Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº92    Outubro 2005

Universidade

UNIVERSIDADE DE ÉVORA 

Inteligência e criatividade

A aposta no conhecimento humano, no seu potencial, na sua inteligência e na sua criatividade é uma tarefa fundamental à sobrevivência da nossa região e das nossas gentes. Passado um século sobre os primeiros estudos científicos sobre inteligência humana, o Departamento de Psicologia da Universidade de Évora propõe o Iº Simpósio Internacional – Inteligência Humana: Investigação e Aplicações (SIIHIA) - a realizar a 6, 7, e 8 de Outubro de 2005 no Auditório da Universidade de Évora.

Numa época em que a história persiste em fixar a ‘crise’, a comissão organizadora faz um desafio à comunidade local, regional e nacional para participar neste encontro que “oferecerá a oportunidade de partilhar novos conhecimentos e experiências profissionais sobre a Investigação e as Aplicações no campo da Inteligência e da Criatividade Humana”. 

De acordo com a presidente da comissão organizadora, Adelinda Araújo Candeias, este evento contará com a presença de técnicos, de renome nacionais e internacionais, de múltiplas áreas, e terá como objectivo “privilegiar o encontro entre investigadores e técnicos de psicologia, educação, gestão de recursos humanos, sociologia, serviço social, enfermagem e medicina que no seu quotidiano profissional trabalham com o conceito de inteligência humana e conceitos afins como competência, capacidade, potencial, criatividade e aprendizagem”.

Segundo o programa, as temáticas a abordar pautam-se pela: Natureza da inteligência (biológica/ social/estrutural/processual); Inteligência Emocional e Social; Inteligências múltiplas; Inteligência prática; Criatividade; Avaliação Psicológica; Avaliação dinâmica do potencial cognitivo; Aplicações em contextos de desenvolvimento; Aplicações em contextos interculturais; Aplicações em contextos profissionais; Investigação conceptual e metodológica.“Esta será também uma ocasião muito especial para reflectir sobre os efeitos da globalização, novas tecnologias e Internet na investigação e aplicações sobre a Inteligência, a competência, o desempenho, o potencial e a criatividade humana”, avança ainda a mesma responsável.

Por fim, o programa científico é complementado pela oportunidade de experienciar o espírito cultural de Évora, o mistério dos seus monumentos e do seu centro histórico, a simpatia das suas gentes e a harmonia das suas paisagens.

 

 

 

ESTÍMULO À EXCELÊNCIA 2005

Aveiro vence prémio

José Maria da Fonte Ferreira, docente e investigador no Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, e Sergey Dorogovtsev, Investigador Coordenador no Departamento de Física, acabam de ser galardoados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com o prémio «Estímulo à Excelência 2005». Um prémio para financiamento de actividades de investigação e divulgação científicas, concedido a título excepcional à instituição onde os investigadores exercem a sua actividade.

“Gosto de receber e de ver atribuir prémios com base em critérios de apreciação objectivos, definidos e publicitados previamente, e sem ter em conta a cor dos olhos dos galardoados, mas que distingam pela positiva. Esta foi uma iniciativa louvável por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, e deveria constituir um exemplo a seguir por outras instituições públicas e privadas com vista a estimular elevados níveis de desempenho nos vários sectores de actividade da nossa sociedade”, refere José Ferreira.

Já Sergey Dorogovtsev está naturalmente feliz e considera que “o prémio premeia também o trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos em conjunto com Colegas e Amigos do Departamento de Física da UA”. Adianta ainda que está “igualmente satisfeito porque este prémio é uma forma de dar a conhecer à comunidade científica as Redes Complexas, uma área nova e que está em grande desenvolvimento”.

O prémio «Estímulo à Excelência» pretende distinguir os investigadores no activo, residentes em Portugal, que prosseguem uma carreira profissional de investigação científica e tecnológica e possuem curriculum vitae de excepcional mérito no respectivo domínio de investigação. Consiste na oportunidade de evidenciar investigadores portugueses, cuja produtividade se encontra ao nível dos padrões internacionais, projectando a figura do investigador na sociedade, que tem assim mais consciência da importância da sua actividade.

A atribuição do «Estimulo à Excelência» resulta num financiamento (no valor de 5.000 euros/ano, durante dois anos, podendo ser renovado por mais dois), concedido a título excepcional à instituição onde o investigador exerce a sua actividade, para o financiamento das suas próprias actividades de investigação e divulgação científica. Segundo os seus promotores, visa estimular a promoção da excelência e da competitividade do nosso sistema científico face à dinâmica crescente de internacionalização da ciência
.

 

 

 

ESPANHA E PORTUGAL

Évora presente

Os incêndios florestais constituem foi um dos temas em destaque na sexta edição do encontro ibérico “Ágora - O Debate Peninsular”, inaugurada segunda-feira em Mérida, capital da Extremadura espanhola, pelo Presidente Jorge Sampaio.

Promovido pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta de Extremadura, o encontro, que tem como objectivo reforçar os laços entre Portugal e Espanha, decorre até dia 23.

Segundo a organização, na cerimónia inaugural vão intervir o Presidente da República, Jorge Sampaio, e o presidente da Junta da Extremadura, Juan Carlos Rodríguez Ibarra.

O debate peninsular engloba três vertentes, uma das quais intitulada “Academia”, este ano com três cursos, sobre a influência de D. Quixote em Portugal, os estereótipos existentes em redor de portugueses e espanhóis e a problemática dos incêndios florestais nos dois países.

Aproveitando o quarto centenário da publicação do Dom Quixote, de Miguel Cervantes, o “Ágora Academia” promoveu, o seminário “Traços de um livro - 400 anos do Quixote em Portugal”, coordenado pelo professor espanhol António Sáez Delgado, da Universidade de Évora, e Maria Fernanda de Abreu, da Universidade Nova de Lisboa.

“Olhares Cruzados. Estereótipos entre espanhóis e portugueses” é o segundo curso programado, na quarta-feira, a cargo dos jornalistas Diego Carcedo e António Valdemar.

A “Academia” deste ano encerra com uma análise, na quinta e sexta-feira, sobre os fogos florestais, uma temática destacada pela organização como “especialmente preocupante” para ambos os países.

 

 

 

UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Protocolo com BPI

A Universidade do Algarve e o Banco BPI acabam de assinar um protocolo de cooperação que visa uma aproximação entre as duas instituições. O protocolo contempla um conjunto de vantagens e iniciativas de interesse para alunos, professores e funcionários da Universidade.

No âmbito deste protocolo, será instituído o Prémio Escolar BPI / Universidade do Algarve, com o objectivo de premiar o aluno finalista que, de acordo com critérios que oportunamente serão divulgados, obtenha as classificações mais elevadas.

Adicionalmente, o BPI disponibiliza o Crédito Formação, para financiar, em condições muito vantajosas, cursos de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrados e Doutoramentos, em Portugal ou no Estrangeiro. Este benefício abrange os mais diversos encargos, tais como o pagamento de propinas, as despesas com computadores ou material informático e outras despesas de educação (viagens, estadias e material didáctico). 

Está também prevista a realização de workshops, seminários, palestras e outras actividades de carácter formativo relacionados com temas financeiros, como sejam a Fiscalidade, a Poupança, ou outros considerados de interesse. 

Com este protocolo, os interessados poderão ainda beneficiar de condições muito atractivas no Crédito Habitação BPI, Crédito Pessoal BPI e BPI Automóvel
.

 

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Algarve lança SPA

A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve, vai iniciar o primeiro Curso de Pós-graduação em Gestão de Spa, já no próximo mês de Novembro, o qual é o primeiro a realizar em Portugal e um dos primeiros da Europa.

Devido ao rápido desenvolvimento da indústria dos spa’s em Portugal nos últimos anos, o objectivo deste curso será satisfazer a necessidade de quadros técnicos especializados na gestão destes espaços, dotando-os de conhecimentos e competências indispensáveis ao exercício de uma actividade relacionada com esta área.

O plano curricular do Curso contempla áreas de estudo relativas ao Turismo de Saúde e Bem-Estar; Serviços dos SPA; Planeamento e Estratégia de Marketing; Gestão de Recursos Humanos; Finanças Empresariais; Gestão Operacional dos SPA; Criação, Concepção e Abertura do SPA e Gestão da Qualidade, com uma carga horária de aproximadamente de 210 horas. Para mais informações os interessados poderão consultar o site: http://www.esght.ualg.pt/GestaoSPAindex.asp.

 

 

 

ALGARVE

Semana Náutica

A Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve realizou em finais de Setembro a II Semana Náutica. A iniciativa inseriu-se no âmbito do curso de Ciências do Desporto – variante de Desporto no Turismo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

A “II Semana Náutica” teve como objectivo valorizar a formação em desportos náuticos, num curso que assume uma vocação para intervir no sector dos lazeres desportivos e, nomeadamente, dos lazeres turísticos. Envolveu por isso actividades como vela, bodyboard, surf, windsurf, canoagem, mergulho e jogos de praia.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt