Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº87    Maio 2005

Dossier

IVº SIMPÓSIO DA MODA E DO TÊXTIL DA ESART

A moda vista do Interior

A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) promove entre 6 e 9 de Junho o IVº Simpósio da Moda e do Têxtil, trazendo de novo à cidade alguns dos melhores estilistas e modelos nacionais.

De forma a alcançar o sucesso das edições anteriores, o simpósio contará com diversas actividades realizadas em parceria com empresas, tais como palestras com profissionais das áreas do marketing e do design de moda – Luís Rosa (Marketeer), Catarina Vicente (Nike Portugal) e Paulo Gameiro (CITEVE) –, workshops sobre diferentes matérias e exposições de trabalhos de alunos do curso de Design de Moda e Têxtil. 

O simpósio termina com um desfile de moda que, à semelhança do ano anterior, se irá realizar no parque da cidade, onde, para além dos coordenados criados pelos alunos daquele curso, serão apresentadas colecções das empresas Concreto, Dielmar e Macmoda e dos estilistas Katty Xiomara, Alexandra Moura e Dino Alves.

O Simpósio da Moda e do Têxtil, evento especialmente dirigido aos alunos do curso do mesmo nome, leccionado na ESART, envolve professores e estudantes de outras licenciaturas daquela escola, como Artes da Imagem (ramos de Design Gráfico e Design Multimédia e Audiovisuais) e Design de Interiores e Equipamento.

O objectivo principal deste evento, para além de servir de montra do trabalho desenvolvido pelos alunos e de contribuir para a sua melhor formação técnica e artística tendo em conta as necessidades do mercado, é o de permitir uma aproximação dos jovens estudantes aos profissionais da moda e do têxtil que com eles podem partilhar a sua experiência profissional na concepção de colecções de moda, estabelecendo-se assim contactos privilegiados com vista à posterior realização de estágios profissionais em empresas do sector.

Concebido inicialmente como evento bianual, intercalando-se com o Fórum da Imagem, a aceitação da comunidade escolar e extra-escolar fez com que o Simpósio da Moda e do Têxtil passasse a realizar-se anualmente, transformando-se numa iniciativa de projecção regional e nacional que contribui para uma maior descentralização da moda.

O Simpósio da Moda e do Têxtil é organizado pela ESART e pelo IPCB, sendo o Desfile organizado em conjunto com a Câmara Municipal de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, dada a dimensão do evento e a projecção que se pretende dar ao mesmo.

 

 

ANA MARIA VAZ, PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Iniciativa importante para a Região

Ana Maria Vaz, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, considera a realização do Simpósio da Moda e do Desfile, previsto para o Parque da Cidade, como “uma iniciativa bastante importante, não só para a Escola Superior de Artes Aplicadas, mas também para os seus alunos e para a comunidade”.

A justificação da responsável pelo IPCB reside no conjunto de personalidades que vão participar no evento, a maioria especialistas ligados ao mundo do trabalho, e também na possibilidade dos estudantes poderem contactar com essas pessoas e apresentarem alguns dos seus trabalhos.

A presidente do IPCB sublinha que a Escola Superior de Artes Aplicadas “já nos tem habituado a realizar iniciativas de qualidade, como este simpósio que simultaneamente é um momento que traz dinâmica à cidade e ao renovado Parque, onde se realizará o desfile”. 

Ana Maria Vaz destaca também o papel que a escola tem tido nesta área lembrando que “há vários alunos a trabalhar com designers nacionais, o que lhes permite conhecerem melhor o mundo do trabalho. São experiências valiosas para os estudantes”, diz.

 

 

 

JOAQUIM MORÃO, PRESIDENTE DA CÂMARA

Valor acrescentado


O presidente da Câmara de Castelo Branco considera importante a parceria que a autarquia tem desenvolvido com a Escola Superior de Artes Aplicadas, em particular na realização deste Simpósio. “Estamos a falar de um acontecimento diferente que vai decorrer na cidade e que movimentará um enorme número de pessoas”, começa por esclarecer o autarca.

Joaquim Morão classifica a Escola Superior de Artes Aplicadas como um “projecto de modernidade e inovador, o qual traz mais valias para a cidade, a região e o país”. Por isso, sublinha, é obrigação da Câmara “defender as nossas instituições”.

Desde que foi criada, há cerca de seis anos, que a Escola de Artes tem tido o apoio da autarquia. Uma parte das actividades lectivas decorrem no Cine Teatro Avenida, em instalações preparadas para o efeito, num espaço cedido pela câmara. “Sempre apostámos na Esart e a escola está a corresponder às expectativas. Está a criar uma nova cultura na cidade e a projectar Castelo Branco em todo o País”, assegura Joaquim Morão.

Recorde-se que a construção das novas instalações, que integram o campus da Talagueira, onde também será construída a Escola Superior de Saúde, será feita em terrenos cedidos pela autarquia, que deste modo tornou viável o aparecimento daquele complexo escolar. De resto o excelente entendimento entre Câmara e Politécnico é também sublinhado pela presidente do Instituto, Ana Maria Vaz, para quem esse facto tem sido fundamental no desenvolvimento das escolas do IPCB
.

 

 

 

PALAVRA DA JUNTA

Esart cumpre Missão


Clemente Rosa Mouro, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, classifica a realização do Simpósio da Moda e o desfile no parque da cidade como uma iniciativa prestigiante para a cidade. “Estarão presentes os melhores especialistas do país nesta área. Além disso, vêm a Castelo Branco modelos conhecidos para o desfile de moda, pelo que esta iniciativa é muito importante para a cidade, não só por isso, mas também por todo o conjunto de actividades que integra”.

Para os responsáveis da Junta de Freguesia, “a Escola Superior de Artes Aplicadas tem cumprido a sua missão, apesar dos poucos recursos que tem. A Junta sempre que tiver disponibilidades estará sempre disponível para apoiar a Esart”.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt