Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº47    Janeiro 2002

Politécnico

NOVA RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES

Obras já começaram

As obras da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco iniciaram-se no passado dia 14 de Janeiro. Orçada em cerca de dois milhões de Euros, a nova residência de estudantes vai permitir ao instituto aumentar em 100 o número de camas disponíveis, no âmbito dos serviços de acção social. Com este investimento, o Instituto passará a ter capacidade de alojar 400 alunos e espera-se que dentro de um ano entre em funcionamento.

Com cinco mil alunos, o Instituto Politécnico de Castelo Branco é um dos organismos ligados ao ensino superior com maior dimensão no Distrito, e a nova residência pretende responder à grande procura de alojamento que tem chegado aos serviços de acção social.

A nova estrutura, financiada com fundos comunitários, do Piddac e do próprio Instituto, apresenta algumas novidades em relação às actuais residências existentes, e ficará localizada junto residências que o Instituto tem em Castelo Branco, perto do Albi Sport Clube. A abertura de um snack bar e de um restaurante que servirá de apoio aos alunos residentes, não residentes, professores e funcionários é uma das novidades da nova estrutura. Na prática, aqueles espaços funcionarão como alternativa às cantinas, servindo também jantares complementando a cantina instalada na Escola Superior de Educação, a única que serve jantares aos estudantes do Politécnico. De acordo com o IPCB, “os estudantes disporão ainda, para além de salas de convívio e biblioteca, de uma sala de informática e de uma zona destinada a apoiar as actividades das associações de estudantes, designadamente da Federação Académica de Castelo Branco”.

Além daquele investimento, o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem em curso projectos importantes. Depois da criação, neste ano lectivo, da Escola Superior de Saúde, o Instituto Politécnico de Castelo Branco pretende construir o seu «campus» politécnico que integrará as escolas superiores de Saúde, de artes aplicadas (a construir) e de Tecnologia (já existente). As duas novas escolas ficarão situadas na Avenida do Empresário, junto à actual rotunda que se encontra em frente da Superior de Tecnologia. No seu conjunto formarão um campus com uma imagem forte, apoiada pelos espaços amplos, sendo um deles o que separa os dois edifícios propriamente ditos, de um terceiro onde ficarão situadas as bibliotecas e a cantina que servirá as três instituições de ensino (a Superior de Tecnologia incluída) que então ficarão paredes meias.

 

 

 

CONCERTOS EM FEVEREIRO E...

Seminário na Esart

A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco vai organizar o segundo seminário de Orquestra 2001/2002 de 9 a 15 de Fevereiro, o qual conta com a direcção do maestro Osvaldo Ferreira e se destina a alunos de escolas superiores de música, escolas profissionais, academias e conservatórios.

Este seminário culmina com a realização de dois concertos, um a 14 de Fevereiro, no Cine-Teatro, em Castelo Branco, e outro, no dia 15, no Teatro-Cine da Covilhã, os quais contam com a presença de António Rosado, um dos melhores pianistas portugueses.

Paralelamente à realização do seminário, decorre o segundo módulo do Curso Livre de Direcção de Orquestra, que começou no início de Dezembro, o qual conta com a participação de 10 instrumentistas (número máximo de inscrições) provenientes de várias regiões do País.

Esta é uma das iniciativas abertas à comunidade que o director da Esart, Fernando Raposo, pretende continuar e espera até alargar a outras áreas, nomeadamente a da fotografia, gravura e têxteis. Além disso, está neste momento a ser ultimada a organização de um simpósio de moda e do têxtil, que deverá decorrer de 24 de Fevereiro a 1 de Março, o qual irá incluir palestras, workshops, exposições e um desfile de moda.
 

LIVRO. O Instituto Politécnico de Castelo Branco, em conjunto com a Escola Superior de Artes Aplicadas, vai editar o livro “Depois de Gutenberg”, cuja autoria pertence a Jorge dos Reis, um professor da Faculdade de Belas Artes e especialista em tipografia que é também docente na Esart. A apresentação oficial do livro está marcada para 29 de Janeiro e a obra servirá também de manual a adoptar nas áreas de Tipografia e Teoria da Letra. Na data da apresentação tem início também uma exposição de trabalhos de tipografia, da autoria de Jorge dos Reis, a qual ficará patente ao público no dia 16 de Fevereiro.

 

 

ALUNOS DA ESTG EM DESTAQUE

Prémio para Portalegre

Filipe Miranda, Catarina Reis e Marco Francisco, alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, conquistaram, no final do último ano, o terceiro lugar do concurso nacional Renault, «Projecto Clio Limited Edition». Os alunos do curso de Marketing apresentaram um plano de marketing, perante um júri constituído pelo antigo ministro de Cavaco Silva, Mira Amaral, que neste momento ocupa o cargo de presidente da Associação Industrial Portuguesa, e pelos director da revista Exame, directora da Divisão de Comunicações e Programas Externos da IBM Portuguesa, director geral da Publicis e directora de Comunicação e Marketing da Renault Portuguesa.

Apesar de terem conquistado o terceiro posto, a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre lançou-se a esse desafio com o objectivo de conquistar o primeiro lugar, que daria direito a um Renault Clio para cada um dos elementos e uma Kangoo para a respectiva escola.

Depois do concurso, os alunos da ESTG foram convidados a ser responsável pelo lançamento do Projecto Clio Limited Edicion, que se realizará em Portalegre, na próxima edição do concurso. Na fase de preparação da apresentação oral do projecto, os três alunos receberam do Instituto Politécnico de Portalegre e da Escola apoio logístico. Facto que aqueles responsáveis sublinharam, assim como a colaboração dos docentes da área de design de comunicação e técnicas gráficas, bem como o contributo da aluna Margarida Dias e o apoio moral dos “colegas e professores que lotaram o autocarro do Instituto para se deslocarem a Lisboa para assistirem à apresentação do projecto.

Com o terceiro lugar conquistado os alunos da ESTG receberam como prémio um agenda electrónica IBM e um relógio. De referir que a primeira posição foi conquistada pela equipa de alunos do Instituto Superior de Novas Profissões.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt