Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº74    Abril 2004

Politécnico

ESTG FAZ JORNADAS DE ENGENHARIA

Carmona Rodrigues presente

O ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, deverá participar nas IIª Jornadas de Engenharia Civil, que se realizam, a 12 e 13 de Maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda. Uma iniciativa que assinala os 15 anos de vida, do departamento de Engenharia Civil da escola. Carmona Rodrigues falará na manhã de 12 de Maio, sobre o tema «Obras Públicas de Engenharia Civil - O caso da Região da Guarda».

No manhã desse mesmo dia falarão ainda Manuel Rosado Catarino (presidente do Conselho de Administração do IEP), Armando Lencastre (professor catedrático da FCTUNL) e António Carvalho (chefe de divisão sub regional da Guarda da Droat - centro). Para a tarde do dia 12, estão ainda agendadas as prelecções de João Cabral (docente da FAUTL), Bento Franco, António Henriques (investigador do Lnec), Helena Simão, Jorge Amado (docentes da DEC), Joaquim Silva (Faculdade de Ciências do Porto), Saldanha Matos (docente do IST) e Armando Lencastre (professor catedrático jubilado).
Para o segundo dia, estão agendadas mais 15 prelecções, estando presentes, entre outros, Raimundo Silva (FCTUC), Maranha das Neves (IST), Almeida Sousa (FCTUC), Joaquim Sarmento e João Pires da Fonseca (UBI).

O objectivo da iniciativa é proporcionar uma discussão alargada de temas que suscitem interesse nas diversas áreas da Engenharia Civil, bem como, sensibilizar toda a comunidade para a importância das mesmas no crescimento e desenvolvimento da região.

Foi dentro dessa lógica que aquele departamento preparou um vasto leque de Palestras, Sessões Técnicas e Mesas Redondas que contarão com a presença dos mais conceituados especialistas nas diversas áreas da Engenharia Civil.

 

 

 

ENFERMAGEM DE PORTALEGRE

Ajudar Vila de Rei

Os 23 alunos finalistas da Escola de Enfermagem de Portalegre estiveram durante uma semana no Concelho de Vila de Rei (Distrito de Castelo Branco), onde efectuaram um levantamento e diagnóstico de saúde a toda a comunidade.

A actividade foi enquadrada no primeiro semestre, na disciplina de Saúde Comunitária, leccionada por Filomena Palmeiro e Mário Martins, tendo a ideia partido da Câmara de Vila de Rei, segundo revela Lénia Martins, uma das alunas presentes na iniciativa.

A mesma aluna revela ainda que o contacto com as pessoas foi facilitado devido à colaboração dos motoristas da autarquia. Já os resultados não foram divulgados, embora refiram que “o conceito de saúde não varia nas pessoas”.

 

 

 

ELEIÇÕES NO POLITÉCNICO DA GUARDA

Brigas contesta eleições

O director da Escola Superior de Educação da Guarda (na foto à direita), que perdeu as últimas eleições à presidência do Instituto Politécnico da Guarda para Jorge Mendes (na foto à esquerda), acaba de pedir a impugnação daquele acto eleitoral. O processo terá dado entrada no Tribunal Administrativo de Castelo Branco, seis dias depois do acto eleitoral. 

Num comunicado distribuído à Imprensa, Joaquim Brigas refere que “Jorge Mendes construiu uma monstruosidade jurídica, que regista o desrespeito total pela constituição de um verdadeiro colégio eleitoral, como determinam os estatutos do IPG”.

O candidato e actual director da ESE da Guarda argumenta que “se manteve na corrida eleitoral munido de todos os dados para impugnar o acto em face das irregularidades invocadas”. Joaquim Brigas acusa ainda Jorge Mendes de ter entrado em “desespero quando se convenceu que poderia ser apeado do poder e de ter fabricado o colégio eleitoral que lhe assegurasse a reeleição”. Aquele responsável acusa mesmo o seu opositor de ter ignorado os princípios da proporcionalidade dos representantes com assento no colégio eleitoral”.

ELEIÇÕES. Recorde-se que nas últimas eleições, que decorreram no passado dia 19, Jorge Mendes conseguiu 51 votos, contra os 48 de Joaquim Brigas. Houve ainda um voto nulo.

Tal como aconteceu com as primeiras eleições em que Jorge Mendes foi candidato, também agora o processo foi emotivo, sendo necessárias duas voltas para a escolha do presidente. O terceiro candidato à presidência do Politécnico, Constantino Rei, que recentemente se demitiu do cargo de director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão por divergências com Jorge Mendes, foi eliminado numa primeira volta.

Jorge Mendes pretende durante o seu segundo mandato reforçar a autonomia do Politécnico, apostar na qualidade dos cursos e valorizar pessoal docente e não docente. Promete também concretizar a transformação da Escola Superior de Enfermagem em Escola Superior de Saúde e criar mais cursos na instituição.

De referir que o processo eleitoral para a presidência do Instituto Politécnico da Guarda chegou a estar suspenso durante dois meses, devido à existência de um processo no Tribunal Administrativo de Coimbra referente às eleições para a representação dos alunos na Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação.

O presidente do Politécnico enviou já os resultados para o Ministério da Ciência e do Ensino Superior, no prazo que a lei determina, para que agora sejam homologados.

METAS. Recorde-se que Jorge Mendes, durante o aniversário do IPG, apontou ao Ensino Magazine como fundamentais a transformação da Superior de Enfermagem em Superior de Saúde, a continuação dos cursos de mestrado na Superior de Educação e a abertura de novos cursos, nomeadamente da Gestão Hoteleira e Telecomunicações em Seia e de outros na Superior de Educação e Superior de Tecnologia e Gestão, “de modo a garantirem um aumento sustentado do número de alunos”.

Na mesma entrevista, Jorge Mendes, referia que “convergir com Bolonha e adaptar o Politécnico à organização definida pela Lei de Bases da Educação e Lei da Autonomia, são dois dos objectivos fundamentais do Politécnico da Guarda”.

 

 

 

BEJA

Agrária com Feira

A primeira edição da Feira de Ecologia da Escola Superior Agrária de Beja realiza-se já nos próximos dias 10 e 11 de Maio na Praça Central do Instituto Politécnico, sendo organizada pelo Núcleo de Ecologia da Agrária.

A 14 de Maio, no Auditório do Politéncico, a Escola Superior de Enfermagem organiza o III Encontro “Transculturalidade e Saúde” - Modelo Transcultural de Cuidados de Saúde, que conta com a presença do estadunidense Larry Purrell .

As Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Beja estão agendadas para os dias 24 e 25, no Auditório do Politécnico, espaço que irá também receber o II Seminário Ibérico sobre Prevenção Primária das Toxicodependências, nos dias 26 e 27, numa organização do Gabinete de Apoio Psico-pedagógico do IPB.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt