RECEPÇÃO AO CALOIRO
Baptismo no jardim
O tradicional desfile baptismo do caloiro realizou-se no passado dia 10 de Outubro na cidade de Portalegre. Os “bichos” e veteranos percorreram as ruas da cidade até ao jardim do Tarro com muito boa disposição e o sempre presente espírito académico. Neste desfile estiveram presentes os caloiros dos cursos de Design de comunicação, Marketing, Engenharia Civil, Engenharia da Qualidade, Gestão Estratégica, Engenharia Electromecânica, entre outros, todos vestidos a rigor e com as cores dos cursos, parecendo até um desfile da “Ana Salazar”. Chegados ao jardim do Tarro, a “bicharada” foi convidada a dar uns mergulhos na “famosa e límpida piscina” do mesmo jardim. Com tanta boa disposição os veteranos e não veteranos nunca resistem em ir acompanhar os recentes “bichos” promovidos a caloiros a dar umas braçadas em águas “mornas”. Boa sorte e sejam bem vindos à vida académica.

Marco Beato
Sampaio visita
O Presidente da República, Jorge Sampaio inicia no próximo dia 26 de Outubro uma “presidência aberta” de oito dias no distrito da Guarda para se inteirar dos principais problemas da região. De acordo com a presidência da República, o programa ainda não está definido, mas é certo que Jorge Sampaio visite os 14 concelhos do distrito.
A visita insere-se no princípio que Jorge Sampaio tem seguido de visitar os distritos mais afectados pelos problemas decorrentes da interioridade, que constituem obstáculos ao desenvolvimento, frisou a mesma fonte.
A última presidência aberta efectuada por Jorge Sampaio decorreu no distrito de Beja durante seis dias, depois das comemorações oficiais do 10 de Junho.

LAÇOS DE COOPERAÇÃO
Brasil-Guarda
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Universidade de Pernambuco (Brasil), realizaram novas acções no âmbito dos planos firmados com a assinatura do Protocolo de Cooperação Académica, Científica e Cultural, estabelecido em Março de 2000. De 15 a 22 de Setembro, os docentes Jorge Manuel Mendes e Ana Margarida Fonseca leccionaram, um módulo na área da Educação Matemática e da Literatura de Expressão Portuguesa, respectivamente, na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata.
“Pós-colonialismo - um desafio à leitura de textos literários em língua portuguesa” foi o tema desenvolvido pela Professora Ana Margarida Fonseca (docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão), enquanto o Presidente do IPG, Prof. Jorge Manuel Mendes falou sobre Matemática Divertida, Gráficos de Equações e Funções e Introdução à Teoria de Grupos.
De 2 a 4 de Outubro o docente. Adriano Costa deslocou-se ao Recife, em representação do Instituto Politécnico da Guarda, tendo aí proferido uma palestra subordinada ao tema Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – o caso do Enoturismo em Portugal.
Nessas data realizou-se naquela cidade brasileira a Feira do Pequeno Empreendedor, certame que contou com o envolvimento da comunidade académica.
Ainda no domínio do intercâmbio entre as duas instituições, Fábio Pedrosa e Márcia Guerra, docentes da Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco deslocaram-se, no período de 12 a 20 de Outubro, à Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia
(ESTT).
Aqueles docentes brasileiros participaram em diversas actividades em que a ESTT esteve envolvida. Por seu turno, um outro professor brasileiro, Arandi Maciel Campelo, leccionou, de 15 a 19 de Outubro, na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia (ESTT) um módulo subordinado ao tema “Gestão”.
O IPG recebeu, entretanto, o Director da Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco (Brasil), Osvaldo Cabral que reuniu com o Presidente do Instituto, responsáveis pelas Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e de Turismo, com o objectivo de discutirem a futuras acções de cooperação e analisarem o resultado dos intercâmbios até agora concretizados.
No sentido de promover a mobilidade de estudantes entre ambas as instituições, vão ser concedidas algumas bolsas de estudo. Assim, serão instituídas duas bolsas de três meses, no valor de 167 Euros/mês, para alunos de Graduação da FCAP, na área de Gestão, e um bolsa de estudo de três meses, no valor de R$500 (quinhentos reais) equivalente a 165 Euros/mês, para alunos finalistas do IPG, do curso de Gestão. Haverá ainda uma bolsa de estudo de três meses, R$500 (quinhentos reais) equivalente a 165 Euros/mês, para alunos finalistas do IPG, do curso de Comunicação e Relações Públicas.

seguinte >>>
|