Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº47    Janeiro 2002

Politécnico

COM A BENÇÃO DO IPP

Associação com sede

   

A Associação de Desenvolvimento Regional/Instituto Politécnico de Portalegre já tem sede social. Segundo o Ensino Magazine apurou, o número 61 da Rua dos Açougues foi o espaço escolhido por aquele organismo, que pretende contribuir para o desenvolvimento do Alto Alentejo. De resto, desde o início deste mês de Janeiro que a Associação tem intensificado as suas iniciativas.

Um dos trabalhos que aquele organismo tem em mãos é a concepção de um stand que irá representar o ensino superior politécnico no Mercado Mundial da Educação, que se realiza entre 21 e 24 de Maio, nas antigas instalações da Feira Internacional de Lisboa. Mas há outros projectos em marcha. O próximo passa pela realização de um trabalho de consultadoria, a desenvolver no Instituto Politécnico de Portalegre e na Escola Superior de Enfermagem de Évora, em parceria com a empresa CPC e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Politécnico do Porto. Neste caso concreto, e no sentido de envolver o próprio instituto no trabalho, a equipa responsável conta com a colaboração de cinco técnicos das áreas de gestão, marketing, design de comunicação e animação virtual, todos eles antigos alunos ou actuais alunos finalistas do IPP.

Recorde-se que a constituição oficial da Associação de Desenvolvimento foi feita no passado mês de Setembro. O passo seguinte foi a eleição dos órgãos sociais da Associação. Assim, para líder da direcção foi eleito Francisco Tomatas (na foto), presidente da ESTG, sendo apoiado nas suas funções por Graça Carvalho, presidente da Esenf, Antero Teixeira, administrador dos Serviços de Acção Social, Joaquim Mourato, administrador do IPP, Carlos Melancia, representante da Robinson, Vitor Ribeiro, presidente da Associação de Estudantes da ESE e Pedro Santos, presidente da AEESTG. A Assembleia Geral fica presidida por Nuno Oliveira, presidente do Instituto Politécnico, tendo como vice-presidente Abílio Amiguinho, da ESE, e Gonçalo Barradas, da ESAE. Já o Conselho Fiscal é composto por António Coutinho (Revisor Oficial de Contas), Marco Henriques (presidente da AEESAE) e Ricardo Serra (presidente da AEESENF).

De referir que no entender dos seus responsáveis, a Associação de Desenvolvimento poderá ter um papel fundamental no progresso da região em que está inserida. Muitos projectos poderão vir a ser desenvolvidos por aquele organismo ou com a sua colaboração, como acções de formação, formação à distância, e serviços de assessoria, entre outros.

 

 

ELEIÇÕES NO POLITÉCNICO DE VISEU

Barros reconduzido

O actual presidente do Politécnico de Viseu, João Pedro de Barros, acaba de ser reconduzido no cargo, após ter vencido as eleições realizadas no dia 16 de Janeiro. A sua lista venceu com 102 votos a favor (77 por cento), enquanto a lista liderada por Fernando Sebastião, actual director da Superior de Tecnologia, recolheu 29 votos. Registou-se assim um voto branco e um voto nulo. Os resultados do acto eleitoral foram entretanto enviados para o Ministério da Educação, onde aguardam homologação, para então ser marcada a tomada de posse.

Com esta reeleição, João Pedro de Barros prepara-se agora para concretizar a obra, a qual inclui desde logo um conjunto de cinco empreitadas, que envolvem um total de 5,5 milhões de euros. Quase três milhões destinam-se à ampliação e execução da Escola Superior de Enfermagem, cujo prazo de execução será de 18 meses. Ainda nesta escola, serão investidos cerca de 400 mil euros na ampliação do bloco das salas de demonstração, o que ficará concluído até final do ano lectivo.

Já a construção da terceira residência de estudantes, junto à Superior de Tecnologia, será executada no prazo de 12 meses, e custará cerca de um milhão e 700 mil euros. Em termos de escolas, na Quinta da Alagoa serão construídas e adaptadas instalações para os serviços da presidência e administração da Escola Superior Agrária, as quais deverão estar concluídas dentro de quatro meses. A quinta empreitada diz respeito à beneficiação e conservação do edifício da Escola Superior de tecnologia e Gestão de Lamego, orçada em cerca de 235 mil euros, a investir num prazo de três meses.
 

POLÉMICA. Já a lista liderada por Fernando Sebastião, sob o lema “a mudança é necessária”, acabou por ser derrotada, mas lutou até à última hora para que as eleições não se realizassem. No próprio dia das eleições e à hora da abertura do acto eleitoral, um grupo de professores da Escola Superior de Tecnologia dava uma conferência de imprensa, na qual manifestavam o seu desagrado com a realização da eleição, dado que “decorrem cinco processos em tribunal administrativo e foi pedida a suspensão do acto eleitoral, acto que o presidente do Politécnico e candidato a novo mandato insiste em realizar”.

Este terá sido o motivo principal que motivou a tomada de posição pública, ao longo da qual anunciaram “um conjunto de situações que se consideram graves e irregulares, verificadas no decurso do processo eleitoral, relativamente às escolas do Instituto e, em particular, à Escola Superior de Tecnologia, cuja lista foi rejeitada”. Com efeito, de acordo com aqueles docentes, a lista que integrava e que era a única candidata à Assembleia do Instituto, não terá sido aceite. Ora, como a eleição do presidente é feita por aquele órgão, aquele conjunto de professores acabou por não votar, o que, na sua óptica, daria outra cor à votação. Um caso que agora será resolvido pelos tribunais e pelo Ministério da Educação.

 

 

 

PARA ALUNOS DO BÁSICO E SECUNDÁRIO

Visitas gratuitas no Côa

Os estudantes dos ensinos Básico e Secundário vão poder conhecer o Parque Arqueológico do Vale do Côa gratuitamente. Este é o objectivo central de um protocolo assinado entre os ministros da Educação e da Cultura, respectivamente Júlio Pedrosa e Augusto Santos Silva, o qual pretende que a população escolar aprofunde os seus conhecimentos científicos e tecnológicos daquela área que é Património da Humanidade.

Nos termos do acordo, o Ministério da Educação assegurará que as visitas de grupos de alunos ao Parque terão lugar sem encargos para os estudantes ou os estabelecimentos de ensino, pelo que atribuirá ao Parque Arqueológico do Vale do Côa uma verba de 15 mil euros, correspondente a um ano de visitas de estudantes.

Ao Ministério da Cultura caberá destacar técnicos que intervirão, como formadores ou monitores, em acções de formação de docentes. Poderá, igualmente, proporcionar estágios técnico-profissionais a alunos do ensino Secundário e das escolas profissionais, conforme proposta a apresentar futuramente pelo Ministério da Educação.

Ambos os organismos irão desenvolver acções de promoção da cultura científica e tecnológica junto da comunidade escolar. Nestes termos, o Ministério de Augusto Santos Silva poderá disponibilizar pessoal e equipamento para iniciativas de divulgação do conhecimento científico e tecnológico nos estabelecimentos do Básico e Secundário e de concepção e montagem de exposições temporárias nas escolas.

O protocolo prevê também que o Parque Arqueológico do Vale do Côa cederá o seu espaço para a realização de exposições temporárias e outras, promovidas pelos estabelecimentos de ensino, desde que enquadradas no âmbito das actividades por si desenvolvidas.

O acordo celebrado entre os dois ministérios vigorará pelo prazo de um ano, período findo o qual será efectuada uma avaliação dos resultados alcançados. Se estes forem positivos, poderá ser assinado um novo protocolo.

Jorge Azevedo

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt