Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº75    Maio 2004

Politécnico

NA ESE DE VISEU

Novas pós-graduações

No âmbito do Convénio de Cooperação e Colaboração entre a Universidade de Salamanca e o Instituto Superior Politécnico de Viseu, vai avançar a segunda edição do Programa de Doutoramento em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, da responsabilidade do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Salamanca.

O curso terá como responsáveis Gregório del Ser Quijano (Universidade de Salamanca) e Maria José Cardoso Monteiro de Sá Correia (professora aposentada da Escola Superior de Educação de Viseu, e professora convidada pela Universidade de Salamanca).

A pré-inscrição, que pode ser feita entre 15 de Maio e 3 de Setembro, custará 100 euros por aluno, enquanto o custo total do Programa de Doutoramento é de seis mil e 500 euros por aluno, A selecção dos Candidatos: decorre de 6 de Setembro a 20 de Setembro de 2004, enquanto a matrícula definitiva deve ser feita de 21 a 30 de Setembro de 2004, começando o período de docência: a 8 de Outubro de 2004.

MESTRADO. Também na Superior de Educação de Viseu vai avançar um novo Mestrado em Educação, na especialidade em Didáctica da Matemática, o que será coordenado por João Pedro da Ponte.

Este mestrado visa a formação de professores na área da Didáctica e do Desenvolvimento Curricular em Matemática, para dinamizarem projectos de inovação curricular e actividades de formação e para participarem em projectos de investigação sobre os problemas do ensino e aprendizagem.

O curso terá 12 vagas, sendo duas delas destinadas a alunos provenientes de países de língua oficial portuguesa e seis vagas para alunos provenientes do distrito de Viseu (duas das quais para cooperantes de Prática Pedagógica).

Condições de funcionamento do curso de mestrado. O curso inclui quatro semestres, sendo dois semestres de natureza curricular e dois semestres dedicados à preparação da dissertação. A parte curricular será realizada nos seguintes horários: Sexta-feira à tarde e Sábado todo o dia.

A frequência do mestrado implica o pagamento de uma matrícula no valor de 200 Euros e de uma propina anual de 950 Euros. Os mestrandos podem requerer redução ou isenção de propinas, que lhe será concedida em função dos rendimentos constantes na declaração do IRS.

A candidatura deverá ser enviada, até ao dia 21 de Maio de 2004, para a Secretaria do Departamento de Educação da FCUL ou para o Gabinete de Formação da ESEV.

 

 

 

EM VISEU

Instituto dá bolsas

O Instituto Superior Politécnico de Viseu procedeu este mês à entrega das Bolsas de Estudo por Mérito aos melhores alunos da instituição. A iniciativa decorreu na Aula Magna do Politécnico de Viseu a 3 de Maio, pelas 15 horas, tendo estado presentes dirigentes do Instituto e pais e familiares dos alunos distinguidos. As bolsas atribuídas tiveram o valor de mil 783 euros.

Os alunos distinguidos foram Carlos Alberto Barros Santos (Comunicação Social - ESE), Ana Filipa Nunes Esteves (Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - ESE), Márcia da Conceição Paiva Ribeiro (Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - ESE), Ana Raquel Toipa Coelho (Comunicação Social - ESE), Sofia Marques da Costa (Comunicação Social - ESE), Mário Jorge Monteiro Neves (Engenharia das Madeiras - EST), José António Lopes Santos (Engenharia das Madeiras - EST), Carlos Jorge Figueiredo Murtinheira (Engenharia Electrotécnica - EST), Bruno Guedes Freitas (Engenharia de Sistemas e Informática - EST), Sílvia Margarida Silva Brás (Contabilidade e Administração - EST), Maria Alzira Campos Abrantes (Contabilidade e Administração - EST), Sandra Raquel Costa Capelo (Engenharia Zootécnica - ESA), Vera Lúcia Fernandes Almeida (Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem)
.

 

 

 

ESAE

A galope em Elvas

A Escola Superior Agrária de Elvas realizou, no passado dia 22 de Maio, na Herdade da Godinha, em Elvas, o II Raid Hípico de Promoção/ I Raid CEN da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).

Este foi o segundo ano consecutivo em que é organizado este evento hípico. A qualidade e o profissionalismo demonstrados pela organização, composta por alunos dos cursos superiores de Produção e Utilização de Cavalos e Engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional da ESAE e por membros da Associação Cavaleiros Associados pela Resistência Equestre, levaram a Federação Equestre Portuguesa a atribuir a organização do I Raid CEN. 

