INSTITUTO POLITÉCNICO DE
CASTELO BRANCO
O maior campus virtual

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai instalar na cidade albicastrense e na vila de Idanha-a-Nova o maior campus virtual, sem fios, do País. Segundo valter Lemos, presidente da Instituição, a proposta apresentada é arrojada, mas “já mereceu a aprovação técnica por parte do Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI)”.
Na prática, o projecto do Instituto prevê a criação de uma rede de ligação à
Internet, mas sem o recurso aos tradicionais cabos de ligação aos terminais. Algo que muitas outras instituições de ensino já possuem, mas apenas dentro do espaço escolar. O objectivo do Politécnico passa por criar uma rede sem fios em toda a cidade e também na vila de Idanha-a-Nova, que constituirá o maior campus virtual sem fios do País.
“Todo o funcionamento interno do Politécnico vai funcionar sem fios, o que permitirá a alunos, docentes ou funcionários terem acesso à informação”, começa por explicar Valter Lemos (na foto), enquanto crítica a demora na aprovação do projecto, depois da aprovação técnica por parte do POSI: “Este vai ser o maior campus virtual do país, já que em qualquer ponto da cidade é possível ter-se acesso ao nosso espaço, mediante uma palavra chave que será atribuída aos utilizadores”.
O projecto destina-se a funcionários, docentes e estudantes das várias escolas do Politécnico. “A partir do nosso campus é possível navegar para outros sítios. Aquilo que agora só é possível com computador ligado a um terminal, vai ser possível em qualquer ponto da cidade através dessa rede sem fios. Ou seja, este projecto permite que uma pessoa esteja em casa e aceda ao nosso campus virtual, quando o que acontece na maioria das instituições é que o acesso sem fios só é feito dentro do espaço físico dessas mesmas instituições”, explica.
Orçado em cerca de 350 mil Euros, o projecto está a ser realizado exclusivamente pelo Instituto Politécnico. “Apesar do projecto ainda não estar aprovado temos estado a adquirir algum do equipamento necessário para arrancarmos com o Campus Virtual o mais depressa possível”. Assim que haja luz verde da CCDRC o projecto será de rápida implementação. O presidente do Politécnico adianta mesmo que “o projecto fosse aprovado em breve, no início do “próximo ano lectivo a rede sem fios seria uma realidade”.

ESTG LEIRIA
Dias abertos em Março
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria promove nos dias 17 e 18 de Março de 2004, a 9ª edição do Dia Aberto, uma iniciativa que tem como principal objectivo dar a conhecer a realidade da Escola, enquanto instituição de ensino superior politécnico, mostrando os trabalhos desenvolvidos, projectos de fim-de-curso, a oferta de cursos e respectivas saídas profissionais.
As portas da Escola estarão abertas aos alunos do ensino básico e secundário do distrito de Leiria e concelhos limítrofes, aos agentes de acção educativa e à comunidade civil e empresarial.
À semelhança dos anos anteriores, a ESTG-Leiria, aguarda a visita de cerca de 2000 jovens, que acompanhados pelos seus professores e por dois guias, irão visitar os nove Departamentos da ESTG-Leiria, onde estarão expostos trabalhos e material pedagógico utilizado em determinadas disciplinas e onde, para além disso, poderão participar nas actividades que estão a ser preparadas.
Cada visitante receberá um passaporte, através do qual registará a sua passagem pelos vários Departamentos da Escola. O passaporte apresentará também toda a informação relativa às actividades e exposições temáticas do dia Aberto.
Este ano, a Escola realiza também uma visita guiada com as empresas, quer da região de Leiria, quer com empresa de âmbito nacional, que tem como principal objectivo, intensificar os elos de ligação com a comunidade empresarial com a qual a ESTG-Leiria tem desenvolvido parcerias e projectos de desenvolvimento.
NOVIDADES. Mas esta 9ª edição conta com algumas novidades, entre as quais, a realização do Concurso de Fotografia, iniciativa da ESTG-Leiria, através do Departamento de Engenharia do Ambiente, em conjunto com as restantes escolas integradas do Instituto Politécnico de Leiria. O concurso tem como público alvo toda a comunidade académica do Ensino Superior, Secundário e Profissional do distrito de Leiria bem como escolas participantes do Dia Aberto. A entrega dos trabalhos concorrentes decorre até dia 1 de Março. A exposição pública das fotos seleccionadas ocorrerá durante o Dia Aberto e no mês posterior à realização do evento.
A Lan Party é outra das novidades da 9ª edição do Dia Aberto. Promovida pelo Departamento de Engenharia Informática da ESTG-Leiria, esta actividade “pretende juntar um conjunto de pessoas, com os seus computadores ligados à rede, num ambiente de entretimento e troca de experiências/conhecimentos”. A Lan Party decorrerá durante 24 horas seguidas.
LEIRIA
Estg recebe
Telecomunicações
As instalações da ESTG vão acolher uma Delegação do Instituto de Telecomunicações (IT), fruto de um protocolo de cooperação que o IPL vai assinar com aquele Instituto, no dia 26 de Fevereiro.
Deste acordo resulta a criação de uma delegação do IT, através da qual se pretende aprofundar o conhecimento no domínio das telecomunicações e apoiar iniciativas de formação de recursos humanos.
Essencialmente vocacionado para a investigação científica pré-competitiva, o IT trabalha em quatro grandes áreas: Comunicações Móveis, Comunicações Ópticas, Redes e Comunicações Multimédia e Ciências Básicas e Tecnologias de Suporte das Telecomunicações.
A qualidade da investigação efectuada é reconhecida internacionalmente e desta resultam anualmente cerca de 100 artigos científicos, publicados nas melhores revistas internacionais.
O IT é uma instituição de carácter nacional que resultou da associação, em 1991, de uma empresa (então o Centro de Estudos de Telecomunicações dos CTT) a grupos universitários (Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Instituto Superior Técnico).
SECRETÁRIO DE ESTADO
Visita ao Politécnico

O Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Jorge Moreira da Silva, visitou o Instituto Politécnico de Leiria, no passado dia 11 de Fevereiro, respondendo ao convite que lhe tinha sido feito pelo presidente do IPL, Luciano de Almeida.
A visita começou pela Escola Superior de Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, prosseguiu com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Caldas da Rainha, e terminou em Leiria, com passagem pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), pela Escola Superior de Educação (ESE), pela Escola Superior de Enfermagem (ESEnf) e pelo edifício-sede do
IPL.
O convite formulado teve por objectivo dar a conhecer o dinamismo do IPL e o empenhamento na promoção de um ensino de qualidade e, simultaneamente, sensibilizar a tutela para os investimentos que o IPL deverá efectuar se quiser manter esta postura no futuro, nomeadamente no que se refere à necessidade de construir as instalações definitivas da ESTM.
seguinte >>>
|