Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº60    Fevereiro 2003

Politécnico

HELDER SEQUEIRA, DO IPG, LANÇA LIVRO

Rádio com Altitude

“O Dever da memória – uma rádio no Sanatório da Montanha” é o título do livro, da autoria de Helder Sequeira, quadro superior do Instituto Politécnico da Guarda. A obra foi apresentada, na Guarda, no passado dia 18 de Fevereiro. Esta obra foi editada pela Câmara Municipal da Guarda. De acordo com o autor este é “um trabalho que procura balizar” a Rádio Altitude “no quadro do património guardense, e dar-lhe uma justa e merecida interpretação”. 

O estudo, que aponta para a criação de um Museu da Rádio Altitude incide, como nos esclareceu Helder Sequeira, no período de 1948 a 1998, ou seja o espaço de tempo durante o qual foram desenvolvidas as emissões em onda média.

Segundo aquele responsável, “não se poderá falar desta Rádio sem efectuarmos o devido enquadramento temporal e recuarmos até finais do século XIX”. Daí que, na apresentação do “Dever da Memória” tenha aludido às “virtualidades da Serra da Estrela” e “às condições climáticas da Guarda em matéria de terapia” da tuberculose.

Após evidenciar a criação do Sanatório Sousa Martins, salientou a importância do Centro Educacional e Recuperador dos Internados no Sanatório Sousa Martins, instituição a que pertenceu a Rádio Altitude, estação inaugurada oficialmente a 29 de Julho de 1948.

“Com extinção da entidade que suportava juridicamente a Rádio Altitude, coloca-se a questão de saber como preservar a memória do período anterior à mudança de propriedade” e à natural introdução de novas tecnologias e utilização de equipamentos modernos. Na opinião de Helder Sequeira, já corroborada em meios académicos – aquando da defesa da sua tese de mestrado, na Universidade de Coimbra – a solução será a criação do Museu daquela estação emissora
.

 

 

 

IPG E HOSPITAL SOUSA MARTINS

Cooperação em protocolo

O Instituto Politécnico da Guarda e o Hospital Sousa Martins acabam de assinar um protocolo de cooperação com o objectivo de salvaguardar documentação pertencente ao Ex-Sanatório Sousa Martins, com o recurso aos suportes facultados pela actual tecnologia. No texto desse documento é salientado que o Instituto Politécnico da Guarda, no seguimento de uma política de crescente ligação com a comunidade regional, tem dispensado particular atenção ao envolvimento em vários projectos que têm subjacente a aplicação das novas tecnologias e a rentabilização dos recursos técnicos e humanos.

Através do protocolo, o Instituto Politécnico vai efectuar o registo digital do acervo documental (a facultar pelo Hospital) relativo ao Sanatório Sousa Martins, e cujo estado de conservação permita a efectivação desse trabalho. É igualmente considerada a possibilidade de levantamento fotográfico e de registo vídeo, passível de utilização em projectos na área do audiovisual e multimedia, para fins culturais e pedagógicos.

O Hospital Sousa Martins, atendendo a esta plataforma de colaboração, irá privilegiar o recurso aos meios técnicos e humanos do Instituto Politécnico da Guarda na planificação e desenvolvimento de acções de formação destinadas a médicos, enfermeiros e funcionários do HSM ou em projectos onde se possa enquadrar o apoio de departamentos do IPG.

Aquela unidade hospitalar dará, entretanto, atenção prioritária e facilitará o estágio de alunos das Escolas Superiores integradas no Instituto Politécnico da Guarda.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt