Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº80    Outubro 2004

Politécnico

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Seminário em Viseu

O Politécnico de Viseu vai organizar o Seminário de Alta Direcção em Administração Pública, que decorre de 15 a 19 de Novembro, nas instalações dos Serviços Centrais do Instituto, tendo como entidade formadora o Instituto Nacional de Administração (INA). Esta acção surge na sequência das acções aprovadas no contrato-programa com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

Os destinatários deste seminário serão os dirigentes de nível intermédio e de nível superior da Administração Pública. O custo do seminário será de 400 euros por participante. Os interessados poderão ter acesso ao programa completo na página do Instituto Nacional de Administração (www.ina.pt).

 

 

 

SUPERIOR DE ENFERMAGEM

Pós-graduação abre

A Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre realiza, a partir deste mês, um curso de pós graduação de gestão em unidades de saúde. A acção de formação envolve várias áreas do saber, como epidemiologia, ética e deontologia, direito e economia da saúde, gestão financeira e de recursos humanos, estatística aplicada e marketing em saúde, entre outras.

Segundo apurámos, está também prevista a realização de seminários subordinados ao tema «mudança e comportamento organizacional», «gestão ambiental» e «metodologia qualitativa». O curso destina-se a licenciados ou pessoas com habilitação equivalente, sendo dada preferência às áreas de enfermagem, medicina, gestão e administração de diagnóstico e terapêutica.

 

 

 

EM VISEU

Enfermagem faz 30 anos

A Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viseu comemora 30 anos de existência na semana de 25 a 28 de Outubro, a qual fica marcada pela realização de várias actividades no auditório da instituição, que se realizam todos os dias, a partir das 21 horas, excepção feita aos dias 27 e 28.

No dia 25, o Teatro da Academia apresenta”Stan & Ollie, Construtores de Muros” Teatro da Academia, enquanto no dia seguinte está reservada a projecção de um filme surpresa acerca da temática “Uma reflexão sobre a vida”. Já a 27, na Aula Magna do Politécnico, realiza-se um recital de poesia denominado “A Música e a Palavra”, que estará a cargo de Nelson Martins. Nesse dia actua ainda a Viriatuna.

Finalmente, a 28, o Dia da Escola, as actividades decorrem na Aula Magna do Politécnico e começam logo às 9 da manhã, com a abertura do secretariado e entrega de presentes aos estudantes. Segue-se uma sessão solene, um espaço de homenagem e uma conferência sobre “Estágios Clínicos: Momentos de Mobilização de Saberes”, em que será oradora Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro.

O almoço será servido cerca das 13 horas, no restaurante Solar do Verde Gaio. À tarde seguem as comemorações com um sarau cultural e sessão de hipnose, a partir das 16 horas. Às 18 será apresentado o livro “Saúde, Doença e Diversidade Cultural”, por Wilson Abreu. Uma hora depois actua a Viriatuna. Após o jantar, a festa da enfermagem segue na Discoteca NB com DJ convidado e pirotecnia de interiores.

De referir que o almoço do dia 28 é aberto a toda a comunidade. Para isso, é necessário inscrever-se junto do secretariado de apoio à docência (apoio-docente@esenfviseu.pt / Tel. 232 419106), mediante o pagamento de 18 Euros, até ao dia 25 de Outubro.

 

 

 

NA ESE DE VISEU

Nova vogal

Esperança do Rosário Jales Ribeiro, professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Viseu, acaba de tomar posse como vogal do Conselho Directivo daquele órgão da escola, o qual é presidido por Maria de Jesus Fonseca e tem também como vogal Maria Teresa Mateus.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se a 22 de Setembro e contou com a presença do presidente do Politécnico, João Pedro Antas de Barros, o qual pediu à equipa dirigente da mais antiga escola de Educação do País que defina novos caminhos para a instituição. Já a nova empossada prometeu “total empenho nas novas tarefas”.

 

 

 

IPB

Beja debate saúde

O Instituto Politécnico de Beja realiza, no próximo dia 21 de Outubro, o IV Fórum de Investigação e Intervenção Psico-pedagógica no Ensino Superior, dedicado à Saúde, desporto e cultura. A iniciativa que decorre no auditório dos serviços comuns do IPB, está divida em três painéis.

A Prática do Aconselhamento psicodinâmico com estudantes do ensino superior é o primeiro tema do Fórum e será apresentado por Maria Cristina Faria, do Instituto Politécnico de Beja, tendo como prelectora Anabela Pereira. A segunda palestra, moderada por Luís Murta, também do IPB, aborda o tema «Gabinete de Desporto: o modelo da Universidade de Lisboa» e será analisada por Carlos Santos (FADU) e João Leal e Nuno Loureiro (ESE de Beja).

O último dos painéis dedicado à cultura e ao associativismo, tem como moderadores Nuno Silva, da Fanaesp e Vitor Silva, vereador da Câmara de Beja.

ACTIVIDADES. Além daquele Fórum, o IPB tem já pronta a sua agenda para os próximos meses. Assim, de 26 de Outubro a 12 de Novembro, terá patente, nos serviços comuns, uma exposição fotográfica de Vasco Ludgero.

Para 3 de Novembro está prevista a sessão solene de abertura do ano lectivo. Já entre 23 a 25 de Novembro será realizado o IIº Seminário Ibérico de Prevenção Primária de Toxicodependências, também nos serviços comuns do IPB.

 

 

 

NA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Leiria debate prevenção

Prevenir – O Diálogo como Opção é o tema das I Jornadas de Reflexão, que decorrem nos próximos dias 25 e 26 de Outubro no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

De acordo com o programa, no primeiro dia dos trabalhos serão apresentados vários planos municipais de prevenção, designadamente os de Leiria, Alcobaça e Pombal. Já na parte da tarde serão abordados os desafios à sociedade civil que decorrem do Programa Quadro Prevenir II, além de serem apresentadas experiências em matéria de prevenção, como o Projecto “Club Bus” – Prevenção em Espaços Recreativos de Lazer e Desportivos, que decorre em Peniche, ou o Projecto “Ser Pais” – Prevenção na Família, de Caldas da Rainha.

O segundo dia será inteiramente dedicado às conferências. Na primeira, Pedro Silva, da Escola Superior de Educação de Leiria, aborda o tema “Famílias, Escolas e Toxicodependência: reflexões em torno de uma relação que se deseja não triangular”. Seguidamente, Daniel Sampaio, da Faculdade de medicina de Lisboa, desenvolve o tema “Prevenção da Toxicodependência: Importância da intervenção familiar”. Segue-se o debate e a apresentação das conclusões e a sessão de encerramento.

 

 

 

MESTRADOS NA CALHA

Protocolo com Aveiro

O Instituto Politécnico de Leiria acaba de assinar um protocolo de colaboração com a Universidade de Aveiro com vista à organização conjunta de cursos de mestrado e de formação especializada em área de interesse mútuo, bem como à correspondente atribuição de graus e diplomas.

O protocolo foi assinado no passado mês de Setembro e aplica-se a vários cursos de mestrado, designadamente aos de Didáctica das Línguas, Supervisão, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrónica e Comunicações, Matemática, Contabilidade e Auditoria, Geriatria e Gerontologia, Design, Materiais e Gestão do Produto, Microbiologia Molecular, Economia de Empresa, Multimédia em Educação e Ciências das Zonas Costeiras.

A organização de quaisquer cursos no âmbito deste protocolo pautar-se-á por um conjunto de normas, tais como a aprovação do plano de estudos de cada curso, bem como do respectivo corpo docente incumbe à Universidade de Aveiro, através dos órgãos competentes. Já a a proposta de corpo docente de cada curso será consensualmente elaborada e poderá incluir docentes de ambas as instituições.

As candidaturas, inscrições e matrículas realizar-se-ão sempre nas condições existentes para os restantes alunos da pós-graduação da Universidade de Aveiro, enquanto que a leccionação dos cursos decorrerá nas instalações de qualquer das outorgantes, conforme estas acordarem, curso a curso.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt