Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº59    Janeiro 2003

Politécnico

PARA O CONSELHO NACIONAL

Pedro de Barros eleito

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Pedro de Barros, acaba de ser eleito representante do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos no Conselho Nacional do Ensino Superior, órgão consultivo do Ministério da Ciência e do Ensino Superior constituído por individualidades de reconhecido mérito na área do Ensino Superior. A eleição de João Pedro de Barros aconteceu no último plenário do Ccisp realizado em Lisboa.

Após esta eleição, o presidente do Politécnico de Viseu considera que “esta é mais uma responsabilidade individual e colectiva , uma vez que o Conselho Coordenador passará a estar representado, em conjunto com o Conselho de Reitores, num órgão que, embora seja um salto no desconhecido, poderá funcionar como a consciência institucional junto do senhor ministro. E aí, certamente que apresentaremos as nossas críticas e as nossas propostas em relação ao futuro do Ensino Superior”
.

 

 

 

NO TEATRO VIRIATO

Honrado é o escolhido

Miguel Honrado, 37 anos, licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e titular de uma Pós-Graduação em Curadoria e Organização de Exposições (organização Escola Superior das Belas Artes de Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian), acaba de ser escolhido para suceder a Paulo Ribeiro na direcção artística do Teatro Viriato, o que deverá acontecer em Setembro de 2003.

Na base desta decisão está a larga experiência de Miguel Honrado nos vários campos relacionados com a arte, desde assistente de programação no Teatro Municipal de S. Luiz, co-programador em Belgais / Centro para o estudo das Artes, adjunto do Director do Departamento de Dança do Instituto Português das Artes do Espectáculo e posteriormente Coordenador desse departamento e também membro do Júri. Foi ainda director de produção do Festival dos Oceanos, coordenador-geral do espectáculo no Pavilhão da Utopia, chefe de projecto da programação musical do Festival dos Cem Dias e responsável de produção no Teatro Camões.

O futuro director destaca-se ainda pelo domínio de várias disciplinas artísticas, desde a música ao teatro, dança, animação de rua, além de uma vasta experiência em matéria de gestão cultural, dado que desempenhou funções de direcção de produção no Teatro Municipal São Luiz / Câmara Municipal de Lisboa, Festival dos Oceanos, Teatro Nacional Dona Maria II / Lisboa 94 Capital Cultural da Europa, na Companhia RE.AL / João Fiadeiro, na Produções da Arte e Empresa (de 1989 a 1993).

De referir que o Teatro Viriato funciona principalmente enquanto espaço de acolhimento de produções estreadas noutros teatros e cuja criação foi financiada por outras instituições. Esta característica implica uma grande flexibilidade no que diz respeito à adaptação do recinto e requer por parte do Director Artístico a capacidade de articulação de propostas artísticas muitas vezes heterogéneas numa linha programática coerente.

 

 

 

Nova vice-presidente

Idalina de Jesus Domingos, professora-adjunta de nomeação definitiva da Escola Superior de Tecnologia de Viseu é a nova vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, cargo para a qual acaba de ser nomeada em comissão de serviço e por urgente conveniência de serviço, pelo actual presidente da instituição, João Pedro de Barros, que preenche assim a única vaga que se encontrava em aberto na estrutura hierárquica dos Serviços Centrais.

A nova vice-presidente ingressou na EST em 1992 e tem como currículo mais saliente a licenciatura em Engenharia Química, o mestrado em Ciência e Tecnologia do Papel e dos Produtos Florestais e o doutoramento em Engenharia Sanitária, além duma pós-graduação em Marketing Internacional. Tem ainda cerca de 10 anos de experiência profissional no sector empresarial privado, tendo sido quadro superior de empresas como a Petrogal, Johnson & Johnson e ainda no Grupo Visabeira, uma das maiores empresas da Região.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt