EM PORTALEGRE E VISEU
Caloiros animados

“Julgo que estão no melhor politécnico do País”. As palavras são do presidente do Politécnico de Viseu, João Pedro de Barros e foram proferias aos novos alunos da instituição na cerimónia de recepção ao caloiro realizada este mês na cidade da Beira Alta.
A cerimónia, realizada no campus Politécnico, terá juntado mais de 600, dos cerca de 1000 alunos que ingressaram no Politécnico de Viseu na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Todos eles demonstraram grande manifestação de vitalidade e juventude.
A Recepção ao Caloiro, uma organização do Conselho de Viriato, órgão responsável pela preservação e perpetuação da tradição académica no Instituto Superior Politécnico de Viseu, com a colaboração da Associação Académica, será, certamente, uma das mais gratificantes recordações que estes alunos, que agora iniciam o seu percurso académico, levarão do Politécnico de Viseu e da cidade.
Também em Portalegre não faltou animação na recepção aos muitos caloiros que ingressaram no Instituto. Entre baptismos e festas, continuam agora as actividades de integração, com intervalo garantido por alturas das primeiras frequências.
FÉRIAS NA GUARDA
Politécnico com
alvará
O Instituto Português da Juventude acaba de atribuir ao Politécnico da Guarda o alvará que lhe permite ser uma entidade promotora e organizadora de férias desportivas devidamente acreditada. Esta atribuição surge após o próprio IPG ter iniciado o processo de licenciamento, já que desde 2001 que o Politécnico desenvolve aquele tipo de acções.
DE acordo com os responsáveis pelo Politécnico da Guarda, a “realização de campos de férias destinados a crianças e jovens, bem como o número de entidades que organizam e promovem esta actividade têm assistido a um aumento significativo nos últimos tempos”.
Diz ainda aquele organismo que “no passado, tais actividades tinham como objectivo dar apoio a crianças oriundas de estratos sociais mais desfavorecidos, contudo, actualmente, tornaram-se, um produto de grande consumo, com um leque de actividades muito variado, incluindo os chamados Desportos Radicais”.
O pedido de atribuição de alvará surge devido á alteração das regras que regulamentam a actividade, de forma a dotar as entidades oficiais de um maior grau de conhecimento desta realidade e garantir um nível elevado de segurança aos respectivos participantes. Para tal, foi publicado um diploma que impõe o licenciamento obrigatório de todas as entidades organizadoras de campos de férias.
O Instituto Politécnico da Guarda, através do Centro de Treino e Animação Desportiva, tem realizado, nestes últimos três anos, campos de férias destinados aos filhos de membros da comunidade politécnica e da comunidade em
geral.
IPG
Erasmus em força
O Instituto Politécnico da Guarda acolheu este mês mais 10 estudantes estrangeiros, no âmbito do Programa Comunitário Sócrates/Erasmus. Os alunos são oriundos de Espanha, concretamente de Burgos e Léon, estando prevista, para o segundo semestre do corrente ano lectivo, a vinda de uma aluna de Granada.
De referir que este programa incentiva a mobilidade de docentes e estudantes pertencentes a instituições de ensino superior da Europa, procurando aprofundar a cooperação e fomentar um maior enriquecimento cultural, e profissional, por parte dos participantes.
O Instituto Politécnico da Guarda tem registado uma procura crescente de estudantes estrangeiros, de acordo com dados do Gabinete de Informação e Relações Internacionais do IPG.
No âmbito do Programa Vasco da Gama – orientado para a mobilidade interna de alunos do ensino superior – o IPG recebeu um aluno do Politécnico de Setúbal.
Está, entretanto, agendada a ida de um aluno do Politécnico da Guarda para Itália, prevendo-se mais outros três candidatos, no âmbito do Programa
Erasmus.
PORTALEGRE
Politécnico faz
concurso
O Instituto Politécnico de Portalegre acaba de lançar o concurso para a elaboração de calendários do IPP. A ideia, de acordo com os responsáveis da instituição passa por possibilitar a concepção de calendários do Instituto, para distribuição nas suas unidades orgânicas, parceiros e diversas entidades. Os candidatos serão os alunos da instituição, que assim terão a oportunidade de colocar à prova a sua criatividade.
Os projectos candidatos poderão ser feitos a título individual ou colectivo e cada candidatura poderá apresentar, no máximo, dois projectos. De acordo com o regulamento do concurso, aberto até ao dia 28 de Novembro, cada projecto deverá integrar propostas nas diversas modalidades, a saber: calendário anual de parede (300 mm x 555 mm), de secretária (480 mm x 320), bolso (85 mm x 55 mm), e de aplicação em caixa transparente (tipo cd 118 mm x 137 mm).
Os projectos deverão incluir o símbolo do Instituto e das quatro escolas e serviços de acção social, e as frases Instituto Politécnico de Portalegre e Aposta de Qualidade no desenvolvimento regional.
Ao projecto seleccionado será atribuído um prémio no valor de 250 euros, estando também prevista a atribuição de menções honrosas. De referir que o projecto premiado ficará propriedade do Instituto Politécnico de Portalegre. 
seguinte >>>
|