POLITÉCNICO DA GUARDA
Jorge Mendes toma
posse

Jorge Mendes, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, acaba de tomar posse naquelas funções para mais um mandato de três anos. A cerimónia decorreu no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda, no passado dia 11 de Abril.
Esta cerimónia foi aproveitada pelo Presidente do IPG – que cumpre o seu segundo mandato – para dar a conhecer alguns dos principais projectos a
implementar nos próximos três anos, planos onde figura um novo edifício para a Escola Superior de Saúde, a localizar no campus do Instituto Politécnico.
Jorge Mendes defendeu a necessidade de ser fomentado um espírito de escola, bem como o aprofundamento da cooperação entre as várias unidades orgânicas, a par do empenhamento colectivo em prol da boa imagem do Instituto.
No decorrer desta cerimónia foi também empossado o Vice-Presidente do IPG, António Amarelo Fernandes. Presentes estiveram o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Governadora Civil da Guarda e Presidentes das Câmaras Municipais da Guarda e Seia, respectivamente Álvaro Guerreiro e Eduardo Brito, além de responsáveis pelas direcções das unidades orgânicas,
órgãos das escolas, entre outros.
Politécnico promove
BTT
O Centro de Treino e Animação Desportiva do IPG, com o apoio do INATEL, organiza no próximo dia 22 de Maio de 2005, mais uma edição do BTT Aventura – IPG’05. Este ano, os participantes irão percorrer novos trajectos, à volta da cidade da Guarda, por caminhos e trilhos de terra batida, com passagem por algumas zonas rurais que proporcionam momentos únicos, e vistas para a cidade da Guarda. Este percurso será em “open road”, numa distância total de aproximada de 50 Km.
IPG
Campus Virtual na
Guarda

No Instituto Politécnico da Guarda decorreu, no passado dia 21 de Abril, a apresentação oficial do Projecto eU (campus virtual) para aquele estabelecimento de ensino superior.
O programa iniciou-se pelas 10.45h, com a intervenção do Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Jorge Manuel Mendes, seguindo-se a apresentação do Projecto IPG Virtual, por Constantino Rei e Sérgio Duarte (da Escola Superior de Tecnologia e Gestão).
Posteriormente foi apresentado o novo Portal do Instituto Politécnico da Guarda.
De salientar que a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) já tinha certificado a rede wireless do Instituto Politécnico da Guarda. A referida rede foi aprovada em todos os testes de conformidade, com a solução de mobilidade nacional, sendo a primeira a nível da região das beiras e a sétima em termos nacionais, entre 57 candidatas.
Assim, qualquer utilizador do Instituto Politécnico da Guarda que se desloque a outra instituição de ensino superior (aderente do projecto e-U) terá acesso à rede wireless aí existente, sem haver a necessidade de efectuar configurações ( adicionais às que usa no IPG) no seu portátil.
O mesmo acontecerá com qualquer utilizador de outro Politécnico ou Universidade que se desloque ao
IPG.
A rede WiFi instalada no Instituto Politécnico da Guarda abrange o campus do IPG, e as zonas onde estão implantados os edifícios da Acção Social, Escola Superior de Saúde e a Associação de Estudantes.
OBRAS COM PROJECTO
ESE no campus
A Escola Superior de Educação de Viseu, actualmente no Centro da cidade, deverá passar a funcionar no Campus II, junto à Agrária. Para João Pedro de Barros, “a ESE está num edifício muito bom, mas que tem algumas carências, nomeadamente na parte da investigação”, razão pela qual não desiste do projecto de levar a escola para junto das outras.
Conjuntamente com a escola deverá ser construída nas imediações a quarta residência de estudantes ou um pavilhão para instalar um centro de estudos avançados. Uma destas duas estruturas deverá ser instalada no Campus I, para o qual há outras obras projectadas. “Já pedimos autorização ao senhor ministro para utilizarmos as verbas de cinco milhões de euros que possuímos em saldos para construirmos o pavilhão gimnodesportivo, o ginásio e, eventualmente, a piscina”.
Na entrada do Campus, do lado dos Serviços Centrais, deverá também nascer um jardim de infância para atender “os cerca de 100 alunos inscritos e que são filhos de alunos, funcionários e professores”.
Na Superior de Saúde também decorrem obras, que só não estão terminadas devido à falência da empresa. Ainda assim, o presidente do Politécnico garante que faltam pouco mais de 125 mil euros em obra, pelo que não vai fazer novo concurso, mas sim terminar os trabalhos por administração directa. “A obra já se reiniciou e deve estar concluída dentro de dois meses”.
Finalmente, na Superior Agrária, a construção dos pavilhões no Campus permitiu a instalação de mais seis laboratórios, salas de aula e de informática. “Os alunos tiveram muitas queixas e eu estive sempre ao lado deles. Neste momento só podem queixar-se de não terem cantina, mas existe a da Superior de Tecnologia ali muito próxima. Ainda assim, por uma questão de comodidade, estamos a pensar investir ali 100 mil euros, no sentido de criar ali uma cantina e dar todas as condições aos alunos”.
seguinte >>>
|