PORTALEGRE
Obras em contrato e
três novos cursos

O Instituto Politécnico de Portalegre e a empresa Constrope acabam de assinar o auto de consignação com vista à construção do novo edifício de apoio às actividades lectivas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
O novo edifício deverá ser inaugurado no decorrer do próximo ano lectivo, como complemento à infra-estrutura original, que foi projectada para receber dois mil alunos. O novo espaço ficará dotado de três laboratórios/sala de aula, um auditório, instalações sanitárias e uma zona técnica de apoio.
No caso concreto do auditório, aquele espaço terá capacidade para 120 pessoas e estará equipado com sistema de som. As salas de aula, que serão divididas por painéis amovíveis insonorizados, podem transformar-se num espaço único com 90 lugares sentados. Facto que será de extrema utilidade em épocas de exames.
De referir que o novo edifício foi projectado pelo arquitecto João Cardoso, do Gabinete Técnico do IPP, e segundo os responsáveis do Politécnico, “pretende-se que o novo espaço seja “mais uma infraestrutura de qualidade para quem escolhe Portalegre como sítio de eleição para estudar”.
CURSOS. O Instituto Politécnico de Portalegre vai abrir três novos cursos no próximo ano lectivo. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre surge o curso de Engenharia Informática. Um curso que já vinha há muito tempo sendo reclamado pelos responsáveis da instituição, e que este ano já poderá receber candidaturas de acesso.
Na Escola Superior Agrária de Elvas aparecem os outros dois novos cursos do Instituto. Tratam-se das formações de Enfermagem Veterinária e de Gestão de Espaços Verdes. Dois novos cursos, que segundo o IPP “vêm dar resposta ao défice de recursos humanos especializados nestas áreas”.
Com a aprovação daqueles cursos, o “IPP espera continuar a ir de encontro às necessidades formativas específicas, sentidas na sociedade civil”. Deste modo, para o próximo ano lectivo, o Instituto Politécnico de Portalegre ministrará 22 cursos de formação inicial, distribuídos pelas suas escolas, o que perfaz um total de 3500 alunos.

ESTIG DE BEJA
Semana da engenharia
A realização da I Semana da Engenharia, no início de Junho, foi vista pelos organizadores como uma forma de abrir as portas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja à comunidade exterior onde se insere. A iniciativa serviu para a apresentação das suas capacidades de realização de projectos de Engenharia, nos domínios dos cursos que ministra na Área Departamental de Engenharia (Informática, Topográfica e Civil).
O tema central da actividade foi “Engenharia e Sociedade”, e dividiu-se em três dias com os seguintes sub-temas: “Engenharia e as Tecnologias de Informação e Comunicação”; “Engenharia as Acessibilidades e o Apoio a Pessoas com Deficiências”; e “A Engenharia na Vanguarda do Desenvolvimento”.
A Sessão de Abertura contou com a presença Pedro Guerreiro, da Ordem dos Engenheiros, e em quase todos os painéis estiveram presentes vários Professores Doutores. As apresentações dotaram-se de uma forte componente prática com inúmeras referências a casos reais. A participação de pessoas durante os três dias superou bastante as expectativas pela positiva. Dado o sucesso da iniciativa, irá ser publicada uma revista que se pretende intitular de “Revista da Engenharia” com o resumo das comunicações efectuadas.

FOTOGRAFIA
Exposição em Évora
Uma exposição fotográfica de Rui Fonseca em que o objecto central é a natureza, contrastada com fortes marcas do homem, foi apresentada, no passado dia 18 de Julho, na Igreja de S. Vicente, em Évora.
A mostra, intitulada “Da Terra e do Mar”, conta com a colaboração do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora.
Trata-se, segundo a autarquia, de uma mostra de 45 fotografias em que o objecto central é a natureza, contrastada com fortes marcas do homem, um elemento reforçado pelo carácter da fotografia a preto e branco utilizada pelo fotógrafo.
O espólio apresentado consiste num registo fotográfico de uma visão particular de várias regiões de Portugal Continental e Ilhas Autónomas, em que as serras do interior e a costa banhada pelo Atlântico estão em destaque.

seguinte >>>
|