Este evento contou com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre e da Câmara Municipal de Elvas, bem como da Escola Superior Agrária de Elvas, que considera estas ocasiões de importância extrema para a aplicação, pelos alunos, de alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

No raid de promoção os cavaleiros realizaram um percurso de 55km, enquanto que no raid CEN percorreram 70 km
.

 

 

 

CONGRESSO DE BIOCLIMATISMO

Guarda cidade Ibérica

Guarda foi considerada a primeira “Cidade Bioclimática Ibérica” pela qualidade e pureza do ar e pelas grandes potencialidades da região para o tratamento das doenças do foro respiratório. A distinção, da responsabilidade do Instituto Clínico de Alergologia do Hospital Inglês de Lisboa, foi anunciada em meados de Fevereiro, durante o 1º Congresso de Bioclimatismo e Doenças Respiratórias que ocorreu na cidade.

Pedro da Mata, responsável pelo Instituto, refere que esta classificação “potencia a Guarda no tratamento de doenças respiratórias”, uma vez que a elevada qualidade do ar na região, acima dos 700/800 metros de altitude, torna mais raros os ácaros, fungos e pólens, possibilitando “o desenvolvimento de iniciativas ou investimentos [a vários níveis] que permitam utilizar a certificação como uma garantia no tratamento daquelas doenças”.

O processo foi iniciado pela Associação para a Promoção do Ambiente e Saúde do concelho da Guarda (Guard’Ar) com a realização de um estudo, em colaboração com o Instituto Clínico de Alergologia (ICA) e o Centro Europeu Médico Bioclimático de Investigação e Ensino Universitário (CEMBREU), sobre a evolução dos ecossistemas, a qualidade do ar e níveis de poluição, o impacto da presença humana e respectivas manchas urbanas. Ao longo de 2003, foram desenvolvidos trabalhos de medição do ambiente externo, concretamente dos níveis de poluição atmosférica e química, e do interior de 30 habitações consideradas representativas da região.

Os resultados, apresentados durante o Congresso, revelaram que a Guarda reúne as condições necessárias para ser considerada uma zona protegida em termos bioclimáticos.

 

 

 

ESTG

Topografia em debate

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda realiza, nos dias 26 e 27 de Maio, as IIas Jornadas de Engenharia Topográfica. A iniciativa, subordinada ao tema «a geoinformação na rota do desenvolvimento», revestem-se de particular interesse, na opinião do Departamento de engenharia civil, responsável pelo evento.

Segundo o Departamento, a iniciativa tem por objectivo proporcionar um fórum de reflexão e debate sobre a necessidade e importância da Informação Geográfica (IG) no Desenvolvimento. Isto porque essa informação serve de base à criação de modelos de Planeamento e Gestão Territorial, de forma a permitir decisões equilibradas e sustentadas do território.

Ao longo das Jornadas irão ser apresentados diversos trabalhos de âmbito científico e técnico relativos aos vários domínios da Informação Geográfica, como são a Cartografia, a Fotogrametria, a Geodesia, a Detecção Remota, os Sistemas de Informação Geográfica e o Planeamento.

De acordo com o programa vão estar presentes alguns dos especialistas nacionais naquela área, casos de João Matos, do Instituto Superior Técnico, João Catalão, da Fcul, ou José Pereira Osório, da Universidade do Porto. 

CIVIL. O ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, acabou por não poder dar o seu contributo às IIas Jornadas de Engenharia Civil, que se realizaram, a 12 e 13 de Maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda (na foto). Uma iniciativa que assinalou os 15 anos de vida, do departamento de Engenharia Civil da escola. 

As jornadas contaram com a presença de diversos especialistas nacionais, casos de Manuel Rosado Catarino (presidente do Conselho de Administração do IEP), Armando Lencastre (professor catedrático da FCTUNL) e António Carvalho (chefe de divisão sub regional da Guarda da Droat - centro). 

O objectivo da iniciativa passou por proporcionar uma discussão alargada de temas que suscitem interesse nas diversas áreas da Engenharia Civil, bem como, sensibilizar toda a comunidade para a importância das mesmas no crescimento e desenvolvimento da região.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt