KONDRATIEFF MEDAL 2004
Docente da UBI vence

Tessaleno Devezas, docente do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior, acaba de ser distinguido com o prémio Kondratieff Medal 2004, atribuído pela Academia Russa de Ciências Naturais e pela Fundação Internacional
Kondratieff.
O docente é premiado pelo conjunto da sua obra publicada em artigos entre 1997 e 2003. Naqueles anos reuniu um conjunto de trabalhos, onde desenvolveu dois modelos complementares, que permitem a compreensão do fenómeno das ondas longas do sistema sócio–económico mundial.
Um dos trabalhos considerado por Devezas como “fundamental para a atribuição do prémio” é o realizado em conjunto com George Modelski intitulado “Power law behavior and world system evolution: A milennial learning
process”.
Um conceito proposto pelo docente da UBI é o de “Tecnoesfera”, considerando o sistema sócio-económico global no seu todo como um sistema complexo adaptativo, que obedece a rígidas leis de natureza biológica e física. Em termos mais leigos, “trata-se da criação de uma teoria de que a tecnologia evolui em ciclos de 50 anos, nos primeiros 25 anos, aprendem a trabalhar e a desenvolver o conjunto de inovações, enquanto que a segunda geração o implementa e completa o ciclo da
tecnoesfera”.
O exemplo mais actual citado por Tessaleno Devezas é o da história da Internet. “O desenvolvimento da Internet como meio tecnológico de base acompanha exactamente o modelo traçado na minha teoria”, concretiza.
O docente recebe apoio da NATO, da Fundação Gulbenkian e do Institute for Prospective Technological Studies em iniciativas de carácter internacional do Grupo de Trabalho em Previsão Tecnológica e Teoria da Inovação.
Tessaleno Devezas está na UBI desde 1992. Começou por trabalhar no Departamento de Ciências Aeroespeciais, transferindo-se, passado alguns anos, para o Departamento de Electromecânica, onde lecciona várias disciplinas e é o responsável pelos laboratórios de Materiais.
Refira-se que a distinção existe desde 1992, é entregue a cada 3 anos por ocasião do congresso Kondratieff, e destina-se a galardoar obras que representem um importante contributo para o desenvolvimento das ciências económico-sociais.
A cerimónia de entrega da medalha Kondratieff terá lugar no dia 20 de Outubro, em São Petersburgo. O russo Nicolai Dimitriev Kondratieff (1892-1938) foi o primeiro economista a estudar as variações cíclicas que ocorrem na vida económica, chamadas de “ciclos de Kondratieff”.
Daniel Sousa e Silva
BÊNÇÃO DAS PASTAS E
ENTREGA DE DIPLOMAS
Momento de despedida

Centenas de finalistas da Universidade da Beira Interior (UBI) benzeram as pastas no final do passado mês de Maio, numa cerimónia em que foram entregues diplomas a licenciados e mestres relativos ao ano anterior.
Da parte da manhã, várias centenas de alunos finalistas de licenciatura deslocaram-se ao Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, para se juntarem à cerimónia religiosa de
bênção das pastas académicas.
À tarde, foi altura de entregar os diplomas a cerca de uma centena e meia de pessoas que concluíram as suas licenciaturas e mestrados no ano lectivo de 2002/2003, no Anfiteatro de Sessões Solenes.
A cerimónia de bênção das pastas foi presidida por D. António dos Santos, bispo da Guarda, que na homília transmitiu uma mensagem de paz, desejando que os futuros licenciados utilizem a sua profissão como um instrumento de solidariedade nas comunidades onde se irão inserir.
A tarde de sábado, trouxe de novo à Covilhã antigos alunos da UBI. Vieram receber os seus diplomas de licenciatura e mestrado. Os “canudos” foram entregues por Manuel Santos Silva, reitor da
UBI.
Santos Silva destacou a importância do ensino de qualidade que receberam na instituição e o facto de os licenciados da UBI conseguirem, de acordo com dados estatísticos, encontrar emprego pouco depois de se formarem. De caminho, aproveitou ainda para evidenciar que a instituição terá sempre as portas abertas aos seus antigos alunos.
Daniel Sousa e Silva
seguinte >>>
|