ESTIG DE BEJA
Semana da Engenharia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja realiza, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Junho, no edifício dos serviços comuns do Instituto Politécnico de Beja a segunda edição da Semana da Engenharia. Este ano subordinada ao tema “A Engenharia no Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional”, conta com a participação de individualidades de reconhecido valor nacional nas diversas áreas das engenharias abordadas na ESTIG: Informática; Civil e Topográfica.
O dia temático será o último do evento, com o tema “A Engenharia, os Aeroportos e a Sociedade” e contará com a presença de individualidades da ANA-Aeroportos de Portugal no âmbito de um projecto de inovação europeu onde participam dois docentes da ESTIG que terá como aeroporto experimental, o Aeroporto Sá Carneiro no Porto.
No dia temático haverá ainda mais dois painéis, sendo um destinado ao Aeroporto de Beja, onde terá lugar uma intervenção do Coronel Santos Nicolau e uma intervenção de dois docentes da ESTIG que se encontram a desenvolver um projecto conjunto com a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O outro painel contará com a presença de José Ferreira Mendes, da Universidade Nova de Lisboa, que apresentará um estudo dos impactos do Aeroporto de Beja a nível regional e com a presença de um docente da ESTIG e um representante da Câmara Municipal de Beja. Além das comunicações, existirá ainda um espaço de exposições no átrio de entrada do edifício dos serviços comuns que contará com a participação de diversas empresas relacionadas com os cursos de engenharia da ESTIG.
ESTG DE PORTALEGRE
Jornadas empresariais

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre realizou, de 17 a 19 de Maio, as Jornadas de Ciências Empresariais. A iniciativa contou com a presença de alguns dos melhores especialistas nacionais daquela área, casos de Bruno Almeida (IP Tomar), João Carvalho (U. Minho), Leonor Nunes (UBI) ou Francisco Bonacho (ESTG de Portalegre). A organização do evento teve também o cuidado de seleccionar alguns palestrantes junto de grandes empresas, que assim deram o seu testemunho profissional, casos de Patrícia marques, da Sonae; Luís Rosendo, da Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, José Pedro Simões, da Nestlé ou Alexandre Basto, da Sociedade Portuguesa de Espectáculos.
As jornadas procuraram dar resposta aos novos desafios que se colocam no mundo empresarial. “A crescente globalização dos mercados, a instabilidade das economias, o alargamento da União Europeia, assim como a evolução do mercado de trabalho e das relações laborais implicam mudanças nas configurações estruturais e nas formas de gestão”, justifica a organização do evento, segundo a qual o contributo das jornadas poderá ser importante para enfrentar os novos desafios.
Os responsáveis pela iniciativa lembram que “a informação e o conhecimento tornam-se armas competitivas em que a construção de competências de gestão é um grande e constante desafio. Considera-se desta forma que a importância crescente do conhecimento, das competências e técnicas exigem um esforço de aprendizagem permanente”. Daí que no entender da organização as jornadas tenham sido “um espaço de debate e reflexão sobre problemáticas relevantes nas áreas da contabilidade, marketing e gestão, através dos depoimentos dos diferentes especialistas académicos e profissionais”.
SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Conversas de Rádio

O curso de jornalismo e comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre realizou, no passado dia 20 de maio, uma conferência subordinada ao tema «Conversas de Rádio». A iniciativa decorreu no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre e teve como convidados Alexandre Afonso (RDP), Ana Lamy (Antena 3) e Diogo Beja (Antena 3).
A iniciativa teve por objectivo dar a conhecer o mundo da rádio através dos relatos dos intervenientes, que partilharam algumas das suas vivências profissionais. O colóquio surgiu no âmbito da dinamização do curso de jornalismo promovida pelos alunos.
IPP
Administrador Doutor

O administrador do Instituto Politécnico de Portalegre, Joaquim Mourato acaba de concluir o doutoramento em Economia Aplicada, na Universidade da Extremadura, em Espanha. Joaquim Mourato obteve a classificação de sobressaliente cum laude. A desempenhar funções de administrador do IPP desde Novembro de 2000, Joaquim Mourato é também docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O trabalho da sua tese «contribuición para la localización y movilidad de la viña portuguesa - una perspectiva de las transcciones y cambios de los derechos de replantación, foi destacado pelo grande interesse para o sector vitícola português».

seguinte >>>
|