Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº77    Julho 2004

Politécnico

ACORDO DE COOPERAÇÃO

Leiria e Nazaré de mãos dadas

O IPL e o Município da Nazaré intensificaram a cooperação com a assinatura de mais três protocolos, no passado dia 22 de Junho, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Jorge Moreira da Silva. 

Estes acordos são fruto do bom relacionamento institucional entre o IPL e a Câmara da Nazaré e pretendem melhorar o conhecimento e o desenvolvimento social e económico, naquele concelho.

Os protocolos assinados têm por objecto a criação de um espaço de lazer e acampamento para uso dos estudantes e do pessoal docente e não docente do IPL; a elaboração de um estudo sobre o ordenamento da circulação viária no concelho da Nazaré; e o desenvolvimento da concepção de projectos de equipamento para a venda ambulante.

O parque de lazer e acampamento, no jardim da Pedralva, foi cedido ao IPL pelo Município da Nazaré, em regime de comodato, por um período de 3 anos, prorrogável sucessivamente por um ano. O IPL compromete-se a proceder a obras de recuperação do espaço e a desenvolver estudos e projectos, em termos a acordar, nomeadamente na recuperação de jardins e parque infantil envolventes.

A elaboração de um estudo sobre o ordenamento da circulação viária no concelho da Nazaré foi objecto de um protocolo específico entre a autarquia e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. 

Este acordo visa a elaboração e implementação do Estudo de Ordenamento da Circulação e Estacionamento na Nazaré e Inserção da Informação num Sistema de Informação Geográfica (SIG), no perímetro urbano da vila da Nazaré, do qual fazem parte os núcleos: Praia, Sítio, Pederneira, Rio Novo e loteamentos anexos. O prazo estabelecido para a elaboração do estudo é de quatro meses.

 

 

 

POLITÉCNICO

Dois novos cursos em Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre vai abrir duas novas licenciaturas no próximo ano lectivo. Segundo apurámos, vão estar disponíveis os cursos de Serviço Social e Informação Turística, ambos na Escola Superior de Educação de Portalegre. As duas ofertas formativas são licenciaturas bi-etápicas, cujo primeiro ciclo dá o grau de bacharelato e o segundo o de licenciatura.

Com a aprovação destes cursos o Instituto espera continuar a ir de encontro às necessidades formativas específicas sentidas na sociedade civil. De acordo com o Politécnico, “o curso de Serviço Social vai habilitar profissionais para o exercício de funções qualificadas em organizações de serviço social, em organismos de Segurança Social, ou em entidades com responsabilidade na área da acção social, da saúde, da justiça e estabelecimentos de ensino”.

Já o curso de Informação Turística vem colmatar o défice de recursos humanos especializados, num sector em franco desenvolvimento propondo dois ramos de especialização: guias intérpretes nacionais e promotores turísticos nacionais.

Deste modo em 2004/2005 serão ministrados nas escolas do Politécnico 24 cursos de formação inicial, frequentados por mais de 3500 alunos.

 

 

BEJA

Residência em 2005

A segunda residência mista de estudantes do Instituto Politécnico de Beja, cujos custos de construção estão avaliados em um milhão e 640 mil euros, deverá estar concluída no final do 1º trimestre de 2005, podendo assim ser utilizada a partir do ano lectivo 2005/2006.

A decisão foi formalizada a 4 de Junho, com a assinatura do Auto de Consignação da obra de construção, assinatura testemunhada pela ministra da Ciência e do Ensino Superior e pelo governador Civil de Beja. O Presidente do Instituto Politécnico de Beja, José Luís Ramalho, na qualidade de dona da obra, e José Anceriz Gomes, representante legal do adjudiciário, a empresa Luseca, Sociedade de Construções SA, formalizaram o início dos trabalhos. 

Em termos arquitectónicos bastante semelhante à Resistência Mista já existente, este novo edifício irá situar-se próximo do Campus do IPB, junto à Escola Superior Agrária. Com 4 andares, terá 73 quartos com WC, disponibilizando um total de 133 camas. Irá dispor ainda de copas, salas de convívio e de estudo, com equipamento informático disponível para os alunos
.

 

 

 

ESTG

Acústica em análise

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Estig) de Beja acaba de organizar o I Curso de Acústica - Nova Legislação, o qual decorrer a 19 e 20 de Junho, tendo sido coordenado por Rui Isidoro,. docente daquela instituição.

O curso teve como principais objectivos aumentar a valência dos alunos de Engenharia Civil e Engenharia Topográfica da Estig e fortalecer a ligação com a comunidade envolvente.

A iniciativa resulta do protocolo assinado entre a Estig e a Associação dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia. Este protocolo tem como objectivo a cooperação entre as duas instituições em diversas áreas, o que facilitou a cedência do formador para a acção de formação em questão, Paulo Ferreira.

Os conteúdos programáticos leccionados foram: vocabulário e conceitos teóricos; a nova legislação; aplicação de materiais correntes usados na construção com a função de isolamento sonoro; cálculo da acústica em edifícios.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt