SHELL ECO MARATHON
Egiteam brilha em
França

A EGITEAM, equipa da Shell Eco Marathon da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), constituída por alunos docentes e funcionário do curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia do Ambiente, participou com sucesso em mais uma prova internacional de Shell Eco Maratona, realizada em Nogaro França, o maior evento deste tipo a nível mundial.
Nesta Prova o EGIECOCAR 3, o novo veículo da equipa, construído em favo de ninho de abelha e fibra de carbono e de aerodinâmica apurada, integralmente concebido e construído nos laboratórios e oficinas do Departamento de Engenharia Mecânica, pelos elementos da equipa, classificou-se com a marca de 900 km/L em 37º lugar na geral entre 139 classificados e em 3º lugar entre as 8 equipas portuguesas que concluíram, das 13 inscritas e em 13º lugar entre universidades e escolas superiores a nível mundial.
Neste tipo de provas não interessa saber quem anda mais depressa, mas sim saber quem consome menos e aí a equipa do Departamento de Engenharia Mecânica do IPG ombreia com as melhores equipas a nível nacional.
O novo Veículo o EGIECOCAR 3 será a base de trabalho para os próximos anos, já que se revelou bastante fiável ao terminar todas as tentativas e tem uma estrutura extremamente rígida e resistente que excede largamente os regulamentos impostos, de forma a garantir a segurança do piloto. Este veículo irá ser equipado já no próximo ano com um sistema de gestão electrónica do motor que irá controlar a ignição e a injecção de combustível.
A maior novidade deste ano da equipa de Engenharia Mecânica da ESTG do IPG era o Solareco um veículo solar. Este veículo está equipado com um motor eléctrico com uma potência equivalente à de um motor de limpa pára-brisas de um automóvel, dois painéis solares foto voltaicos e um circuito eléctrico que controla e regula a corrente que vai dos painéis para as baterias ou para o motor eléctrico.
De referir que a construção deste veículo fez parte de um trabalho de seminário proposto a um grupo de alunos do 5º ano de Engenharia Mecânica e que constituíram provavelmente a melhor equipa do mundo, nas palavras de especialistas.
A equipa em face do sucesso da participação do Solareco e em face dos preço proibitivos dos combustíveis convencionais, está a desenvolver o projecto de um novo veículo a energia solar, feito com materiais recicláveis tencionando deste modo ganhar a aposta no desenvolvimento de tecnologia própria, quer no campo das energias alternativas não poluentes, quer no caso dos processos de concepção e de fabrico bem como constituir-se como uma referência a nível nacional e internacional, neste âmbito.
ACÇÃO SOCIAL
Seia com cantina

Na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia vai ser instalada uma cantina, cujo funcionamento deverá ocorrer já no próximo ano lectivo, segundo António Afonso, Administrador dos Serviços de Acção Social.
Por outro lado, aquele responsável adianta que existe a necessidade de construir uma Residência de Estudantes. “Temos 80 bolseiros que estão a ser subsidiados no alojamento em virtude de não termos Residência”.
Na Guarda, as quatro Residências de Estudantes estão com a lotação completa mas como existem alguns pedidos em espera, deverá ser equacionada a construção de uma nova Residência.
Outra das apostas dos SAS passa pela instalação de um novo serviço de grelhados, para o jantar, visto que o existente só serve almoços, nas instalações dos Serviços Centrais.
Ainda no sector da alimentação, ao nível da Escola Superior de Enfermagem a aposta vai para a ampliação da cantina, cujas obras já estão em curso. O desporto é outra área que neste momento merece a atenção do SAS do IPG. Junto das quatro Residências de Estudantes está a ser construído um Polidesportivo coberto, com bancadas para 114 lugares (sentados), que deve entrar em funcionamento no próximo ano lectivo.
A obra representa um custo da ordem dos 500 mil euros e, segundo António Afonso, “vem permitir que os alunos pratiquem desporto durante todo o ano, o que não acontecia até aqui”.
DESAFIOS 2004 EM LEIRIA
Concurso premeia
matemática

A Escola Superior de Educação de Leiria acaba de entregar os prémios do Concurso “Desafios 2004” – concurso de actividades de matemática. Três alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Distrito de Leiria foram distinguidos por terem alcançado a melhor pontuação na final do concurso .
Beatriz Patrício, da Escola EB 1 N.º 2 de Leiria, Jade Robalo, da Escola EB1 de Souto de Cima e Stacy Silva Duarte, da Escola EB1 da Gândara dos Olivais, são os alunos premiados.
Desenvolver o gosto pela matemática nas crianças do 1.º ciclo foi o objectivo desta iniciativa que já vai na sua 5.ª edição. Este ano o concurso contou com a participação de 1200 alunos, tendo chegado à final, após a realização de diversas provas, cerca de 66.
A organização do concurso esteve ao cargo da Secção de Matemática da ESEL, do núcleo de Leiria da Associação de Professores de Matemática e do CAE de Leiria.
seguinte >>>
|