Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº74    Abril 2004

Universidade

VI JORNADAS DO DEPARTAMENTO

A Sociologia e a Socieade

Alunos, docentes, investigadores e profissionais debateram, durante as VI Jornadas do Departamento de Sociologia, a relação da sociologia com a sociedade.

Durante a sessão de abertura Francisco Martins Ramos, Presidente do Departamento de Sociologia, sublinhou que o evento não é, apenas, um espaço de testemunhos científicos e pedagógicos. “É um ponto de encontro, de convívio e de sociabilidade que pretende estreitar laços e cimentar amizades. As jornadas são um espaço de debate, reflexão e troca de ideias sobre o trabalho que efectuamos ao longo de cada ano, e sobre a nossa relação com a sociedade”. 

O responsável do Departamento de Sociologia frisou que, “o sufoco orçamental” não os impediu de concretizar “em actos alguns dos planos e sonhos”. “Implementámos para os primeiros anos das licenciaturas uma reforma estrutural de acordo com os princípios da Declaração de Bolonha; iniciámos, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, o 1º Curso de Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde; elaborámos o Relatório de Auto-Avaliação para o ano lectivo de 2002/03; concretizámos a implementação da licenciatura em Turismo e Desenvolvimento e estamos a trabalhar na passagem a Mestrado da Pós-Graduação em Turismo”.

Para além disto, Francisco Martins Ramos salientou, ainda, que “continuámos a dedicar a nossa atenção e esforço a um número significativo de projectos de investigação, nacionais e internacionais, e a uma sistemática acção de extensão universitária, com uma forte prestação de serviços à comunidade. Continuámos, também, a ultrapassar as fronteiras do Alentejo”. 

O encontro científico/pedagógico, que incluiu temáticas sobre ensino, investigação e serviço à comunidade, teve como conferencista convidada Anália Torres, Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), que veio a Évora falar de “Modernidade e Família”. Os cerca de 180 participantes puderam, ainda, debater as seguintes comunicações: “Utopias Concretas e Críticas do Poder na Era da Mundialização”, “A Dialéctica da Identidade num Mundo Pós-Moderno”, “Spill-over: Um Novo Quadro Estratégico para a Prática da Língua Portuguesa no Mundo”, “Estudo Etnográfico da Ribeira Grande”, “Escola, para que te quero? – Uma Reflexão Sociológica sobre a Crise da Educação Escolar” , “Território e Acção Colectiva para o Desenvolvimento Local”, “Desarrollo y Cambio Social en Espacios Sociales en Transformacion”, “Saber Campesino, Buscando Caminos para su Revaloracion desde la Perspectiva Agroecologica”, ”Inviabilidad de las Políticas del ‘Mercado de Tierras’ para Superar la Pobreza Rural en América Latina”, “Actividades do Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia «Augusto da Silva», “ Para uma Teoria do Turismo”, “Genealogias (Re)inventadas e Familiares em Perigo de Extinção. Uma Aproximação”, “Novas Tecnologias ou Não?”, “Luzes sobre o Espaço: Apre(e)nder o ‘Espírito Santo”, “Participação de Adultos na Formação Contínua” Mestrado em Sociologia: Um Balanço em Construção”, “Identidad Socio-Cultural y Manejo Sostenible de Recursos Naturales”, “A Problemática do Género na Escolha da Carreira Profissional: Resultados Preliminares de um Estudo”, “A (Des)(re)legitimação dos Partidos Políticos: Duas Abordagens Concorrentes”.

Noémi Marujo

 

 

 

ECTS LABEL

Aveiro com reconhecimento

A Universidade de Aveiro acaba de obter o ECTS Label – um certificado de qualidade atribuído às instituições - que distingue as melhores práticas na utilização do sistema europeu de créditos (European Credit Transfer System – ECTS) com vista a garantir o reconhecimento dos estudos realizados por alunos do ensino superior em qualquer universidade do espaço europeu.

A Universidade de Aveiro foi a única do País e uma das 10 universidades europeias, entre 91 candidatas, a obter aquele certificado, o qual foi criado no âmbito do Programa Erasmus e fornece um instrumento comum às instituições de ensino superior de toda a Europa. Um instrumento que lhes permite medir o esforço exigido aos estudantes e os resultados por eles alcançados, facilitando e assegurando, assim, a transferência de créditos obtidos nas estadias de um ou dois semestres numa instituição de ensino superior de um outro país europeu.

Sendo o papel do ECTS uma das ferramentas essenciais à concretização do desígnio da criação da Área Europeia do Ensino Superior, a atribuição do ECTS Label à Universidade de Aveiro comprova mais uma vez a presença activa e pioneira desta instituição na construção do espaço europeu do Ensino Superior. 

Recorde-se que para competir no novo mundo globalizado, a Europa precisa de criar um espaço comum de ensino superior capaz de garantir que a formação adquirida numa universidade de um qualquer país europeu seja legível e reconhecida em todo o espaço europeu, apontando-se o ano de 2010 para a plena concretização deste desafio
.

 

 

 

UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Gestão do Stress

A Universidade do Algarve vai organizar um Curso livre de Introdução à Gestão do Stresse, o qual tem como objectivo levar os participantes a delimitar o conceito de stresse, identificar os principais sintomas e factores, conhecer algumas estratégias e desenvolver competências para gestão do stresse em diversos domínios, nomeadamente académico, profissional e familiar.

O curso será ministrado por Saul Neves de Jesus , professor Catedrático da Universidade do Algarve, director do Departamento de Psicologia e coordenador do Mestrado em Psicologia da Educação. Saul Neves de Jesus tem publicadas várias dezenas de artigos científicos e livros sobre o tema em causa. Já participou em vários projectos de investigação e apresentou diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais. Além disso, tem trabalhado este tema em disciplinas de licenciatura e de mestrado, bem como em cursos de formação contínua com vários grupos profissionais.

A iniciativa decorre no Laboratório de Psicologia da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas e as inscrições devem ser efectuadas até ao próximo dia 10 de Maio, através do Email: gefchs@ualg.pt ou pelo telefone: 289 800 914 (ext.7769). Os orientadores de estágio do curso de Psicologia e estudantes, e os docentes e funcionários da Universidade do Algarve pagarão 40 euros de inscrição, e os restantes participantes 60 euros
.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt