IVº SIMPÓSIO DA MODA E
DO TÊXTIL DA ESART
A moda vista do
Interior
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) promove entre 6 e 9 de Junho o IVº Simpósio da Moda e do Têxtil, trazendo de novo à cidade alguns dos melhores estilistas e modelos nacionais.
De forma a alcançar o sucesso das edições anteriores, o simpósio contará com diversas actividades realizadas em parceria com empresas, tais como palestras com profissionais das áreas do marketing e do design de moda – Luís Rosa (Marketeer), Catarina Vicente (Nike Portugal) e Paulo Gameiro (CITEVE) –, workshops sobre diferentes matérias e exposições de trabalhos de alunos do curso de Design de Moda e Têxtil.
O simpósio termina com um desfile de moda que, à semelhança do ano anterior, se irá realizar no parque da cidade, onde, para além dos coordenados criados pelos alunos daquele curso, serão apresentadas colecções das empresas Concreto, Dielmar e Macmoda e dos estilistas Katty Xiomara, Alexandra Moura e Dino Alves.
O Simpósio da Moda e do Têxtil, evento especialmente dirigido aos alunos do curso do mesmo nome, leccionado na ESART, envolve professores e estudantes de outras licenciaturas daquela escola, como Artes da Imagem (ramos de Design Gráfico e Design Multimédia e Audiovisuais) e Design de Interiores e Equipamento.
O objectivo principal deste evento, para além de servir de montra do trabalho desenvolvido pelos alunos e de contribuir para a sua melhor formação técnica e artística tendo em conta as necessidades do mercado, é o de permitir uma aproximação dos jovens estudantes aos profissionais da moda e do têxtil que com eles podem partilhar a sua experiência profissional na concepção de colecções de moda, estabelecendo-se assim contactos privilegiados com vista à posterior realização de estágios profissionais em empresas do sector.
Concebido inicialmente como evento bianual, intercalando-se com o Fórum da Imagem, a aceitação da comunidade escolar e extra-escolar fez com que o Simpósio da Moda e do Têxtil passasse a realizar-se anualmente, transformando-se numa iniciativa de projecção regional e nacional que contribui para uma maior descentralização da moda.
O Simpósio da Moda e do Têxtil é organizado pela ESART e pelo IPCB, sendo o Desfile organizado em conjunto com a Câmara Municipal de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, dada a dimensão do evento e a projecção que se pretende dar ao mesmo.
ANA MARIA VAZ, PRESIDENTE
DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO
Iniciativa importante
para a Região
Ana Maria Vaz, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, considera a realização do Simpósio da Moda e do Desfile, previsto para o Parque da Cidade, como “uma iniciativa bastante importante, não só para a Escola Superior de Artes Aplicadas, mas também para os seus alunos e para a comunidade”.
A justificação da responsável pelo IPCB reside no conjunto de personalidades que vão participar no evento, a maioria especialistas ligados ao mundo do trabalho, e também na possibilidade dos estudantes poderem contactar com essas pessoas e apresentarem alguns dos seus trabalhos.
A presidente do IPCB sublinha que a Escola Superior de Artes Aplicadas “já nos tem habituado a realizar iniciativas de qualidade, como este simpósio que simultaneamente é um momento que traz dinâmica à cidade e ao renovado Parque, onde se realizará o desfile”.
Ana Maria Vaz destaca também o papel que a escola tem tido nesta área lembrando que “há vários alunos a trabalhar com designers nacionais, o que lhes permite conhecerem melhor o mundo do trabalho. São experiências valiosas para os estudantes”, diz.
JOAQUIM MORÃO,
PRESIDENTE DA CÂMARA
Valor acrescentado
O presidente da Câmara de Castelo Branco considera importante a parceria que a autarquia tem desenvolvido com a Escola Superior de Artes Aplicadas, em particular na realização deste Simpósio. “Estamos a falar de um acontecimento diferente que vai decorrer na cidade e que movimentará um enorme número de pessoas”, começa por esclarecer o autarca.
Joaquim Morão classifica a Escola Superior de Artes Aplicadas como um “projecto de modernidade e inovador, o qual traz mais valias para a cidade, a região e o país”. Por isso, sublinha, é obrigação da Câmara “defender as nossas instituições”.
Desde que foi criada, há cerca de seis anos, que a Escola de Artes tem tido o apoio da autarquia. Uma parte das actividades lectivas decorrem no Cine Teatro Avenida, em instalações preparadas para o efeito, num espaço cedido pela câmara. “Sempre apostámos na Esart e a escola está a corresponder às expectativas. Está a criar uma nova cultura na cidade e a projectar Castelo Branco em todo o País”, assegura Joaquim Morão.
Recorde-se que a construção das novas instalações, que integram o campus da Talagueira, onde também será construída a Escola Superior de Saúde, será feita em terrenos cedidos pela autarquia, que deste modo tornou viável o aparecimento daquele complexo escolar. De resto o excelente entendimento entre Câmara e Politécnico é também sublinhado pela presidente do Instituto, Ana Maria Vaz, para quem esse facto tem sido fundamental no desenvolvimento das escolas do IPCB.
PALAVRA DA JUNTA
Esart cumpre Missão
Clemente Rosa Mouro, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, classifica a realização do Simpósio da Moda e o desfile no parque da cidade como uma iniciativa prestigiante para a cidade. “Estarão presentes os melhores especialistas do país nesta área. Além disso, vêm a Castelo Branco modelos conhecidos para o desfile de moda, pelo que esta iniciativa é muito importante para a cidade, não só por isso, mas também por todo o conjunto de actividades que integra”.
Para os responsáveis da Junta de Freguesia, “a Escola Superior de Artes Aplicadas tem cumprido a sua missão, apesar dos poucos recursos que tem. A Junta sempre que tiver disponibilidades estará sempre disponível para apoiar a Esart”.
seguinte >>>
|