IPG E RUI ZINK APRESENTAM
Peça Agora a Cores

O Instituto Politécnico da Guarda e o Teatro Aquilo estão a produzir a peça de Teatro Agora a Cores, da autoria do escritor português Rui Zink. A iniciativa foi apresentada, em conferência de imprensa, no final do último mês, pelos responsáveis das duas instituições, por actores e pelo próprio Rui Zink. A Peça foi estreada no início de Julho, no Auditório Municipal da Guarda.
Para o presidente do IPG, Jorge Mendes, “esta iniciativa veio de encontro ao que está consagrado nos estatutos do IPG, onde a formação cultural merece destaque”. Aquele responsável frisou também que “uma instituição de Ensino Superior não pode ficar fechada no seu mundo; tem de se abrir à comunidade”, sublinhando que é de louvar e valorizar este tipo de iniciativas.
Vítor Amaral, presidente da Direcção do Teatro Aquilo, falou abertamente dizendo que, com a ajuda financeira do IPG, foi possível viabilizar um projecto de tamanha envergadura, focando aspectos técnicos, tais como a elaboração dos cenários e a presença de um elenco bastante profissional.
A Encenadora da Peça, Rita Azevedo, falou da sua experiência e de como surgiu a ideia de fazer este trabalho, focando a facilidade que tem tido em dirigir um grupo de teatro que, embora não tendo um carácter profissional, trabalha como tal.
Por último, o autor do texto, Rui Zink, agradeceu o apoio do IPG. O escritor e docente universitário, aproveitou a ocasião para falar do tema do seu texto, focando vários aspectos do papel da informação e da comunicação nos dias de hoje, dizendo que “a linguagem é usada para comunicar, mas também para descomunicar, uma vez que há um lado pidesco na comunicação social de hoje”.
CURTAS & DIRECTAS
ESE com novo curso

A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) viu aprovado para o próximo ano lectivo um novo curso, de Animação Sócio-Cultural, o que poderá dar um “novo fôlego” ao estabelecimento de ensino.
Sem a aprovação deste curso o futuro da ESEG “poderia ser dramático”, disse à Agência Lusa o director da instituição, Joaquim Brigas.
O responsável adiantou que, devido ao “reduzido número de candidaturas aos cursos de variantes de ensino”, tinha sido já proposta a suspensão de cursos de Ensino Básico nas variantes de Português-Inglês, Português-Francês e Educação Física.
Em alternativa, a ESEG propôs a criação dos cursos de Línguas Europeias Aplicadas e de Animação Sócio-cultural.
Relativamente ao curso de Línguas Europeias Aplicadas, já foi aprovado para a Escola Superior de Educação de Viseu.
ERASMUS. António José Fernandes, vice-coordenador do Projecto Erasmus no Instituto Politécnico da Guarda acaba de se deslocar a Itália (na foto), à Universidade de Salerno, com o objectivo de conhecer a instituição in loco e alargar as áreas de cooperação para futuros intercâmbios. Aquele, responsável comparou também os cursos aí leccionados com os das Escolas que integram o IPG, com vista a novas cooperações.
De acordo com o IPG, a “deslocação mostrou-se muito frutífera, pois nas várias reuniões que o Professor Amarelo Fernandes teve com o Reitor da Universidade, o Presidente da Faculdade de Engenharia e o Coordenador ERASMUS do departamento de Educação, ficou evidente o interesse manifestado por estes responsáveis na cooperação com a nossa instituição, chegando mesmo a propor que, já no próximo ano lectivo, fosse possível enviar dois dos seus alunos de Engenharia Civil e alargar a cooperação também à mobilidade docente, nos anos seguintes”.
ENFERMAGEM. A Escola Superior de Enfermagem da Guarda acaba de comemorar o seu 38º aniversário. A iniciativa envolveu a realização de uma conferência subordinada ao tema«Formar e Investigar para Cuidar a Família», tendo como prelectora a docente Maria do Céu Barbieri, da Escola Superior de Enfermagem da Cidade do Porto. 
IPG FAZ PROMOÇÃO
Ciclo de Feiras
O Instituto Politécnico da Guarda participou de forma activa no ciclo de feiras de formação profissional, organizado pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), em articulação com os seus Centros de Área Educativa (CAE). A participação do Instituto nas Feiras da Guarda e de Castelo Branco proporcionou aos estudantes dos dois distritos conhecer de perto as ofertas formativas, as condições de acesso, as médias dos cursos e outros serviços prestados por esta instituição. A I Feira de Formação Vocacional da Guarda, que decorreu, no passado mês de Maio, no Parque Municipal, juntou 27 instituições de ensino profissional, secundário, especial e superior da região Centro e outras entidades locais e regionais, sendo de registar a presença dos Politécnicos da Guarda, Viseu e Castelo Branco, das Universidades da Beira Interior, de Coimbra e Católica de Viseu, a Escola Secundária Afonco de Albuquerque, as Escolas Profissionais do distrito, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), a Força Aérea, a Polícia de Segurança Pública, o Nerga e o Centro de Emprego e Formação Profissional.
Já em Castelo Branco, a I Feira de Formação Vocacional, que teve como palco as instalações do Nercab, contou com mais escolas secundárias e profissionais e outras entidades locais e regionais do que propriamente com escolas do ensino superior, de destacar apenas a presença do Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Beira Interior.
Ao longo dos cinco dias da iniciativa, jovens e estudantes a partir do 9º ano de escolaridade, mas também professores e pais puderam tomar contacto com o IPG e a diversidade da sua oferta formativa, bem como dos apoios sociais, disponibilizados pelos serviços de acção social. Numa iniciativa da Escola Superior de Enfermagem, os visitantes tiveram ainda, a oportunidade de medir a sua tensão. 
seguinte >>>
|