ENSINO, FORMAÇÃO E
INVESTIGAÇÃO
Leiria com pacto
O Instituto Politécnico de Leiria acaba de celebrar um protocolo para o desenvolvimento do Pacto Regional para o Ensino, Formação e Investigação, o qual é inovador a nível nacional e tem como objectivo a implementação de uma rede de formação na região que abrange a formação de nível III e IV, o ensino superior e pós-graduado, conferente ou não de grau, e a investigação.
No protocolo estão integrados organismos como direcções regionais de educação, municípios, áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais, associações de municípios, regiões de turismo, associações empresariais, empresas, escolas profissionais e centros de emprego e formação profissional.
Na prática, este protocolo compromete os signatários a desenvolver, na sua área específica de intervenção, os estudos, diagnósticos e levantamentos que permitam identificar as necessidades da região no domínio da qualificação, quer no que respeita à superação dos estrangulamentos existentes, quer à satisfação das necessidades para o seu desenvolvimento futuro.
LICENCIATURAS E
PÓS-GRADUAÇÕES
ISLA-Leiria entrega
diplomas
104 recém-licenciados e 45 pós-graduados pelo ISLA–Leiria vão receber o seu diploma de curso, no próximo dia 15 de Outubro, sábado, a partir das 10h00, no Auditório do Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Justiça, Alberto Costa. A cerimónia pretende também assinalar o 15.º Aniversário da Instituição de Ensino Superior, e contará com a participação da Tuna Académica do
ISLA.
Serão entregues 104 diplomas de licenciatura, dos quais três de Tradução, nove de Marketing e Comércio Internacional e de Informática de Gestão, 16 de Gestão de Recursos Humanos, 26 de Psicologia Social e das Organizações, e 19 de Engenharia da Energia e do Ambiente. Relativamente aos cursos de especialização e pós-graduação, o ISLA entregará 18 diplomas do Curso de Técnico Superior da Segurança e Higiene do Trabalho, 12 do Curso de Contabilidade e Finanças Públicas Locais, oito do Curso de Certificação Cisco Networking, e sete do Curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação.
No final da formalidade de entrega dos diplomas, e durante o Porto de Honra, serão recordados os 15 anos de sucesso desta instituição, que se orgulha da qualidade da sua formação e da adequação persistente ao mercado de trabalho.
ESTUDO. “Os níveis de consumo de álcool continuam mais baixos em Portugal, quando comparados com os de outros países. No entanto, continua a verificar-se uma tendência à subida, e uma progressiva paridade entre os géneros» - esta é uma das conclusões do estudo intitulado “O Consumo de Tabaco e de Álcool na População Adolescente”, que constituiu a tese de doutoramento de António Antunes Frazão, docente do
ISLA-Leiria.
Classificada com distinção e louvor, por unanimidade, na Universidade Aberta, a tese foi orientada por Natália Ramos e assentou numa investigação levada a cabo pelo docente de Leiria durante quatro anos. Um período durante o qual recolheu dados que lhe permitiram concluir que o consumo de tabaco e de álcool “inicia-se demasiado precocemente, o que é facilitador da sua persistência e da passagem ao consumo abusivo e à dependência, como da entrada no consumo de outras drogas, e no aumento dos comportamentos de risco”.
IPL
Novos vices tomam
posse
«Esta é uma equipa que se conhece bem.» Foi desta forma que o presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Luciano Rodrigues de Almeida, apresentou João Paulo Marques e Nuno Mangas, na cerimónia da tomada de posse dos vice-presidentes do IPL, em 16 de Setembro, no Auditório do edifício-sede do
IPL.
«Trabalhamos juntos há muitos anos, embora em funções de responsabilidade diferentes destas, mas em todo este tempo, cimentou-se uma relação muito forte de lealdade e confiança», justificou.
A descrição da delegação de competências por parte do presidente do Instituto nos seus coadjutores é, como fez questão de salientar Luciano Rodrigues de Almeida, expressão «do elevado conjunto de processos em que o Instituto está envolvido». Segundo o presidente do IPL, a esse facto não é alheio o ritmo de trabalho e o forte empenho que «foi exigido a todos e imprimido nos últimos tempos».
Desta forma, estão criadas as condições «para continuarmos a desempenhar as tarefas com que nos comprometemos». Esse facto assume especial importância quando o futuro se afigura «repleto de desafios», salientou.
GESTÃO
Pós-graduação na
Estg
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda e a Empresa Comunicando vão realizar dois cursos de Pós-Graduação.
O primeiro curso, gestão integrada de comunicação, destina-se a empresários e quadros técnicos, nomeadamente nas áreas da banca e empresarial de vários ramos, tendo definidas como áreas disciplinares a comunicação empresarial, as relações públicas, a identidade corporativa, as diversas técnicas de publicidade, o marketing directo, a realização de eventos, os patrocínios e o mecenato, o merchandising, a gestão de crise e a relação com os meios de comunicação.
O curso terá os seguintes módulos: comunicação de proximidade; publicidade; comunicação empresarial e relações públicas; comunicação visual; promoção e marketing directo; técnicas de apresentação; gestão de crise; patrocínios e mecenato; comunicação escrita e escrita criativa; projecto aplicado e dois
wokshops.
O segundo curso, gestão de serviço social será dirigido aos profissionais intervenientes em actividades de serviço social, nomeadamente aqueles que desenvolvem trabalho no âmbito das instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais e misericórdias, entre outros tipos de organismo, ou candidatos ao mesmo. O acesso ao curso é feito com base na análise do currículo académico e/ou profissional do candidato. O curso tem os módulos: comunicação nas instituições sociais; marketing social, contabilidade nas IPSS; noções de fiscalidade, psicossociologia das organizações sociais; gestão das organizações sociais; direito laboral; ética e responsabilidade social; assessoria de imprensa e gestão social; gestão de recursos humanos nas IPSS, dois workshops e projecto aplicado.
O melhor trabalho final realizado no âmbito de cada um dos cursos será publicado na Colecção Comunicando. A selecção é da responsabilidade de um júri constituído por cinco elementos, um representante da Direcção da ESTG, dois elementos da direcção do curso, um membro da Comunicando e uma personalidade independente de mérito.
Os formandos recebem como oferta os três primeiros números da Colecção Comunicando e o Livro de Curso de pós-graduação em que se inscreverem.
seguinte >>>
|