Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº72    Fevereiro 2004

Politécnico

CICLO DE COLÓQUIOS

Marçal Grilo presente na Esgin

O actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e antigo ministro da Educação vai estar presente, no próximo dia 17 de Março, na Escola Superior de Gestão do IPCB, em Idanha-a-Nova. Marçal Grilo participará num debate denominado «Encontro de Gestores» que está integrado na iniciativa «O Gestor e a Informação» que decorre nos dias 15, 16 e 17 de Março na ESG.

A presença de Marçal Grilo foi confirmada ao Ensino Magazine pelo director da Superior de Gestão, João Ruivo. No mesmo dia estarão presentes no debate Ricardo Sousa Valle, da empresa Price, e Rui Gonçalves, da IBM. 

A iniciativa «O Gestor e a Informação» está dividida em três dias. E se a 17 de Março o público alvo são os gestores, para o dia 16 está agendado um encontro debate com antigos alunos da Escola, que hoje desempenham funções chave em empresas nacionais, casos de Cláudia Ferreira (gestora da Infarmed), Alberto Santos (chefe de Produção da Danone), Sérgio Marujo (Controller Financeiro da Scutvias) e André Soares (auditor financeiro).

O Gestor e a Informação envolve ainda a realização de work shops, uma feira do livro, demonstrações multimédia e diversas exposições.

MESTRADO. A Escola Superior de Gestão vai avançar, já em Outubro de 2004, com um mestrado em Administração Pública. Para isso vai assinar um protocolo com a Universidade do Minho. Ao que tudo indica as aulas serão ministradas por docentes das duas instituições.

GESTÃO. Além do mestrado, a Escola Superior de Gestão vai avançar também com uma pós graduação em Gestão de Eventos, também em Outubro de 2004. Deste modo, a ESG, considerada como uma escola de referência a nível nacional na área da formação inicial em contabilidade, recursos humanos, gestão e marketing, começa também a abrir o seu leque de opções no que respeita a outro tipo de formação.

 

 

 

IPCB

Campus da Talagueira avança

A Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Graça Carvalho, mostrou-se empenhada na resolução do impasse da construção do Campus da Talagueira, que envolve as escolas superiores de Saúde e de Artes Aplicadas, além de um imóvel comum. Essa foi uma das conclusões da última reunião realizada, este mês, entre o presidente do Politécnico, Valter Lemos, e a ministra da tutela.

Apesar de ainda não haver decisões finais quanto à construção das duas escolas, Graça Carvalho mostrou-se empenhada para que o “início da construção das instalações seja feito ainda este ano”, diz Valter Lemos, para quem o assunto volta a estar nas mãos do Ministério. “Nós já entregámos no Ministério todos os projectos, pelo que aguardamos luz verde para lançar a concurso a primeira fase das obras”.

Apesar da construção da Escola Superior de Artes Aplicadas, que integra o Campus da Talagueira, não ter sido contemplada com qualquer verba no Piddac deste ano, Valter Lemos acredita na sua construção. “O Campus integra as duas escolas e aquilo que a Ministra do Ensino Superior manifestou foi a sua vontade em resolver o impasse, argumentando que as artes são uma área prioritária e que o facto de neste ano apenas ter sido contemplada a Escola Superior de Saúde, não é mais que uma questão conjuntural, que não colocará em causa a construção da Esart”, explica o presidente do Politécnico. Na mesma reunião, Graça Carvalho mostrou-se sensível para que no Piddac de 2005 a Escola Superior de Artes volte a ser inscrita.

Em declarações aos jornalistas, Valter Lemos lembrou que “este processo já passou pelo mandato de seis ministros e de sete Directores Gerais do Ensino Superior. Por isso, é natural que tenha alguma reserva quanto ao desfecho final deste processo, enquanto não vir tudo esclarecido”. Ainda assim, o presidente do Politécnico mostrou-se satisfeito “com o resultado da reunião”.

 

 

 

ESCOLA DE ARTES PARTICIPA EM CONCURSO DA KELLOGG'S

Grande escola, grande moda

Os 11 alunos finalistas do Curso de Design Moda e Têxtil da Escola Superior de Artes de Castelo Branco acabam de se inscrever num concurso promovido pela multinacional Kellogg's que pretende promover novos estilistas.

A confirmação foi dada ao Ensino Magazine pela estilista Alexandra Moura, docente na Esart, a qual está a coordenar o processo e o apoio aos alunos, os quais “terão de desenhar, no mínimo, um coordenado de roupa (modelos) e no máximo três, que deverão seguir o conceito definido pela Kellog´s num kit que já lhes foi entregue”.

Aquele kit contém informação acerca do historial da marca, as principais campanhas publicitárias realizadas pela empresa, bem como o regulamento do concurso e uma explicação do posicionamento dos cereais Special K e dos seus consumidores. “No fundo, trata-se de idealizar coordenados para uma mulher urbana, moderna, jovem, dinâmica, a qual cuida de si e tem uma boa alimentação”, explica Alexandra Moura.

As propostas dos alunos deverão ser entregues na escola até às 18 horas do dia 8 de Março, à semelhança do que acontece com os apresentados pelos finalistas das outras escolas participantes, casos da Universidade da Beira Interior, Escola de Moda do Porto e da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

“As escolas encarregam-se depois de fazer chegar os projectos à Multicom, a agência que está a promover o concurso, o que facilita o processo, uma vez que a maioria das escolas participantes se encontra fora de Lisboa”, adianta a professora, a qual se mostra satisfeita com a participação no concurso.

“Quando mais os alunos participarem em concursos e contactarem com o mercado, melhor será para eles. Alguns já participaram com projectos na Moda Lisboa e esta nova participação ajuda a cimentar a credibilidade da escola, além de contribuir para uma formação mais completa dos alunos, pois não basta frequentar a escola e aprender a fazer projectos”.

Alexandra Moura refere ainda que a participação em diferentes concursos mostra “o bom nível a que a escola está a trabalhar, dando todo o apoio e incentivando os alunos a 100 por cento”, o qual vai ser mais notório dentro de alguns dias, quando terminar a época de frequências.

Já os resultados do concurso serão conhecidos em Maio, sendo que os autores dos projectos melhor classificados beneficiarão de formação e integração no mundo da moda através de uma bolsa de estudo numa capital europeia ou uma proposta de estágio com um estilista português
.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt