Campus Universitário de Santiago, em Aveiro. A iniciativa é organizada pela Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

O programa será constituído por várias sessões temáticas paralelas e sessões plenárias com investigadores e personalidades de renome nacional. Está previsto também, pelo menos, um orador convidado internacional para a sessão de abertura e/ou encerramento do congresso. Complementarmente, está prevista a existência de fóruns temáticos (paralelos e de dinamização autónoma). 

Os interessados em mais informações devem contactar o secretariado do 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Anabela Viegas, Tel.: 34 370 500, Fax: 234 370 545, E-mail: secretariado.4sopcom@ca.ua.pt, ou consultadas em http://www2.ca.ua.pt/4SOPCOM/apresenta.htm.

JORNADAS. A Linha de Investigação n.º 6 do Centro de Línguas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da UA leva a cabo, no dia 28 de Outubro, as Jornadas «Portugal e o Outro». Representações de Portugal nas Literaturas estrangeiras e Representações do estrangeiro na Literatura Portuguesa são os temas que vão estar em cima da mesa.

CURSOS. A Unave e a Secção Autónoma de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro vão realizar, nos dias 14 e 15 de Outubro, um curso de formação avançada em Dimensionamento de Estruturas Metálicas em Situação de Incêndio segundo o Eurocódigo 3. O curso destina-se a engenheiros e engenheiros técnicos civis e mecânicos. As inscrições estão abertas. Estas entidades organizam ainda um curso de formação avançada em Segurança do Trabalho no sector da Construção - Coordenação de Segurança. Este curso destina-se a licenciados em Engenharia Civil e Arquitectura e decorre entre 17 de Outubro e 13 de Janeiro. Finalmente, organizam também um curso de Segurança contra Incêndios em Edifícios. O curso decorrerá em Janeiro e Fevereiro de 2006 e destina-se a Engenheiros e Engenheiros Técnicos.

SOCORROS. O Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) vai promover um Curso Básico de Primeiros Socorros. Dinamizado por Joaquim Sousa (bombeiro sapador no Porto), o curso vai realizar-se em Novembro e Dezembro e terá a duração de 20 horas (oitos noites). O CUFC garante Certificado de Presença nesta Formação. Actuar face a um acidente, perigos e doenças; a actuação do INEM; avaliação da vítima; exames…; ajuda à vítima; levantamentos; feridas, fracturas, queimaduras; alcoolismo; drogas. São estes alguns dos conteúdos deste curso que pode ser frequentado mediante o pagamento de 12,50 euros. As inscrições, limitadas, podem ser efectuadas no CUFC.

EXPOSIÇÕES. Elementos estruturais e compositivos da arquitectura é o tema da exposição que decorre, até 31 de Outubro na Secção Autónoma de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. A mostra reúne uma colecção de ferros fundidos que fazem parte do espólio doado por Madeira Luís à Universidade de Aveiro. A organização vai ainda promover visitas orientadas à exposição, tanto dirigidas ao público em geral como a grupos de escolas, bem como visitas guiadas ao edifício da Secção Autónoma de Engenharia Civil da autoria do Arquitecto Joaquim de Oliveira. Até 31 de Dezembro está também patente ao público, Sala C.2.18 do CIFOP, a 1ª Exposição do Ciclo de Exposições Interactivas «A Matemática do Outro Lado do Espelho. Esta Exposição, pensada para as crianças, sugere uma viagem ao país de Alice, do outro lado do espelho, deixando-se surpreender por aspectos inesperados das transformações geométricas e, até admirar a sensibilidade estética e sentido criador da Matemática. 

MÚSICA. O Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro vai ser palco de um recital de piano, a realizar dia 24 de Outubro, pelas 21h30, com o pianista Fausto Neves.

PÓS-GRADUAÇÕES. A Universidade de Aveiro tem abertas até 19 de Novembro a última fase de candidaturas para os Mestrados em Geoquímica, Análise Social e Administração da Educação e Criação Artística Contemporânea (biénio 2005/2007) e para os Cursos de Formação Especializada em Criação Artística Contemporânea, Comunicação e Multimédia (Média duração), Comunicações Móveis (Média duração) e Sistemas de Informação (Média duração) (2005/2006). As candidaturas aos Cursos de Mestrado e CFE´s deverão ser efectuadas via Internet, através do seguinte endereço: http://paco.ua.pt.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt