Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº49    Março 2002

Politécnico

ESART DE CASTELO BRANCO

Orquestra Internacional

“O Simpósio de Moda excedeu as expectativas”. A afirmação é de Alexandra Cruchinho, uma das docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas responsável pela iniciativa. Dado o sucesso da iniciativa, que trouxe até Castelo Branco algumas das principais figuras da moda portuguesa e da indústria de moda, a ideia inicial de realizar o simpósio de dois em dois anos foi abandonada, pelo que a “iniciativa vai passar a realizar-se todos os anos. Neste momento já estamos a preparar a próxima edição. Sabemos que há arestas a serem limadas, mas a nossa intenção é voltar a envolver toda a escola, como sucedeu agora”, explica aquela responsável. 

ORQUESTRA. A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco vai participar no Festival Internacional de Música de Póvoa do Varzim. Segundo o Ensino Magazine apurou, junto da direcção da escola, o convite foi aceite e a presença da jovem Orquestra numa iniciativa com aquela dimensão acaba por ser gratificante para o trabalho desenvolvido.

Ainda no capítulo da música, a Esart vai promover um concerto com o Quinteto de clarinetes da escola. Um espectáculo que será orientado pelo solista da Orquestra Nacional, Carlos Alves, e que tem data marcada para o dia 9 de Abril, nos Serviços Centrais do Politécnico de Castelo Branco, pelas 21h30. Finalmente, no dia 19 de Abril, pelas 21H30, a Escola promove um concerto de Acordeão, no Cine Teatro Avenida, com o russo Oleg Sharov.

 

 

 

SUPERIOR DE GESTÃO

Tunas na Esgin

O IV Festival Internacional de Tunas de Idanha-a-Nova, Fituin, voltou a encher por completo o Centro Cultural Raiano. Organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, o Fituin contou com a presença do locutor da RFM, João Porto, que apresentou o evento.

No final, feitas as contas o prémio Tuna mais Tuna foi para Luz & Tuna; o Tuna mais público foi para ESTuna, da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, que venceu também os troféus destinados ao melhor porta-estandartes e ao melhor instrumental; o da melhor pandeireta foi conquistado pela Transmontuna, enquanto que o melhor solista foi para a Tuna Veterinária da Extremadura. Finalmente o prémio que reproduz o melhor desfile foi conquistado pela Versus Tuna.

De referir que o encerramento do festival foi feito com a Carpe Tuna, da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

FUTEBOL. As equipas Kpilinhas e Sem Nome são as finalistas do campeonato de futebol organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova. Nas meias finais aquelas formações afastaram, respectivamente as equipas Sokotas (4-3) e Zé Golo (3-1, após grandes penalidades). A final está agendada para o dia 10 de Abril.

 

 

 

FESTIVAL DA COPITUNA

Tunas em força

O Iº Festival Internacional de Tunas da Guarda, realizado este mês pela tuna do Instituto Politécnico da Guarda, Copituna D’Oppidanna, juntou centenas de estudantes num espectáculo único, onde o espírito académico esteve sempre presente. Feitas as contas, a “Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu” recebeu o prémio da melhor tuna, enquanto que o galardão “tuna mais tuna” foi atribuído à Tuna de Medicina da Universidade de Salamanca (Espanha). O prémio “melhor solista” foi conquistado pela Real Fortuna Académica de Coimbra. 

A iniciativa contou com as presenças da Real Túnel Académico de Viseu, a Tuna de Medicina de Salamanca, a Real Fortuna Académica de Coimbra, a Tuna Camoniana (Universidade Autónoma de Lisboa), a Oprtuna (CESPU – Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário) e a Copituna d’Oppidanna, do Instituto Politécnico da Guarda. 
Recorde-se que a Copituna d’Oppidana foi criada em 1995, tendo participado já em vários festivais e actuado no Brasil. Suiça, Andorra e Espanha. De acordo com os responsáveis pela Tuna, a música tocada “pode definir-se como uma mistura das trovas da idade média com a música popular portuguesa, mas orgulha-se de ter um estilo próprio que incendeia plateias e aquece corações por todo o mundo”
.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt