Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº63    Maio 2003

Universidade

BENÇÃO DAS PASTAS 2003

Fitas dão cor à cidade

O Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, foi mais uma vez palco da tradicional Benção das Pastas, no passado dia 17, uma cerimónia que contou com cerca de 400 alunos e milhares de familiares, a qual foi presidida por D. António dos Santos, Bispo da Guarda. As fitas correspondentes às várias licenciaturas deram um colorido especial à festa em pleno dia de sol.

Já no Anfiteatro das Sessões Solenes, onde foram entregues 150 diplomas de curso e 30 de mestrado referentes ao ano lectivo 2001/2002, o reitor da UBI, Manuel Santos Silva, lembrou a importância destes quadros para o desenvolvimento da região e do País, tendo realçado o papel da UBI, que “em dois anos consecutivos a UBI foi a universidade mais procurada no interior de Portugal”.

A estratégia seguida pela instituição tem sido a “fixação de um corpo docente qualificado”, sublinha o reitor. A Universidade da Beira Interior tem actualmente cerca de 5300 distribuídos por 30 cursos de licenciatura, 27 de mestrado e 24 ramos de doutoramento.

Outra das preocupações da instituição tem sido a de proporcionar aos novos licenciados a oportunidade de complementarem a sua formação académica e promoveram a inserção no mercado de trabalho. Nesse domínio Santos Silva enalteceu o papel do Gabinete de Estágios e da divulgação de empregos por parte de antigos alunos aos seus colegas.

Numa altura em que se fala do aumento das propinas o reitor voltou a frisar que o valor das mesmas deve ser fixado pelo Governo e não pelas instituições como se tem vindo a anunciar. “A regulamentação deve ser assumida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior, evitando discriminações, por via financeira, de cursos e instituições”, ressalva.

Por outro lado, Santos Silva considera que “o orçamento destinado a bolsas deve crescer e os respectivos fundos disponibilizados atempadamente”. Apesar de considerar que as bolsas devem ser asseguradas pelo Estado, o reitor defende a criação de bolsas empréstimo “com taxas de juro muito baixas e com bonificações em função do sucesso escolar, a serem reembolsadas com o rendimento do trabalho após o final do curso”. Neste domínio o reitor revelou que na próxima quinta feira será assinado um protocolo entre a UBI e uma instituição bancária.

Catarina Rodrigues

 

NA SALA UNIVERSIA

Novas tecnologias

Os alunos da Universidade de Évora já podem usufruir de mais uma sala multimédia. Trata-se da chamada Sala Universia que nasceu no âmbito do protocolo (Projecto Portal Universitário Universia) assinado, recentemente, entre esta instituição e o Banco Totta.

Para o Reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício, o projecto da Sala Universia visa satisfazer algumas das necessidades dos alunos na área da multimédia. “A inauguração desta sala é mais uma das potencialidades que a nossa instituição oferece na área das novas tecnologias”, disse.

Considerando que as tecnologias de informação e comunicação abrem novas perspectivas na área da educação, Manuel Ferreira Patrício salientou que a instituição não pode deixar de acompanhar as novas tecnologias. Daí, a aposta num protocolo com o Portal Universia.

“Vivemos, hoje, na era da informação onde as novas tecnologias estão, constantemente, a transformar o nosso quotidiano. Elas são um contributo para a criação de novas estratégias de ensino e aprendizagem. A inauguração desta sala vem mostrar que a Universidade de Évora procura, na medida do possível, acompanhar as novas tecnologias e, assim, satisfazer algumas necessidades dos alunos nesta área”, sublinhou Manuel Ferreira Patrício.

Futuramente, a Universidade de Évora pretende alargar as suas iniciativas com o Portal Universia. Durante a inauguração, as portas ficaram abertas para um possível alargamento da sala multimédia.

Este protocolo visa criar uma sinergia importante entre a Universidade de Évora e as outras universidades do país. Através do endereço http://www.universia.pt, os alunos têm acesso a notícias de cariz científico da Universidade de Évora e de outras universidades ligadas ao portal.

Refira-se que o Portal Universia é um ponto de encontro da cultura ibero-americana, de intercâmbio de informação académica, científica, cultural e de investigação.

Aqui, é possível encontrar uma rede de informações vasta e completa sobre temáticas associadas aos estudantes e às universidades. Pode-se, também, consultar um mapa interactivo com todas as universidades existentes nas capitais de distrito, nas regiões autónomas da Madeira e Açores. É possível, ainda, aceder a uma secção de notícias, cursos por graus académicos e por áreas de conhecimento, informações sobre escolas e departamentos, etc..

Noémi Marujo

 

 

 

ECONOMIA E POLÍTICA AGRÍCOLA

Novo livro em Évora

O Livro “Economia e Política Agrícolas”, lançado na Universidade de Évora, pretende colmatar a falta de literatura na área científica de Economia Agrária em língua Portuguesa. 

Segundo os autores do livro (António Cipriano Afonso Pinheiro e Maria Leonor da Silva Carvalho, docentes da Universidade de Évora), uma das críticas que tem sido feita ao ensino da disciplina de Economia e Política Agrícolas, leccionada na Universidade de Évora e noutras universidades do país, é a “inexistência de um livro, manual ou sebenta, em língua portuguesa, que abarque a matéria versada nas aulas teóricas” da referida disciplina. Daí, a preocupação em editar um livro que fosse útil para os alunos interessados naquela área. 

O resultado deste trabalho é fruto da investigação que os dois autores têm desenvolvido ao longo dos anos. Trata-se, de facto, de uma obra que interessa a alunos, docentes e investigadores. A monografia divide-se em 14 Capítulos: Aspectos Básicos da Economia da Produção, Tópicos sobre a Economia da Produção, A Oferta dos Produtos Agro-Pecuários, A Procura dos Produtos Agro-Pecuários, Mercado de Factores de Produção, Mercados e Preços, Principais Problemas da Agricultura, Políticas de Rendimentos, Políticas para Estabilização dos Preços, Efeitos das Políticas de Preços e de Rendimentos, Políticas de Conservação dos Recursos Naturais, Políticas Estruturais, A política Agrícola Comum, A Política Agrícola Portuguesa e a Adesão à CEE. 

O lançamento do livro foi presidido pelo magnífico Reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício, que felicitou os autores não só pela preocupação que tiveram em editar um trabalho que fosse útil, sobretudo, para os alunos mas, também, pelo “valor enriquecido que a obra apresenta”.

A apresentação da obra contou com a presença do Professor Doutor Fernando Estácio, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

N.M.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt