Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº67    Setembro 2003

Politécnico

TEATRO

Viriato com programa

As actividades pedagógicas estão em destaque na programação do Teatro Viriato - Centro Regional das Artes do Espectáculo das Beiras (CRAEB), de Viseu, até Dezembro, a última elaborada pelo coreógrafo Paulo Ribeiro.

A programação de Setembro a Dezembro foi apresentada, no início deste ano, em conferência de imprensa pelo novo director artístico do Teatro Viriato, Miguel Honrado, que assumiu funções em Agosto, mas é ainda da responsabilidade de Paulo Ribeiro, que foi convidado a dirigir o Ballet Gulbenkian.

Miguel Honrado referiu que até ao final do ano as actividades pedagógicas estarão “em estreita relação” com as regulares, destinando-se aos vários tipos de públicos. As crianças terão oportunidade de participar em quatro ateliers relacionados com as artes plásticas, enquanto os professores serão chamados a participar na oficina da “Biblioteca sensível”, que os levará à procura de novas formas de ler.

De 07 a 10 de Outubro, a companhia Théâtre de La Mezzanine orienta o workshop “Campos de amor”, sobre violência, aberto a toda a comunidade. As acções de sensibilização das escolas vão continuar e as pessoas interessadas poderão visitar o Teatro Viriato e assistir às suas actividades todas as quartas-feiras, às 18:30, de forma gratuita, sem que seja necessária marcação.

A vertente pedagógica estará também presente em alguns espectáculos, que Miguel Honrado considera serem destinados não só ao público escolar, mas a toda a família, como é o caso de “Alabad de Relato O”, apresentado pelo Teatro Meridional nos dias 26 e 27 de Setembro.

O Ciclo Contradicionais, que se realizará de 06 a 22 de Novembro, é este ano dedicado ao novo circo, cruzando em palcos várias linguagens artísticas e a tradição com a modernidade. “O novo circo é uma expressão artística ainda bastante desconhecida em Portugal, ao contrário do que acontece em outros países da Europa”, justificou Miguel Honrado, frisando que o ciclo será “uma espécie de confluência entre uma tradição que é cara à cultura ocidental e as novas linguagens contemporâneas”.

Estarão também patentes duas exposições, uma de telas a óleo, de Tiago Lopes, sobre o processo criativo da Companhia Paulo Ribeiro, e outra de fotografias, de Marina Vieira da Silva e José Fabião, relativas aos vários criadores nacionais de dança.

No que respeita à programação musical, aposta este trimestre na música improvisada e de raiz erudita, com Telectu (19 e 20 de Setembro) e Remix Ensemble - Casa da Música (24 de Outubro).

Um espectáculo de Sérgio Godinho, intérprete com quem Paulo Ribeiro tem “uma grande cumplicidade”, encerra a programação para este ano, fechando o ciclo do coreógrafo que desde 1998 foi director geral e de programação do Teatro Viriato - CRAEB.

 

 

 

CURSOS DE QUADROS MÉDIOS

Mestrado em Tomar

O Politécnico de Tomar vai realizar um curso de mestrado na área de Gestão e Conservação da Natureza, ao abrigo de um acordo com as universidades do Algarve e dos Açores. O curso é dirigido aos titulares de uma licenciatura em Biologia, Ciências Agrárias, Arquitectura Paisagista, Ambiente, Ciências da Terra, Planeamento Regional e Urbano ou afins.

QUADROS. O Centro de Estudos de Turismo e Cultura vai organizar um conjunto de acções de formação nas localidades de Tomar, Abrantes e Vila Nova da Barquinha, os quais são destinados a jovens à procura do primeiro emprego, desempregados ou activos que tenham como habilitações mínimas o 9º ano de escolaridade.

Cada formando poderá optar por um de três percursos distintos, o de formação integrado, um de formação polivalente e um terceiro de formação específico numa de três áreas, a saber: sistemas de desenvolvimento local e regional, técnicas de gestão de turismo e lazer ou técnicas de valorização do património cultural e natural. Cada eixo tem uma carga horária de mil 524 horas, sendo 200 de estágio e 24 de seminário.

Os formandos terão direito a bolsa de formação, subsídio de refeição, subsídio de alojamento e subsídio de transporte, bem como um certificado de formação profissional. Os três melhores de cada um dos eixos terão ainda a oportunidade de realizar o estágio no estrangeiro.

 

 

MATEMÁTICA

Encontro em Viseu

A Escola Superior de Tecnologia de Viseu foi o palco escolhido para acolher a sexta edição do MatViseu, o qual decorre no próximo dia 3 de Outubro e será organizado pelo Departamento de Matemática, em colaboração com a Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática. Os interessados podem fazer a sua inscrição on-line no site da escola.

De acordo com o programa, o encontro começa cerca das 9 horas, com a recepção e sessão de abertura, estando a primeira sessão plenária marcada para as 10 horas, subordinada ao tema Modelos Discretos e Padrões de Aleatoriedade, a cargo de Dinis Pestana, da Universidade de Lisboa.

Cerca das 11h30 têm início as sessões paralelas, uma sobre investigação operacional, cujo prelector será José Oliveira (Universidade do Porto), e outra sobre aplicações de matrizes inversas rectangulares, com intervenção de Fernando Duarte, da EST de Viseu. Durante a tarde decorre uma sessão plenário com Arala Chaves, da Universidade do Porto. Estão ainda agendadas sessões paralelas sobre tomografia (Amilcar Branquinho - Universidade de Coimbra), cálculo algébrico simbólico no ensino da Matemática (Isabel Duarte - EST Viseu, João Almiro e João Cavaleiro, da Secundária de Tondela).

As duas últimas sessões terão como temas software de geometria dinâmica cinderella (Teresa Dias - EST Viseu e José Sousa - Escola Secundária de Mangualde), e geometer´s sketchpad e geoplano: dias ferramentas para o ensino da Geometria (Nuno Bastos e Manuel Reis, da EST de Viseu).

 

 

 

Beja promove semana de gastronomia

Os pratos de lebre, perdiz, coelho, javali ou tordo vão ser as “iguarias” em destaque, de 25 a 31 de Outubro, na Semana Gastronómica da Caça, em Beja, à qual aderem 11 restaurantes da cidade.

Organizada pela Região de Turismo da Planície Dourada (RTPD), a iniciativa pretende evidenciar a importância económica e gastronómica de uma das maiores riquezas da região, a caça. “Nas planícies, serras, rios e barragens da região criam-se várias espécies cinegéticas, que constituem motivo de atracção para caçadores de todo o país e do estrangeiro”, argumenta a RTPD.

Além disso, acrescenta, a caça constitui “uma importante parte do receituário tradicional” da área da Planície Dourada (que compreende 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja). “A lebre, perdiz, coelho, javali ou tordos transformam-se em deliciosas iguarias capazes de agradar ao paladar mais exigente”, realça a entidade turística, lembrando que estes “acepipes” tornam-se ainda mais apetitosos quando acompanhados pelos vinhos, queijos e doçaria regionais.

A Semana Gastronómica da Caça envolve, este ano, 11 dos mais conceituados restaurantes da cidade de Beja, os quais são desafiados a demonstrar o seu talento na confecção de pratos de caça.

Juntamente com os estabelecimento de restauração aderentes, a RTPD vai ainda distribuir um pequeno receituário, com pratos de caça, a todos os residentes e visitantes que optem por “provar” a Semana Gastronómica da Caça.

“Os Infantes”, “Luiz da Rocha”, “Pousada de S. Francisco”, “O Cláudio”, “A Horta”, “O Virgílio”, “A Esquina”, “Teotonius”, “A Pipa”, “Melius” e o “D. Dinis” são os restaurantes que participam na iniciativa.

Coelho frito e estufado com vinho da Madeira, lebre com castanhas, com feijão branco ou com cogumelos, ensopado de lebre com nabos, perdiz estufada, no ninho ou na púcara, javali assado, codornizes recheadas e faisão estufado são apenas alguns dos “manjares” que os visitantes poderão apreciar.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt