Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº76    Junho 2004

Politécnico

ESTG DA GUARDA

15 anos de assessoria

O curso de Secretariado e Assessoria de Direcção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, está a comemorar 15 anos de existência. Uma data assinalada com a realização de umas jornadas pedagógicas, que tiveram lugar no início de Junho. A iniciativa pertenceu ao Núcleo de Secretariado e Assessoria de Direcção e contou com vários prelectores nacionais, casos de Paula Bobone e Elisabete Andrade, reconhecidas pelo seu vasto currículo na área de protocolo e organização de eventos, com vários livros publicados.

De acordo com programa, a que tivemos acesso, as jornadas que contaram com centenas de participantes, tiveram como primeira oradora Paula Martins das Neves, que fez um balanço dos 15 anos do curso. Depois debateu-se o tema «lugar ao dinamismo», da responsabilidade do Departamento de Línguas e Culturas. Ainda na manhã do primeiro dia foi realizada uma mesa redonda sobre o panorama e as perspectivas futuras do secretariado e da assessoria. Um debate animado que contou com as intervenções de Luísa Maria Queiróz de Campos (Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda), Estrela Silva e Eduarda Mota (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto), António Cabrita (Instituto Politécnico de Portalegre) e Rosália Franco (Instituto de Novas Profissões), além de responsáveis associativos.

No primeiro dia das jornadas foram ainda debatidos mais cinco temas, dos quais se destacam Comunicação e Imagem e Relacionamento com a Comunicação Social. Para o dia 9 estiveram previstas as intervenções de Elizabete Andrade (relações públicas da TAP), Graça Spratey (fundadora da empresa com o mesmo nome), Maria da Graça Gomes (presidente da Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas) e Paula Bobone. A sessão de encerramento contou com a presença do director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, Jorge Leão, da directora de departamento de línguas, Maria Paula Martins das Neves, da representante da comissão organizadora, Sara Bento.

TOPOGRAFIA. Entretanto, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda realizou, nos dias 26 e 27 de Maio, as IIª Jornadas de Engenharia Topográfica. A iniciativa, subordinada ao tema «a geoinformação na rota do desenvolvimento», revestiu-se de particular interesse, na opinião do Departamento de engenharia civil, responsável pelo evento.

Segundo o Departamento, a iniciativa foi um fórum de reflexão e debate sobre a necessidade e importância da Informação Geográfica (IG) no Desenvolvimento. Isto porque essa informação serve de base à criação de modelos de Planeamento e Gestão Territorial, de forma a permitir decisões equilibradas e sustentadas do território.

Ao longo das Jornadas foram ser apresentados diversos trabalhos de âmbito científico e técnico relativos aos vários domínios da Informação Geográfica, como são a Cartografia, a Fotogrametria, a Geodesia, a Detecção Remota, os Sistemas de Informação Geográfica e o Planeamento.

 

 

 

ESE DA GUARDA

Escola debate comunicação

A Escola Superior de Educação da Guarda realizou, no passado dia 3 de Junho, o Iº debate de Comunicação e Relações Económicas. De acordo com a organização, a iniciativa procurou debater a problemática da concentração dos meios de comunicação social em Portugal e no Mundo.

Durante os trabalhos procurou reflectir-se até que ponto a comunicação social se transformou num negócio, lucrativo por sinal, e até que ponto beneficiará o principal interveniente neste meio: o público em geral. Para explicar estes e outros aspectos, a organização convidou alguns dos melhores especialistas na matéria, casos de Jorge Wemans, Director de Comunicação da Fundação Gulbenkian, e António José Teixeira (Subdirector do Jornal de Notícias). 

COMUNICAÇÃO. Ainda no início deste mês, também na ESEG decorreram as XI Jornadas de Comunicação. Uma iniciativa que teve como tema de fundo a comunicação e a justiça, e que serviu para a apresentação do livro «o processo Casa Pia na Imprensa», da autoria de Nuno Ivo e Óscar Mascarenhas. Segundo o programa, Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rogério Santos (director da revista Media XXI), João Nabais e Rogério Alves (candidato à Ordem dos Advogados), foram alguns dos prelectores presentes na iniciativa.

MÚSICA. Entretanto, no final do mês de Maio, também na ESE da Guarda realizaram-se as Vª Jornadas de Música, organizadas pelo Departamento de Ciências Sociais e da Natureza. A iniciativa integrou uma conferência sobre ópera, da autoria de Paula Ribeiro (Instituto Piaget), uma palestra sobre teatro, onde interveio Ana Margarida Carvalho e Teresa Guimas e um workshop sobre música. No segundo dia houve ainda tempo para se analisar a aculturação em música e os projectos interactivos em arte.

 

 

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

TV Portalegre na Net

Quatro alunos do quarto do curso de jornalismo da Escola Superior de Educação de Portalegre acabam de lançar um projecto que envolve a criação de um canal televisivo na Internet. A ideia surgiu no âmbito de uma disciplina do curso e foi desde a primeira hora acarinhada pela própria escola.

Ana Paula Cruz, Celina Rodrigues, Helena Correia e João Picado são os responsáveis pelo projecto. “A ideia partiu dos alunos, e passou por implementar um projecto que fosse viável e aos mesmo tempo inovador. Primeiro ainda pensámos em criar uma televisão regional, mas legalmente era impossível, pelo que optámos por criar um canal televisivo na Internet”, explica João Picado. A Esep TV, como foi baptizada, irá transmitir conteúdos noticiosos relacionados com a escola e o seu meio envolvente. “Neste momento temos definida a programação que envolve um telejornal, com actualizações semanais, emissão de diversas reportagens, intemporais que podem estar em antena vários meses, e entrevistas”, diz aquele responsável.

De acordo com o estatuto editorial, a “esep tv é uma televisão on-line escolar generalista, com actualização regular e tem como objectivo principal aproximar as relações entre a comunidade escolar e a região envolvente”.

Para visionar a Esep Tv basta aceder ao site www.esep.pt/eseptv e poderá visionar reportagens da casa Museu José Régio, de Marvão e das Tunas, ou a entrevista efectuada ao presidente do Conselho Directivo. “A nossa vontade é que este seja um embrião para uma televisão dinâmica, de forma a que o projecto tenha um desenvolvimento sustentável e seja útil aos nossos colegas que vão chegar ao quarto ano e que assim podem retirar daqui uma experiência positiva”. João Picado refere mesmo que “o nosso grupo já está em contacto com os outros alunos”.

Segundo apurámos este canal de televisão poderá ser consultado no endereço electrónico www.esep.pt/eseptv. Os responsáveis pelo projecto consideram-no “importante para o meio escolar e a para a comunidade portalegrense. Isto porque para além de estreitar laços e contribuir para a interacção, ainda poderá contribuir para o desenvolvimento da região”. João Picado lembra mesmo que “esta é a prova que no interior do País também é possível desenvolverem-se projectos inovadores e empreendedores".

 

 

 

IP PORTALEGRE

Apoio psicológico avança

Os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) poderão muito em breve usufruir de um serviço de consultas psicológicas através do Gabinete de Apoio Psicopedagógico daquela instituição. Na calha estará mesmo um protocolo com o Hospital José Maria Grande e um dos seus psiquiatras no âmbito de poder oferecer aos alunos consultas de psiquiatria.

Na sessão de apresentação do Gabinete Psicopedagógico do instituto, inserida no Seminário “Adaptação ao Ensino Superior, estudos e estruturas de apoio no IPP”, foi referida a importância daquela estrutura para toda a comunidade escolar, uma vez que são muitos os alunos que se vêem a braços com problemas que não conseguem resolver sozinhos. 

Este gabinete foi implementado há cerca de um ano e presta serviços de aconselhamento pessoal aos alunos, quer ao nível da adaptação ao ensino superior, como da sua frequência e sucessiva saída e, encaminha ainda, casos de natureza mais complexa. É neste contexto que surge a necessidade de estabelecer um protocolo com o hospital da cidade, para que casos do foro psiquiátrico tenham um acompanhamento eficaz e com alguma rapidez.

Alguns dos problemas mais frequentes dos alunos prendem-se com a dificuldade de adaptação ao ensino superior, depressões, crises de identidade, morte de familiares, excessiva carga horária, entre outros.

Maria Emília Lourenço e Conceição Sadio são as psicólogas que prestam atendimento aos estudantes. Às segundas-feiras os alunos poderão ser atendidos das 11 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Às quartas-feiras, o horário de atendimento é das 16 às 18 horas e às quintas-feiras das 9 às 11 horas. As marcações podem ser feitas às terças-feiras das 9 às 18 horas. Cada sessão tem a duração aproximada de 50 minutos.

Os alunos interessados deverão dirigir-se ao IPP, onde é feito o atendimento.

GABI. Outro dos gabinetes de que o instituto dispõe é o GABI Aluno. Um organismo constituído por alunos do IPP e que presta serviços a toda a comunidade escolar estando, no entanto, mais direccionado aos alunos do Programa Erasmus e aos caloiros. Assim, quando novos estudantes vão ao IPP para efectuarem a sua matrícula, este gabinete presta apoio na procura de alojamento e informa-os acerca das bolsas de estudo, do funcionamento das escolas, entre outros assuntos. 

Já no caso dos alunos do Programa Erasmus, foram realizadas várias visitas a cidades do distrito de Portalegre e também à região norte do país. O GABI Aluno existe desde 2001 e desde essa altura que se depara com o problema da falta de espaço para o atendimento aos estudantes. Actualmente, o gabinete de apoio aos alunos está sedeado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Carla Fragoso
(Jornal Digital)

 

 

 

MARATONA DE BTT

Beja em bom plano

O Núcleo de BTT do IPB colocou quatro atletas entre os vinte primeiros classificados na 3.ª Maratona e a 2ª Mini-Maratona de BTT, realizada em Maio em Portalegre, a qual contou com mais de 100 participantes e mais de mil amantes da modalidade.

O IPB, aproveitando a presença de vários jovens, colocou no local da partida e chegada um pequeno stand promocional por forma a divulgar a oferta formativa das suas escolas, bem como os serviços que proporciona aos seus alunos.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt